A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Road America 500 - Elkhart Lake 1964


  Domingo à noite abro nossa página Classic Group no Facebook e me deparo com o vídeo que mostro à vocês abaixo, maravilhado logo vou buscar no YouTube e depois no Racing Sports Cars para saber mais sobre  a corrida. 
Admirado logo notei as figuras que conheço de longa data... Carroll Shelby, Roger Penske de Chaparral e Corvette, Ken Mille/Ronnie Buckknum de Cobra, David Hobbs/Chris Craft num modesto Ford Cortina Lotus - modesto no meio de tantos foguetes -, Carl Haas pilotando  uma Elva MK VII S com motor 2 litros BMW e por aí vai!
No final das 500 Milhas a vitória da Ferrari 250 LM de uma dupla para mim desconhecida, numa máquina que apesar de  soberba, não era tão rápida quanto os monstros com os V8 americanos!


Rui Amaral Jr

  Foto; John McCollister- Ferrari 250 LM V12 3.300cc vencedora de Walt Hansgen/Augie Past. 
Foto; ScotT Sperka- Shelby Cobra 2º lugar de Ken Milles/Morton/Scott
Foto;Jonh McCallister- Chevrolet Corvette Gran Sport 3º lugar 
de Roger Penske/Hap Sharp/Jim Hall
Foto; Jonh McCallister- Elva MK VII Porsche (!??) 4º colocado de Joe Buzzeta/Wuesthoff
Foto; Jonh McCallister-Alfa Romeo  Giulia TZ 1.570cc 8ª na  geral e 1ª na GT até 2 litros, de Chuck Stoddad  
 Foto Jonh McCallistter- Ferrari TR 3.000cc de Wayne Burnett/Dudley Davis
Foto Jonh McCalistter - Cooper Monaco T61M # - Chevrolet V8 de George Wintersteen/Lowther
Foto Jonh McCallister - McKee Chevette Mark I - Chevrolet de Dick Doane/Dick Thompson
Foto Jonh McCallister - Elva Mk VII  BMW 2L de Doug Revson/Lake Underwood
Foto Jack Brady - Lotus Eleven de Robert Shufelt/Jack Brady
Foto Jonh  McCallister- A belíssima Lola Mk.6 GT  Chevrolet V8 de  Augie Pabst 
Uaauuuu! Uma Cheetah sem capota! Cheetah GT Cro-Sal Special #3 Chevrolet V8 Ralph Salyer/Nate Karras
Por fim ele, que dominou a corrida em seu inicio, Chaparral 2A Chevrolet V8 de Jim Hall/Roger Penske/Hap Sharp












RESULTADO









Fotos, grid e resultado do excelente Racing Sports Cars 

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

RICARDO MERCEDE



Já há algum tempo, fuxicando nas redes sociais que o assunto é nebuloso, nos deparamos com a carreira de um piloto das antigas, Ricardo Mercede, que costumava participar de provas em outras plagas com seu Ford V8. Pois ocorre que o pioneiro, na década de 50, saiu de sua zona de conforto e veio acelerar aqui, no extremo sul, na cidade de Bagé.
Mas quando isso teria acontecido?



Pesquisa daqui, remexe dali, envolve-se na conversa o velho sócio, Rui Amaral Jr., amigo de escola do Mike Mercede, herdeiro e continuador do Ricardo. O Rui já havia me informado dessa aventura do piloto e encontramos então, um link onde o Mike Mercede relata ao jornalista Luiz Alberto Pandini sobre a carreira de seu  pai. Entre outras revelações, disse ele que Ricardo Mercede teria participado das Mil Milhas de 1959 em dupla com o gaúcho Italo Bertão, mais tarde campeão dessa prova  (1961, correndo com o célebre Orlando Menegaz na Carretera "Caninana"). Segundo Mike, a dupla SP/RS não foi muito bem nas Mil Milhas  e depois então, Ricardo Mercede teria vindo ao sul, participar das 200 Milhas de Bagé. O problema é que não tivemos 200 Milhas em 1959, ao menos não se achou o registro e sim, em 1962. Dessa feita, a corrida disputada na pista local, na localidade denominada Balança, foi vencida pelo piloto Eri Vernieri, com Ford. Como destaque, a presença do polêmico Roberto Gallucci, o sexto colocado. E para confundir ainda mais, uma das fotos que se encontrou dizia: "Ricardo Mercede em Bagé, 1955". Chegamos à conclusão que o cara para resolver a parada não era outro senão o próprio Mike Mercede. Apesar dele não ter contato com o Rui, pedimos que Mike fique interessado e nos esclareça esse mistério do tempo das Carreteras. Diz aí, Mike. Seu pai correu no Rio Grande do Sul em 1955, 1959 ou 1962?

Caranguejo

----------------------------------------------------------------------------

 É Caranguejo, o Mike sumiu, mas olhando nos arquivos que ele me enviou tempos atrás, encontrei esta foto do pai dele em Bagé. A data, segundo está marcado é de 1960, mais um mistério?


Mike-Stock Car 1982.
Ao amigo Mike, onde estiver, meu forte abraço. 

Rui Amaral Jr   



sábado, 26 de outubro de 2019

Marinho vence em Rivera

Marinho na carretera à frente do Dyna Panhard com Pipo Lopez.
O Dyna Panhard

"Alô, Rui. Rivera (ROU) em 6/12/1964. Como sabes, a cidade de Livramento (BRA) é dividida. A outra metade é Rivera, onde está o Autódromo Eduardo P.Cabrera. Nessa ocasião memorável, chamava a atenção o Dyna Panhard do piloto Juan Carlos Lopez, mais conhecido como "Flor del Campo"...

Caranguejo

"Ótima esta foto, até elucidou uma pergunta que me fizeram que tipo de Vemag DKW o Marinho pilotou nesta corrida...eu estava em dúvida se era o Mikei Mouse, se a Carretera ou se um Grupo 3....!!! 
Agora pela foto é a Carretera.....!!!
Viu o Panhard que coisa....!!!
Pipo Castro o piloto, o apelido do auto era """Flor del Campo"..., não pesava nadan pneus Dunlop Racing ((( foi com dois desses que eu estabeleci o Record de Interlagos em 3`48``60 ...!!!)))"

Chico Lameirão  

 Taí... algum tempo sem nada postar e agora um papo à três!
 Conversando com o Chico ele comentou sobre a corrida de Rivera e disse não não ter a certeza em qual DKW o Marinho havia corrido, liguei para o Caranguejo e logo  vieram as fotos que pela conversa confirmou ser a Carretera.
 Nisto foi uma hora de telefone para Bagé outra com o Chico, então hoje mostro o Messenger que recebi do Caranguejo e o WhatsApp onde enviei a foto para o Chico.
 Havia conversado rapidamente com o Chico na terça feira quando o Bird mostrou em uma deliciosa reunião seus quadros, onde  retrata os amigos, muito bom!
 Sobre a corrida de Rivera vencida pelo Grande Marinho vou esperar o Chico escrever, conversamos mais de uma hora sobre e não vou me adiantar. Uma única coisa...o Panhard feiozo andava muito e o piloto um tremendo bota...

 Ao Mario "Marinho" Cezar de Camargo Filho, com nosso respeito e admiração!

Rui Amaral Jr   

Fotos internet.



segunda-feira, 23 de setembro de 2019

ANISIO BARBOSA de CAMPOS

Anisio, Chico, Luiz, Lian e Hill...

      Olhando através dos tempos passados, ANISIO CAMPOS foi um MARCO no nosso Automobilismo, tanto no de competição como no industrial, como assim foram MANUEL de TEFFE, este colocando o BRASIL no cenário internacional, promovendo o Circuito da Gávea, onde pilotos e autos estrangeiros  por cá se apresentaram. CLAUDIO DANIEL RODRIGUES que foi quem colocou o KART no nosso mapa, de onde surgiu uma geração inteira de fantásticos pilotos brasileiros como CARLOS PACE, irmãos FITTIPALDI, CAROL FIGUEIREDO,,NELSON PIQUET , AIRTON SENNA , não podendo deixar de mencionar GUGA RIBAS que foi Campeão Mundial dessa modalidade ........, ainda temos que anotar TONI BIANCO que vários autos fez à mão como os Fórmula JUNIORS  LANDI // BIANCO , o BINO MK  I e tantos outros e finalmente chegamos a ANISIO CAMPOS  um mestre no seu design e em várias áreas .....!!!!!

               Tive a sorte de o ver a desenvolver as linhas dos PUMA DKW, do CARCARÁ, do FÓRMULA  V 1.2cc, do AC  1.9cc protótipo, sendo este o primeiro auto a ter um aerofólio regulável eletricamente ......!!!! Todos seus desenhos tinham a sua personalidade, eram de vanguarda, liberto  de fronteiras e que até hoje poder-se-iam apresentar em qualquer salão de automobilismo mundial como seus NICK e MINI DACON em que com este visionava uma futura economia de combustível  e de espaço ......., como vêem , uma mente à frente de seu tempo .......!!!!!

Chico pilotando o Formula AC Vê, criação de Anisio.
Chico testando o protótipo AC.
...e Chico largando entre a Alfa P33 de Carlos Pace e a Lola T70 de Marcelo de Paoli com o AC 1.900cc, motor preparado por Roger Rezni! 

                Piloto veloz o suficiente para ser """" piloto de fábrica """" das famosas Equipes VEMAG e SIMCA, um privilégio para não muitos à época, mas acho que o entre pilotar e desenhar sua balança pendia mais para este .....!!!!!

Equipe VEMAG, Marinho, Eduardo Schuracchio, Jorge Lettry, Chico, Dal Pont e Anisio.


                É bom lembrar que era uma época sem computadores, túneis de vento, por cá inacessíveis  ((( tentou-se no caso do CARCARÁ mas não foi possível e fez falta ....!!!! ))) então só  tinha o papel, mesa de desenho, réguas navais, lapiseira e cabeça , muita cabeça ......!!!!!

Carcará 

                Se aventurava em desenhos internos de residências e até de layout de prédios, como a idéia do prédio DACON ser redondo e de vidro ......!!!!!

                Chefe da Equipe HOLLYOOD, juntamente com LUIZ P. BUENO, equipe está que foi uma referência no após as Equipes de Fábrica dos anos 60, atuando nas várias modalidades do nosso automobilismo de competição, como protótipos PORSCHE 908, 910, BERTA V8, LOLA, Fórmulas FORD, SUPER Vs e KART em que vários autos desses tiveram um redesenho de ANISIO BARBOSA de CAMPOS ........!!!!!!


Sempre sorrindo...




                                  Que DEUS o receba de braços abertos em SUA NOVA JORNADA



                                                                                 


Abraço Chico Lameirão