A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

ERROS FEITOS, UM GRANDE APRENDIZADO....Conta Chico

Chico em foto de meu amigo Rogério Da Luz

  ........... , Caro amigo RUI ......, então, depois de um longo e tenebroso inverno porque passamos , estou aqui de volta a lhe mandar uma escrita que há muito tempo prometida estava, mas ainda não cumprida de minha parte .......!!!!!  Mil perdões pelo espaço de tempo, mas por falta deste, somente agora estou à fase-la.


Moco no F.3

                 Pois é, estávamos em 1970, quando COLIN CHAPMAN lançou a sua famosa criação, a LOTUS 72 , sempre mui bem pilotadas por RIND, EMERSON e PETERSON.  Como sempre com uma longa lista de inovações, tais como freios """ in board """" nos quatro cantos, diminuindo sensivelmente o peso não suspenso, as barras de torção no train dianteiro, enfim, mas para nós leigos o que chamava mais atenção era sua forma aerodinâmica em CUNHA, com  dois radiadores laterais e está claro seus SPOILERS dianteiros e AEROFÓLIO traseiro ........!!!!!  Até seu LOTUS F.3 , tinha essa aparência , mas neste ele não foi tão radical pois seu radiador continuou colocado em uma única peça na dianteira ......!!!!!!!


Chico x Clóvis Moraes, segunda perna da curva da Ferradura, Interlagos. 

                 A mais de 12 mil quilômetros de distância, sempre apaixonado pelas inovações aerodinâmicas, mas está claro sem entende-las em sua profundidade necessária, resolvi tentar copiar esse """ shape """......., ainda no fim do meu acerto com a EQUIPE HOLLYOOD, mas depois com mais afinco na EQUIPE MOTORADIO. Achei que o segredo era seu design externo, quando muito provavelmente era a sua parte mecânica em uma porcentagem muito maior do que esta. Cheguei a assistir uma corrida em BRANS HACHT em que JACK BRAHBAM em seu carro com uma aerodinâmica """" convencional """" andar na frente do LOTUS 72 de RIND , portanto .......!!!!!!!

                 Hoje, com outros olhos, vejo o quanto errei ......!!!!!


Lotus 25 x Lotus 72

              Os FÓRMULA FORD BINO tinham um desenho quase igual à também LOTUS  25 de 1963 F1 // 1.5 ........, com um radiador único na dianteira, linhas suaves, limpas sem grande volume externos ......!!!!! Originalmente esses carros eram os famosos MERLYN da FÓRMULA FORD inglesa lançado por volta de 1966, quando do início dessa fantástica categoria mundial, com vários construtores envolvidos nela até aos dias de hoje ......!!!!!


 
Chico x Clóvis no Tarumã.

                    No meu BINO MOTORADIO colocamos dois enormes radiadores laterais, SPOILER na dianteira e também não prestei a devida atenção ao tanque de óleo pois este em uma vista de planta tinha o """" shape """ de uma flecha no término do auto, o que além de arrasto devia abrir um vácuo bem avantajado para os carros que vinham atrás ........., sorte deles .....!!!!!!!




O Formula Junior de Chico em sua oficina.
O Vanwall com Moss #20, #18 Lewis-Evans e #22 com Tony Brooks 


                  Agora, no afan de fazer uma categoria escola (((( será que conseguiremos ......?????))))  tentei me redimir do erro de tempos atrás .......!!!!!  Com certas referências de carros feitos pelo famoso engenheiro aeronáutico inglês Frank COSTIN e com duas curiosas fotos de PINGUINS, me inspirei em um outro modo de desenho em um FÓRMULA JUNIOR 1.0  C.L.R. ....!!!!! Frank CONSTIN  foi que desenhou os VANWALL F1 dos anos 50//60 , autos bem arredondados até um tanto largos mas que tinham uma excelente velocidade linear, ganhando corridas nos famosos circuitos de SPA - FRACOMCHAP ((( sonho de qualquer piloto que se preze como tal de correr lá ))) em MONZA e em REIMS ......!!!!

                   Em conseguindo colocar esse FÓRMULA JUNIOR 1.0 CLR em """" pé """" , verei o quanto estava errado à época ........!!!!!!


       Desculpe o papiro, talvez um pouco longo demais.......!!!!!


      Abraço amigo a você e todos nossos leitores

                                                                                    CHICO LAMEIRÃO

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 O Vauwall Formula Um de Tony Vandervell teve como criadores os jovens engenheiros Frank Costin e Colin Chapman, em suas vinte e nove corridas na F.Um com Stirling Moss, Harry Schell, Stuart Lewis-Evans, Maurice Trintgnant e Tony Brooks obteve nove vitórias e o Mundial de Construtores de 1958.
 O Chico no texto se refere à "peso não suspenso" esta é relação muito importante na engenharia dos carros. Quanto maior for a relação "peso não suspenso x peso suspenso" maior é a possibilidade dos pneus manterem contato com o solo e transferirem à ele as mudanças de rotas.
O "peso não suspenso" é considerado a roda, pneus e outros como freios, sendo o "peso suspenso todo o resto do carro. Daí a necessidade de rodas de liga leve, pneus leves e na época citada dos freios in-board.

Desculpe caro Chico a intromissão em seu texto, considerei as explicações necessárias, mais tarde ao telefone peço a autorização formal! 

Abraços à todos,

Rui Amaral Jr      


      

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Marcos Lameirão na Mercedes Benz Petronas F.Um


  A temporada de 2019 começa com um novo desafio para o engenheiro Marcos Lameirão que assinou em Novembro de 2018 com a Mercedes Benz F.Um como desenhista sênior do departamento de aerodinâmica da equipe
Marcos coeçou  fazendo estágio como mecânico na SILPO aos 14 anos, nas férias escolares, com os saudosos Silvano Pozzi e Rino Genovese. Depois acompanhou um teste de túnel de vento de um F3 no CTA/EMBRAER aos 18 anos nos anos de faculdade (engenharia mecânica na UNIP), desenhou o próprio chassis de kart (chamado CLR) numa operação pequena e ele e o pai ganharam varias corridas e campeonatos...com os conhecimentos aprendidos de aquisição de dados no kart, trabalhou como engenheiro de dados (data engineer) em equipes de F 3, F Renault, e nos Porsche GT3 em corridas longas.
Em 2004 trabalhou na equipe de rallye da Mitsubishi Brasil vencedora do rallye dos sertões e do campeonato brasileiro de Cross country.
2005-06 trabalhou na ZF Racing (hoje JL Racing) como engenheiro.

Marcos e a Ginetta G40.

Em março de 2007 iniciou a sua jornada na Inglaterra com a tarefa de desenhar o Ginetta G50 em 8 meses, modelo assim nomeado para comemorar os 50 anos da fábrica, em 6 anos neste trabalho projetou (como projetista chefe) o G50, G40, G55 e G55-GT3. Alguns destes carros ganharam o campeonato britânico de GT4 seis vezes o o europeu duas vezes entre outros títulos....
Em março de 2013 iniciou na Force India como desenhista sênior no departamento de aerodinâmica ajudando o time a chegar em quarto no mundial de construtores por dois anos seguidos (2016-17) com a menor verba de todos os times.
 Elaborei junto com o Chico alguns aspectos da brilhante carreira do Marcos, tenho certeza que não preciso contar à vocês o tamanho do sorriso de meu amigo quando veio tempos atrás me contar a novidade, aliás à mim e à nosso amigo Ricardo Bock.

Sucesso Marcos!

A Luiza e Chico Lameirão.

Rui Amaral Jr
  



terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Conta Mano...

Lá na frente Camilão e a Ferrari 250 GT transformada pela Drogo, Emilio Zambello e a Alfa logo atrás Bird Clemente vem de lado com a Berlinetta #21, e a #35 de Carlos Erimá.

Rui, eu estava aí... GP IV Centenário, Rio de Janeiro, Barra da Tijuca. Os boxes ficavam em frente de minha atual residência.


A Simca Tempestade com Ubaldo Cesar Lolli num rodopio, Luiz Pereira Bueno escapa...
Camilão e a Ferrari sendo perseguido pelas Simca Abarth de Jaime Silva e Ciro Cayres.
Bird, Emilio e Piero...


Eu tinha 14 anos. Eu e meu irmão mais velho vínhamos de carona com um vizinho e ficávamos preferencialmente na praça do "O" que ficava no final da reta dos Boxes. Inesquecível ter assistido aos diversos carros com características diferentes fazendo as 3 curvas da praça para pegar o retão da praia. As berlinetas vinham "de lado" já a uns 20 metros antes do ápice das curvas, todas de 90°, as duas primeiras com uma inclinação de uns 15° e a de junção com a praia plana.
Assistir Bird, Luizinho, Lameirão, Marinho, Ciro Caires, entre dezenas de outros ficou gravado a fogo em nossa memória.
Simcas, Gordinis, Berlinetas, Alfas, Vemags, Malzonis, Fuscas, Alpines, Ferrari, Simcas Abarth, JKs, Karmann Ghias, tínhamos equipes, tínhamos indústrias apoiando o esporte, inesquecível.
Um dia que um cara embriagado pegou uma Alfa da equipe que tinha parado no box e roubou o carro para "dar uma volta" e nesta volta atropelou e matou um guarda que continha o público foi um dos dois momentos tristes. O outro foi quando uma Simca Abarth perdeu uma roda traseira no final da reta da praia e ela atingiu um espectador no peito. Não vi os acidentes embora tenha visto a Alfa no box com o para-lamas amassado.
Rapazes e moças, não perdi uma corrida neste circuito. Confesso que amava os dias de corrida.

Carlos Mano

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Da foto acima de Piero Gancia empurrando a Alfa Zagato no GP VI Centenário na Barra da Tijuca, comecei à papear com o Carlos e acima o depoimento que pedi...valeu Carlos.
Obrigado Chambel pela assessoria técnica!!!

Um abração à todos


Rui Amaral Jr



sábado, 29 de dezembro de 2018

A Formula Um da década de 1980

1980-Alan Jones-Willians/Cosworth 
1981-Nelson Piquet-Brabham/Cosworth-O titulo da revista AutoSprint que mostrava o titulo do Candango era assim "Il Zingaro è Re" ou "o Cigano é Rei!"
1982-Keke Rosberg-Willians/Cosworth
1983- Piquet-Brabham/BMW turbo
1984-Niki Lauda-McLaren/TAG Porsche-  
1985-Prost-McLaren/TAG Porsche
1986-Prost/McLaren/TAG Porsche
1987-Piquet-Willinas/Honda
1988-Ayrton-McLaren/Honda
1989-Prost-McLaren/Honda- A atitude covarde de Prost, depois chancelada por um dirigente da entidade maior do esporte automobilístico, cujo nome que me nego à citar neste blog, impediu o bi-campeonato do brasileiro e trouxe consequências que por sorte não foram trágicas.

A Formula Um sem eles!

 Gilles o Show perece em um acidente numa classificação, os novos hão de perguntar como cultuamos alguém com "apenas" seis vitórias na F.Um, quando hoje alguns nomes contam com dezenas...outros tempos!  

Emerson abandona a F.Um depois de um ano em que conseguiu apenas um terceiro lugar...masss sua trajetória nas pistas iria continuar! Na foto com o Fittipaldi F8  ao seu lado o companheiro de equipe Keke Rosberg.


Os anos 80 começaram com os motores Cosworth DFV dominando os três primeiros anos, enfim o batalhador Frank Willians vencia seu primeiro mundial e partia para uma grande trajetória de vitórias. Para nós Brasileiros outro batalhador colocava seu nome no topo do automobilismo mundial; Piquet venceu três mundiais, inclusive o primeiro de um motor turbo. 
Para nós chegava Ayrton, outro que venceria três mundiais.
Muitos grandes nomes ficaram pelo caminho, na época carros de corrida não eram tão seguros quanto hoje, de alguns já escrevemos aqui, outros ainda haveremos de escrever.
Mas foram também anos mágicos...

Rui Amaral Jr 

NT: Os motores eram de 3.000cc aspirados ou 1.500cc turbo comprimidos.