A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 4 de setembro de 2018

Monza 2018...Lewis soberbo!

Tião e Lewis- Foto Mercedes Benz


Parole, parole, parole...
Sábado, classificação, Kimi crava a pole com Tião em segundo Lewis em terceiro e Bottas ao seu lado. A Ferrari comemora, pois com aquele super motor que permitiu à Tião que em Spa passasse de passagem na primeira volta por Lewis antes de chegarem à Les Combes a corrida estava garantida. Era só Kimi acelerar e mais tarde numa "manobra" Tião assumir a ponta para sua segunda vitória consecutiva.
Apenas esqueceram de combinar com o inimigo!
E o "inimigo" é hoje, e já de algum tempo, um piloto e tanto. Fora algumas caras feias que faz no podium quando não é o vencedor, hoje Lewis é um piloto completo, rápido, centrado, não desiste nunca, e mesmo nesta Formula Um que hoje é chata, faz a diferença. Lembra à mim alguns grandes nomes do passado, mas seria tolice de minha parte fazer qualquer comparação.

Kimi - Foto Ferrari

Kimi larga na ponta seguido por Tião com Lewis logo atrás, na primeira chicane Tião coloca o carro ao lado de Kimi mas Kimi resiste e sai na frente...na reta anterior à segunda chicane Tião vai para o lado de dentro e Kimi toma sózinho a segunda chicane massssss Lewis coloca seu carro ai lado de Tião e na segunda perna por dentro já está no segundo lugar quando Tião toca em seu carro e roda. 

Vettel - Foto Ferrari

Vejam bem, Vettel já não tem a mesma postura de quando conquistou os quatro títulos pela Red Bull, talvez a pressão de pilotar pela Ferrari, talvez a visão de um adversário que vem pilotando de forma magistral e se impondo à ele, talvez...mas não é o mesmo e não é a primeira vez que age desta forma e depois joga a culpa no adversário. E Lewis toma o segundo lugar de uma forma soberba.

Bottas - Foto Mercedes Benz

Kimi segue ponteando com Lewis em segundo, Versttapen em terceiro e Bottas em quarto...
Quando os três primeiros param para troca de pneus Bottas se mantém na pista e Kimi saido em segundo logo chega nele, massss apesar do motorzão não consegue tomar-lhe a posição, Bottas sai rápido da variante Ascari chega e faz forte a Parabólica e Kimi não consegue se aproximar na primeira chicane...e Lewis vem chegando em Kimi, que à esta altura já está com os pneus comprometidos...Bottas segura com os mesmos pneus que largou por muitas voltas e quando para Kimi assume a ponta...mas Lewis que vinha atrás e sem os pneus comprometidos por disputas sai da Parabólica bem mais rápido que Kimi e na primeira chicane com Kimi por dentro coloca seu carro por fora, fazem junto a primeira perna e na segunda por dentro e com Kimi jogando limpo, vai embora rumo à quadriculada.

Kimi e Lewis tomando a primeira chicane - Foto Mercedes Benz
Lewis - Foto Mercedes Benz

Em nossas conversas no Facebook meus amigos e eu chamamos Lewis de Pagodeiro, sem nenhum desmerecimento, afinal sou fã da tocada dele há muito...agora depois de Monza posso dizer com certeza, mesmo que o mundial não venha...o Pagodeiro é Rei!

Rui Amaral Jr




A CORRIDA COMPLETA NA GLOBO



      
      






terça-feira, 28 de agosto de 2018

Gianclaudio Giuseppe Regazzoni ou simplesmente Clay...


  Há muito tempo quero escrever sobre Clay...apenas uma pequena homenagem de quem admirou muito a carreira deste tremendo bota!
Acompanhei sua carreira e desde que chegou à Formula Um e mesmo correndo por uma equipe sem grandes chances já mostrava ao que vinha. Em 1969 foi contratado pela Ferrari para F.Um onde faria dupla com Jacky Ickx e na Esporte Protótipos. Logo em sua quinta corrida pela equipe vence na icônica Monza depois de largar em terceiro atrás de seu companheiro Ickx e de Pedro Rodriguez.
Não vou falar de seu acidente muito menos de sua morte, apenas vou ilustrar com algumas fotos a carreira deste grande piloto.

Rui Amaral Jr

  Estreando pela Ferrari com a 312B em Zanvoort - 1970
Vencendo em Monza com a 312B - 1970

1972 ponteando as feras em Daytona com a 312PB
1972 com a 312 PB em Brands Hacth
À frente de Ickx
1973 contratado pela BRM com a P160D faz pole e melhor volta em Buenos Aires.
1973 Monte Carlo com a P160E à frente de Stewart e Emerson
1975 com a 312B3 à frente de Emerson em Interlagos
No Karroussel
Conversando com Niki nos EUA em foto de minha amiga Yara
Testando uma 312PB com algumas alterações...
Em Interlagos de F Dois com o March 722 em foto de meu amigo Rogério Da Luz
1976 Interlagos, ponteando Niki, Emerson, Brambilla
1975 Monza, à frente de Niki
Vencendo em Nurburgring com a 312B3 em 1974, ano em que perdeu o campeonato para Emerson Fittipaldi por três pontos.
1979 Silverstone levando a Willians FW07 à primeira vitória da equipe na F.Um, e sua última na categoria.



  

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

JUSTA HOMENAGEM



 Cinquenta anos atrás Chico vencia Campeonato Brasileiro de Turismo à bordo de uma Alfa Romeo GTA da equipe Jolly Gancia, dia 7 de Julho o Alfa Romeo Clube do Brasil prestou uma bela homenagem à ele numa reunião em São Paulo...justa homenagem!  

 
 Vencendo na Guanabara em 1968 com Emilio Zambello.(a data na foto está errada)
Podium Chico no alto com Zambello erguendo a taça, Bird com a mão em sua barriga, ao lado Luiz Pereira Bueno, de camisa escura Eduardo Celidonio e Carlos Alberto Sgarbi.
Resultado
1º - Chico e Zambelo - Alfa GTA eqiupe Jolly Gancia
2º - Luiz e Bird - Bino MKII - equipe Willys
3° - Celidonio e Sgarbi - protótipo Snob`s
Luiza e Bird Clemente com Wilsinho e Chico
                                                  Chico Lameirão - Na Pista por 3 Gerações 
link 
Roberto Zullino, Miguel Crispim Ladeira, Marcos Lameirão. Ricardo Bock e eu.

segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Lola MK6 GT/E

Simplesmente linda!


Fotos - SILODROME (link) 


 Outro dos carros que tive em Autorama e que agitava minha imaginação de moleque, já imaginava que um dia estaria nas pistas acelerando carros de verdade!
1963 e a FIA abre uma brecha para carros GT no Campeonato Mundial de Carros Esporte e possibilita que projetos com apenas uma unidade produzida possam competir, na época eram exigidas no mínimo 100 unidades produzidas em 12 meses. Esses GTs entrariam como GT Experimental e Eric Broadley da Lola viu uma boa oportunidade de lançar um carro da marca.
O projeto de  Eric era um carro compacto de motor central e e chassi monocoque em alumínio, seria o primeiro GT com motor grande à entrar nas competições. Sua bela carroceria foi desenhada por Jonh Frayling.

Chassis - Monocoque de alumínio ( monocoque em aço para carro protótipo)
Suspensão dianteira - Duplo braço triangular
Suspensão traseira -  Duplo braço triangular
Comprimento - 3.912 mm
Largura - 1,600 mm
Altura 1,016 mm (40,0 pol. O GT40 da Ford vem daí!)
Distância entre eixos - 2,356 mm
Motor - Ford Motor Company , 289 pol. Cúbica (4.735.9 cc) e 400 hp.
(posteriormente Chevy 6.000 cc (366.1 pol.)) Pushrod V8 NA
Posição do motor central
Transmissão   Colotti Tipo 37 4 manual de velocidade
Peso    950 kg (2.094,4 lb)  



Estreou e Silvestone com o piloto Tony Maggs quando saindo em último no grid terminou em quarto, depois nos 1.000 KM de Nurburgring pilotado por Tony Maggs e Bob Olthoff largou num excelente 9º não terminado a corrida por problemas técnicos. 
Vem as 24 Horas de Mans e a Lola inscreve o novo chassi de alumínio para Richard Attwood e David Hobbs. Mesmo tendo problemas para vistoria e homologação eles largam em 22º e batem na volta 139.

 24 Horas Le Mans 1963 com Richard Attwood e David Hobbs.

Fotos e pesquisa  

Termina depois de uma corrida desastrada em Braands Hatch a trajetória da MK6 nas pistas europeias, e segue para os EUA onde Roger Penske a utilizaria com motor Chevrolet de 6 litro e mais de 530 hps conseguindo com ela algumas grandes vitórias.
Mas a trajetória do belo carro pelas pistas do mundo não termina aí, pois logo é encampado pela Ford e volta com modificações com o singelo nome de Ford GT40!

Agradeço ao amigo Sebastião Prado a ideia de escrever sobre este maravilhoso carro.

Rui Amaral jr