A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 14 de março de 2019

Porsche 550...


 Hoje fuçando em meus arquivos encontrei a foto acima. Dei o crédito à ela pois acredito que recebi do Andrew.
Andrew e Michel são historiadores dos Porsche 550 e ao longo dos anos trocamos inúmeros e-mais, pois o interesse dele é saber o fim que levou o Porsche 550 RS de meu irmão Paulo. Mesmo quando meu irmão ainda vivia nunca lembrou à quem vendeu  o carro, eu muito menos pois tinha oito anos, sabemos que no fim o carro virou o Fitti-Porsche carro que Emerson, Wilsinho e Lian Duarte pilotaram.
Desta foto a nada sei, vejo o Porsche na cor vermelha tal como Celso Lara Barberis correu, ao seu lado um carro azul que parece uma Ferrari, ao lado o que me parece ser uma Maserati e na pole outra Ferrari. Atrás alinhando um Porsche 356 conversível  alinhando. 
Caso alguém tenha a autoria desta foto, e à que prova e ano se refere, farei novo post com os devidos créditos.

De óculos José Gimenez Lopez de quem meu pai comprou o Porsche, ao seu lado Jean Louis Lacerda Soares, atrás o 550 RS. 
Celso Lara Barberis correndo com ele...foto cedida por meu amigo Bird.
Paulo Amaral
Lian e o FItti-Porsche no Rio.


Rui Amaral Jr



segunda-feira, 11 de março de 2019

Apenas um foguetinho!

A carretera Gordini de Bird & Wilsinho

A segunda colocada de José Carlos Pace & Carol Figueiredo

 "Chico, como era pilotar aqueles Gordinis?" 
 "Rui, alguns deles tinham o motor do R8, outro tinha um motor mil mas instalado no centro do carro com cambio de cinco marchas, um pequeno foguete!"
 Pois bem, venho querendo escrever sobre eles faz algum tempo, apenas não encontrava nada à respeito. 
Outro dia num daqueles grupos do Facebook um piloto que pilotou para a equipe Greco, comentou que estes carros com motores do R8 não existiram, não comentei nada.
Pois bem na I Seis Horas de Curitiba a carretera Gordini #46 vencedora tinha, como diz o Chico,  "pendurado na traseira", ou seja no lugar original, um motor 1.400cc do R8, o mesmo dos Bino MKI, com um cambio Collotti de quatro marchas (COLLOTTI). Posso estar chutando mas provavelmente também usavam um diferencial autoblocante! Não sabemos a potencia exata destes motores, algo entre 120/140 hps.
Acredito que a outra, a #47, pilotada por Pace e Carol seja aquela com motor mil instalado por obra do mestre Nelson Enzo Brizzi, no centro do carro com o cambio na traseira, que apesar de ter o motor menor também era um foguete!
E...os "carrinhos" largaram entre as carreteras Ford e Chevrolet, com seus motores Corrvette e Edelbrock alguns com "uns" 350 hps...daí choveu!

  Largada... 

    

Uma coisa que notei foram os pneus dos Gordinis, pareciam Cinturattos, mas não posso precisar...
A carretera de Altair Barranco & José Grocoski que liderou no começo da corrida...leia o delicioso texto de meu amigo Ari Moro em "Seis Horas de Curitiba por Ari Moro" 


As fotos e texto do Ari recebi dele mesmo, as outras da AutoEsporte recebi de um amigo, que sinceramente não lembro o nome, minhas desculpas e um abração aos dois.
Caro Chico, obrigado pelas milhares de horas de papo, um abração.

Um abraço à todos 

Rui Amaral Jr

quinta-feira, 7 de março de 2019

Ararê Novaes....


Caros amigos/amigas...
Continuando com a campanha "venda de pôsteres" pra arrecadar fundos ($) pra minha cirurgia de Catarata.
São cinco pôsteres (tamanho A3) com os F1 do Emerson/Piquet/Senna/Fittipaldi e Barrichello por R$ 250,00.
Unitário R$ 70,00.
Envio os arquivos em alta definição por e-mail.

Contatos in box ou pelo e-mail abaixo:
ararenovaes21@gmail.com

Ararê Novaes




sexta-feira, 1 de março de 2019

Interlagos...


 Vamos para a 2a Edição - Interlagos: Histórias de um Templo, onde andaremos no mítico traçado antigo de Interlagos passando pelas temidas curvas 1, 2 , 3, subida do lago entre outros . Faremos paradas em diversos pontos importantes da pista (traçado antigo e atual) para tirar fotos, ouvir histórias de quem fez parte dessa história. O objetivo de nosso evento é resgatar a memória da antiga pista , e homenagear pilotos que fizeram essa história.

Além do passeio nos 2 traçados, teremos palestra , exposição de carros de corrida, conheceremos a torre de controle , boxes  Além de brindes aos participantes.


CRONOGRAMA DO EVENTO:
9:20 – Briefing para os participantes e vídeo sobre a construção do autódromo
10:10 – Saída dos carros para a pista (pista antiga, anel externo e pista nova)
10:50 – Retorno aos boxes para visitação a torre de controle
11:15 - Palestra com personalidades do automobilismo Brasileiro
12:00 – Horário livre para visitação dos boxes , carros de corridas e os carros participantes .
13:00- Saída do 1º grupo para as voltas com parada em trechos específicos da pista.
13: 20 – Saída do 2º grupo para as voltas com parada em trechos específicos da pista .
14:30 – Encerramento do evento com um desfile de todos participantes ( 5 voltas na pista )
15:00 – Retorno para o Box e finalização do evento .
15:15 – Visita ao Kartódromo Ayrton Senna ( opcional e sem custo)

Marcelo Carloviche

Curva Três da pista original, à esquerda na frente a curva  Quatro que levava à Ferradura, no alto a curva da Junção que leva à linha de chegada...saudades!
Saída da Ferradura no sentido original, hoje chamam esta curva de Laranjinha e o sentido é inverso! É uma piada o que fizeram em nosso Templo!

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  Ontem recebi o convite do Marcelo e lá estarei na terça feira com alguns amigos, é muito importante este resgate, vamos lembrar um pouco do que foi esta estupenda pista.
O texto abaixo das fotos é meu, caso fosse escrever tudo que penso sobre a atual situação...
É muito importante que não esqueçamos que hoje nosso Templo leva o nome de um dos nossos, Autódromo José Carlos Pace-Interlagos.
Parabéns Marcelo, grande iniciativa!

Abraços à todos e até lá.

Rui Amaral Jr