quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Evolução do VW-Fusca nas pistas Brasileiras

As primeiras aparições do VW-Fusca nas pistas Brasileiras correndo com competitividade frente aos possantes carros da época se deu no ano de 1956 .
Neste ano Jorge Lettry preparou um VW para correr a I Mil Milhas Brasileiras , seu motor de 1.500 cc tinha na época 74 hp -DIN e segundo Lettry usava bloco original VW com todas partes internas do Porsche . Com este carro Christian Heins/Eugênio Martins chegaram em 2º lugar , chegando a liderar a corrida .
Do Rio Grande do Sul , também no ano de 1956 começou a correr este VW-Porsche com o piloto Aldo Costa e seu companheiro Haroldo Dreux . Acredito que seu motor fosse um Porsche 1.500 Super , tinha dois carburadores , 1588 cc e 70 hp . Com ele Aldo venceu diversas corridas sendo a primeira no Circuito Farroupilha no ano de 1956 . Correram na época de igual para igual com carreteras com potencia superior aos 300 hp e quando o circuito era mais travado dava trabalho . Pelo que sei o carro foi usado até o meio da década seguinte .
Já na década de 70 chegou a Divisão 3 , com a vitória de Emerson/Wilsinho nas 12 Horas de Porto Alegre de 1972 evoluiu muito a preparação desses carros . Acima o ano de 1971 uma corrida de Estreantes e Novatos com os rapidíssimos VW D3 preparados pela KINKO . Abaixo meu amigo Teleco , piloto rapidíssimo , quando corria em EN no VW D3 preparado pelo competente Robertinho da AUTOZOOM .
A partir de 1972 já no Campeonato Brasileiro de D3 , os Fuscas começaram a apresentar uma evolução rápidissima , chegando em alguns circuitos andar na frente dos Opalas com motores de mais de 300 hp . Abaixo meu amigo Jr Lara Campos que com seus VW D3 deu vários shows em nossas pistas .
Abaixo uma largada da categoria Turismo Especial Paulista no ano de 1982 , nada mais que a D3 , que pela persistencia de meu amigo José Ferraz voltou a se chamar D3 no ano seguinte .

Tomada da "Ferradura" no Interlagos Original , dá para perceber que as disputas eram muito boas , palmo a palmo . O carro do "Alicatão" que vos escreve é o ultimo nesta foto a minha frente meus amigo Bé , Amadeu , Duran , acho que Dalécio , Alvaro e Marco DeSordi .


MOTORES : Acompanhando a evolução dos motores em todo automobilismo o VW avançou e muito . Com seu comando de válvulas no bloco e varetas para acionar o balanceiro é impressionante o que alguns preparadores conseguiram extrair de potencia desses motores com uma configuração tão antiga . Nos anos 50 eles giravam 6.000 rpm , seus dois carburadores Zenith de 32 mm de diâmetro alimentavam a entrada única do cabeçote , sua refrigeração era feita por radiadores na dianteira do carro sua potencia 75 hp . Em 1971 quando corri pela primeira vez em D3 -EN-os motores já usavam um comando de válvulas P3 desenvolvido pela MM encima dos Iskanderyan 12/12 , o carter trabalhava seco com bomba de óleo Schadek , e alguns carros já usavam os carburadores Weber 48 com o cabeçote desenvolvido pela mesma MM . Acredito que os melhores motores dessa época tivessem uns 100/110 hp .
A partir dos cabeçotes de dupla entrada , da evolução dos comandos de válvulas , das bombas elétricas de combustível , dos pratos de molas de titânio , das molas de válvulas , das varetas de válvula , ponto fraco desses motores , do sistema de balanceamento e muitas outros componentes passaram esses motores a girar na casa dos 8.000 rpm e com alguns comandos 9.000 rpm . Sua potencia como relata Jr Lara Campos em seu blog chegou a incríveis 152 hp e posso dizer que o Chapa meu preparador tirava deles potencia parecida , verdadeiros canhões !
CAMBIO : Não tenho informação do cambio usado nos carros de Lettry e Aldo/Dreux , mas a partir de 1970 começou a ser usado cambio de quatro marchas com diversas relações desenvolvidas pela MM - um abraço Crispim - e parceiros , escrevi uma postagen intitulada "Caixa três" com maiores informações . Alguns carros usavam uma caixa de cambio Hewland de cinco marchas feita numa carcaça VW .
CHASSI : Só que pilotou um carro desses sabe do prazer . Lettry conta que seu carro para as Mil Milhas 1956 não tinha nenhuma modificação , correndo inclusive com pneus diagonais Spalla di Sicurezza !!!! Quando comecei em 71 já usávamos rodas 6 pol. na dianteira e 7 pol. na traseira com pneus Pirelli Cinturato 165 na frente e 185 na traseira , ao contrario dos primeiros carros já usávamos barras estabilizadoras na frente e atrás , a cambagem das rodas traseiras era bem acentuada chegando a 3/4 graus negativos .
A partir de 72 tudo mudou muito com a chegada dos pneus Slick , os freios a disco nas quatro rodas , amortecedores importados . A primeira vez que pilotei com os slick fiquei impressionado , as freadas eram muito mais próximas , o limite muito mais alto , eles simplesmente grudavam a pista . Eram verdadeiros carros de corrida e o prazer de pilota-los imenso .

5 comentários:

  1. Gostei muito da matéria.
    abraços
    duran

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  2. Obrigado Duran , ia assinar a matéria por todos nós , mas depois achei que pensariam que estamos velhos !!!!!!!! Ela é um pouco sua tambem , se quiser acrescentar algum detalhe vc sabe que a casa é sua .
    Abraços

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  3. Boa Amaral...falar dessas baratas é o máximo e vai longe o papo. Tenho um monte de materias para fazer dos D3 e dos estreantes de VW. Assim que respirar vão ao ar...abs

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Rui Amaral Jr