Acima e abaixo Jim Clarck e a LOTUS 33
Emerson e a LOTUS 72
Ronnie Peterson 1973
Ayrton Senna vitória em Estoril
Quando pela primeira vez vi aquela LOTUS preta e dourada achei-a um pouco cafona, mas o dia em que a vi em Interlagos a um metro de mim, com um certo capacete preto e vermelho, de um certo Rato rumo a história foi paixão à primeira vista. Ele não venceu aquela corrida, mas ao fim do ano era nosso Campeão Mundial.
Sou fã de Clark desde o começo de minha juventude, tinha 11 anos no seu primeiro campeonato, e ai passei a admirar outro gênio, Colin Chapman o senhor da LOTUS que havia entregue a ele o LOTUS 25 que em 1962 havia dado a Clark três vitórias e depois o 33 que o levou a seu primeiro titulo mundial. Os dois carros haviam sido projetados por Chapman e Mike Costin, mais tarde o “COS” da COSWORTH.
Desde então foram sete campeonatos mundiais de construtores 1963/65/68/70/72/73/78 e seis de pilotos 63 Clark, 65 Clark, 68 Hill, 70 Rindt, 72 Emerson e 78 Andretti. 79 vitórias, 71 voltas mais rápidas e 107 poles. Grandes pilotos tocaram seus carros, em 1973 por não intervir na briga de seus dois pilotos Emerson e Peterson entregou o Mundial de Pilotos a Stewart, vencendo o de construtores.
1985 falecido Chapman, acusado de mil falcatruas, falcatruas essas que se perpetuadas hoje o levariam ao topo do comando da F I, a equipe é comandada por um discípulo seu Peter Warr que traz para temporada ninguém menos que Ayrton Senna. Ah!!! A chuva daquela sua primeira vitória em Estoril lavou a alma de todos nós Brasileiros e mostrou ao mundo o herdeiro legitimo do grande Jim Clark.
Nunca vou esquecer no GP Brasil de 1973, eu chegava aos boxes, havia parado o carro no estacionamento do “Sargento” e alguns F I já andavam pela pista, fui dar uma espiada e derrepente vejo o Stewart com TYRREL e o Emerson com a LOTUS, saindo do “Sol” bem rápido, de lado, e na freada do “Sargento” Emerson tira seu carro para esquerda e passa Stewart.
Ora LOTUS coisa nenhuma, não vou entrar no mérito de seu proprietário muito menos dos pilotos, só acho que é uma falta de respeito e consideração por um nome que conquistou tantas glorias.
Por conta das chuvas que caem por aqui e um péssimo serviço de banda larga contratado junto a Claro, não foi possivel colocar belas fotos de meu arquivo. Fotos de Clark, Emerson, Ayrton, Rindt amanhã tentarei novamente.
PS. Para você Caranguejo, consegui colocar mais duas fotos do Clark e uma do Emerson.
A Lotus significa para toda uma geração, vitória, Emerson e F1. Eu sou um destes e acredito que ela tenha sido a primeira equipe pela qual torci. Sempre me chamou a atenção o fato do Emerson ter vencido o Campeonato de Construtores para a Lotus em 72, sozinho. Não recordo, antes ou depois, que piloto tenha feito isso. Walker não marcou nenhum ponto em 1972 e a pontuação do Emo é a mesma da Lotus.
ResponderExcluirCaranguejo
Bem lembrado. Dave Walker nunca esteve a altura da equipe,Emerson carregou tudo sózinho.Grande Emerson em tudo.
ResponderExcluirAbs
Legal Rui:
ResponderExcluirEu também sou um admirador de Jim Clark, a quem considero o legítimo escocês voador. A respeito de Dave Walker, esqueci de dizer que ele era famoso por jogar sujo com os adversários. Diz a lenda que continuou assim até ter uma conversa séria com o piloto brasileiro Fritz Jordan. Desde então não aprontou mais. Outro carro fantástico dessa época, construído por Chapman era o Lotus Turbina.
Caranguejo
Eu estava lá,naquela época não existia a regra de apenas uma mudança de trajetória.O Walker se não me engano pilotava uma das LOTUS oficiais da GOLD LEAF e abusava das mudanças de trajetórias,foram inesquecíveis aquelas corridas de F 3, arquibancadas lotadas, o povo vibrando.Li algum comentário do Jordan dizendo que não foi bem isso, como estava a uns 100m do local vi apenas o Jordan de pé ao lado do Walker no carro pedindo explicações e de repente uma saraivada de capacetadas e bolachadas,ai a aglomeração não me deixou ver mais nada.Acho que ele mereceu, ou como diria meu amigo Adolfo Cilento, umas bolachadas nunca são demais.
ResponderExcluirAbs