Lendo no blog do Joel -Sport Protótipos - sobre o fim da Stock Junior e a criação de uma categoria de base fiquei lembrando de meu começo e da categoria Estreantes e Novatos . Hoje a garotada começa no Kart aos oito anos e aos 16 já vai para alguma Formula com milhares de Km rodados e um montão de grana gastos . Quando vejo um novo nome surgir fico imaginando se é fruto do talento ou de toda essa kilometragem e infelizmente para nós admiradores do esporte é fruto dos anos de pista . Hamilton , Vettel , Kubica são raras exceções em um mundo dominado por pilotos que chegam aos 20 anos com já 12 anos de carreira . Na década de 70 era diferente , minha primeira corrida foi em um festival de EN promovido por meu amigo Expedito Marazzi , foram quatro corridas com algum publico presente e muitos carros na pista . Um bom Sto Antonio , amortecedores mais firmes , pneus radiais e lá íamos nós . Neste dia o Jacob venceu duas corridas com seu Lorena VW tendo como principal adversário o Édo , Ronald Berg uma para D1 em que correram carros de baixa cilindrada e eu a na D1 com todos os carros , corri contra um Opala do Wanderlei e o Guaraná também estreou nesta corrida . A ultima corrida vencida pelo Jacob reuniu todos os carros e não pude participar por conta de um tombo que minha namorada levou e foi preciso dar alguns pontos . Corri mais algumas corridas nesse ano de poucas provas no calendário . Na D3 corri o T. União e Disciplina , cheguei em 6º e o Guaraná em 5º em corrida vencida pelo amigo José Martins Jr com seu Puma seguido pelos foguetes da KINKO . Corri depois o T. SULAMERICANO em dois fins de semana , vencido pelo Guaraná , quebrei em ambas as corridas , que eram de duas baterias cada .
No ano seguinte o Agnaldo de Goes também promoveu um longo torneio para EN e dele saíram bons pilotos como meus amigos Junior Lara Campos, Teleco e muitos outros. Lendo e pegando algumas fotos no blog do Junior vi sua irmã Lia e ele escrevendo que emprestou a ele alguma grana para fazer um motor .
Ora , era tudo mais fácil , os carros às vezes os mesmos que andavam pelas ruas .. E vejam bem desses torneios saíram verdadeiros talentos como o Teleco que dois anos depois já estava na Inglaterra correndo de F3 e colocando tempo em cima de muitos bons pilotos que já andavam na categoria.
Hoje com um bom assessor de imprensa muitos kilometros de Kart e algum talento o piloto já está em alguma grande categoria ou sendo piloto de testes de alguma equipe de F I , às vezes sem ao menos ter ganhado uma corrida . E ai nós ficamos sem nossos verdadeiros talentos.
Sou favorável hoje a uma nova categoria de Estreantes e Novatos, com a parte teórica ministrada por alguma escola de pilotagem, carros de cilindrada única e algum preparo, pneus radiais. Seriam carros baratos e às vezes com um único motor e jogo de pneus dê para fazer várias corridas. As corridas seriam preliminares de categorias maiores e inscrição compatível com a categoria.
Pena que seja apenas um sonho, nossos dirigentes ao contrário do Expedito e do Agnaldinho, nunca iriam se importar com simples EN uma categoria que não vai trazer-lhes nenhum ganho imediato.
Fotos do blog de Junior Lara Campos . http://historiasquevivi-jrlara.blogspot.com/
Joel . http://sportprototipos.blogspot.com/
Onde eu assino embaixo? E você precisa ver a empáfia dessa molecada que já começa correndo com capacetes que são mais caros que todo o equipamento que usávamos na época.Psicólogo, preparador físico, nutricionista, etc....serão mesmo necessários nessa etapa?
ResponderExcluirNão sou saudosista, mas estreantes e novatos era tudo de bom.
abraço.
É Cezar muitos assessores e poucos aceleradores !!!!!! Ou Como diria A.J. Foyt meu assessor de imprensa é meu p[é direito !!!!
ResponderExcluir