A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 6 de junho de 2012

FERRARI 599XX EVO

Leilão da Ferrari para ajudar as vitimas do território da Emilia.  





Único entre os carros mais exclusivos do Cavalo Saltitante, o EVO 599XX para Emilia está destinado a se tornar um item de colecionador de verdade, porque não só é parte de uma série especial de carros de laboratório para apenas uma faixa, mas também porque isso, os proventos serão destinados às famílias de vítimas do terremoto, serão personalizados com os elementos que o tornam especial, como uma placa comemorativa com as assinaturas do presidente da Ferrari Luca di Montezemolo e os dois pilotos Fernando Alonso e Felipe Massa.
O carro é equipado com o melhor da tecnologia Ferrari, o resultado da pesquisa, tanto de Fórmula 1 e carros de rua. É um concentrado de inovação em termos de aerodinâmica, controles eletrônicos, tecnologia de motor e materiais leves.
O 599XX é caracterizado por EVO em particular flutuabilidade uma evolução substancial, novas soluções de aerodinâmica ativa e potência aumentada para 750 cv.
A nova estrutura vê a introdução do Conceito de Alto Desempenho dinâmico, que combina a corrida do segundo controlo suspensão geração magneto para uma redução da altura do centro de gravidade e um peso de 35 kg em comparação com o 599XX Juntamente com os pneus novos e um ' evolução do ESP calibração e F1-Trac, o resultado é uma redução na margem estático e um aumento da aceleração lateral de 10%, enquanto o tempo de resposta do veículo é reduzida por 9%.
O pacote aerodinâmico aumenta a carga vertical assegurando também uma distribuição de carga que pode ser mudado entre o eixo dianteiro e traseiro, a fim de variar a margem estático como uma função da velocidade e da manobra que é transportado para fora. O carro é, de fato, equipado com um divisor dianteiro novo e dois filmes de laterais no pára-choque dianteiro, um difusor traseiro grande com uma área se estendia desde o design inovador e asa traseira ativa.
A asa traseira introduz um novo conceito chamado «abertura lacuna 'dois elementos com perfis semelhantes aos utilizados na Fórmula 1, e um sistema que activa a aba de duas rodas. Com o espaço aberto move a percentagem da carga aerodinâmica na direcção da frente (57%) com a consequente redução de arrasto (-18%) eo aumento da velocidade. Mas, com as abas fechado move o equilíbrio para a retaguarda, aumentando a carga posterior (54%) e melhorar a força de frenagem do lado direito. Com esta solução o total da carga aerodinâmico em 200 kmh atinge 330 kg e 440 kg na configuração aberta para a configuração fechada.
O uso de drenos, os engenheiros para aumentar a potência do motor de 20 hp, enquanto o pico de torque é de 700 Nm combinado com um relatório final, ligeiramente mais curto, a fim de se adaptar melhor ao dote de aceleração traçado misto, rápido, resultado é um carro que funciona apenas em Fiorano em 1'15 ".
Quem vai comprar este carro também será estrelado por cel programa 599XX, que também inclui 14 faixas dos mais prestigiados eventos ao redor do mundo nos anos 2012-13.
Não só isso, dada a natureza excepcional da EVO 599XX para Emilia serão entregues pela Scuderia Ferrari no Grande Prêmio da Itália em Monza.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Jim Clark - Spa 1962


A PRIMEIRA VITÓRIA NO MUNDIAL DE FORMULA UM 


O cenário não poderia ser outro senão a mítica Spa, o carro uma Lotus 25. Jimmy já corria a dois anos na Formula Um, com dezessete corridas, suas melhores colocações até então eram três terceiros lugares, em Portugal 1960,  Holanda e França em 1961. 
A Lotus 25 era um projeto de Colin Chapman e seu diretor de engenharia Mike Costin, seu chassi monocoque era impulsionado pelo novo motor Climax V8 de um litro e meio. Dela Chapman dizia “era o carro mais despojado e mais bonito que já tínhamos construído...”.
Havia estreado em Zandvoort na Holanda, a vitória nesta primeira corrida do campeonato foi de Graham Hill com a BRM P57. Na corrida seguinte em Mônaco a vitória foi de Bruce MacLarem com o Cooper T60, tendo Jimmy feito a melhor volta.

Agora chegava Spa e Jimmy largava na 12ª posição tendo Graham Hill feito a pole seguido de Bruce MacLaren e Trevor Taylor com outra Lotus.
Na primeira volta Hill lidera seguido de Taylor e Jimmy já vem na quarta posição, brigando com a Ferrari  Shark Nose de Willy Maraisse. Até a quarta ou quinta volta briga nesta posição, inclusive com Hill. Daí em diante começa a andar cada vez mais rápido, faz a melhor volta com 3.55.60/100, e a partir da oitava volta assume de vez a ponta, andando mais de dois segundos mais rápido que todos, e vence com 44s de vantagem para Graham Hill.
E assim começava a história de vitórias de nosso Grande Campeão.

Ofereço este post ao meu amigo Caranguejo.

NT: Jimmy venceu mais três vezes em Spa 1963/64/65     



ELA







links 



segunda-feira, 4 de junho de 2012

CARRERA PANAMERICANA 1953



Bonetto com a Cisitalia 1200, num belo sobresterço!


FELICE BONETTO, o Homem do Cachimbo, não é dos pilotos italianos mais conhecidos, o que não é justo, visto ser ele um daqueles pioneiros dos primeiros mundiais da Fórmula 1. Bonetto participou em 1950 com a Maserati 4CLT, marcando os primeiros pontos com uma quinta colocação no GP da Suiça. No ano seguinte, fez sua melhor apresentação, obtendo três colocações com a Alfetta 159, a melhor delas o terceiro lugar em Monza. 


Em 1952 retorna para a Maserati, agora com o modelo A6GCM e em 53, volta a pontuar com mais consistência, fazendo dupla com Froilan Gonzalez (terceiro em Zandvoort) e Juan Manuel Fangio (quarto em Bremgarten). Talvez a falta de melhores resultados na F1, fosse causada pelo fato de Felice ser um grande piloto em provas de estrada. Em 1952 ele vencera a Targa Florio com uma Lancia Aurelia B20 e logo, esse piloto, famoso por não se separar de seu cachimbo nem durante as corridas, encontraria seu destino numa das curvas da perigosa CARRERA PANAMERICANA.  
Targa Florio 1952, Bonetto e a bela Lancia Aurelia B20.

Essa singular corrida mexicana tinha 3.077 Km de percurso e era disputada em quatro dias de etapas duplas, atravessando o país, partindo de Tuxtla Gutierrez  ao sul, na fronteira com a Guatemala, terminando em Ciudad Juarez, no limite com os Estados Unidos. Obviamente, os desastres eram generalizados entre pilotos e espectadores e foram eles que determinaram o cancelamento da prova após 1954. Criada em 1950, a Carrera fazia parte do Mundial de Marcas, o que atraia o interesse das grandes equipes europeias. Em 53, a Lancia e a Ferrari vieram para essa prova com ambições diferentes. Aquela queria ganhar a corrida e esta, o Campeonato Mundial de Marcas. Para tanto, a Lancia trouxe como pilotos Felice Bonetto, um dos principais pilotos italianos de provas de estrada; Piero Taruffi, vencedor da edição de 1951 e Juan Manuel Fangio além de Giovanni Bracco e Eugenio Castellotti; os três primeiros com a Lancia D24 (motor 3.300 e 240 cv) e os dois últimos com a D23 (motor 3.000 e 235 cv). A equipe mobilizou ainda trinta mecânicos e engenheiro, um caminhão de serviços e Gianni Lancia em pessoa como chefe de equipe. Dispunha até mesmo de um avião  para monitorar os seus pilotos. A Ferrari, com um estratégia diferente, contava com três duplas: Umberto Maglioli-Pasquale Cassini; Mario Ricci-Forese Salviati e Luigi Chinetti-Fon de Portago, todos com a Ferrari 375MM. 


Entre as Ferraris de equipes privadas, chamava a atenção a da dupla de jovens norte-americanos Phil Hill-Richie Ginther enquanto o francês Louis Rosier corria sozinho com sua Talbot-Lago. Bonetto, tirando proveito dos pneus Pirelli que só a Lancia possuía (permitiam percorrer 2.500 km rodando a mais de 200 km/h), andou muito bem no primeiro dia e no segundo, era o líder na classificação geral, com vantagem de 41 segundos. Fangio sofrera um acidente e tivera o eixo da Lancia danificado. Os mecânicos haviam conseguido reparar, mas o Chueco tinha uma diferença de sete minutos em relação ao Homem do Cachimbo. Quem parecia ameaçar Bonetto era Piero Taruffi, vencedor da Carrera dois anos antes. No segundo dia, eles começaram uma disputa dura pela liderança, qua acabou quando Taruffi sofreu uma saída de pista. Sem maiores danos, voltou para a prova, bastante atrasado. Bonetto porém, não aliviou o ritmo, provavelmente, por não ter notado que o rival já não o acompanhava. Quando passava por um trecho que cortava a aldeia de Silao, Felice perdeu o controle do carro e bateu contra a varanda de uma casa. O piloto não resistiu aos ferimentos. Chocada, a Equipe Lancia pensou em retirar-se em sinal de luto mas Fangio, Taruffi, Bracco e Castellotti foram contra, dizendo que completando a prova, estariam honrando a memória do colega morto. Dali em diante, com outros concorrentes como Maglioli tendo problemas mecânicos, Fangio venceu, ainda que sem ganhar nenhum estágio. 

Juan Manoel Fangio na Carrera Panamericana 1953
No México há pelo menos dois monumentos em homenagem a Bonetto. Na aldeia de Silao, na parede em que bateu existe uma placa que marca o ocorrido e no cemitério há um busto de bronze, dentro do qual diz a lenda, está guardado o coração do piloto falecido. O médico que realizou a autópsia, impressionado com a garra do italiano, pensou que um coração tão forte quanto o de Bonetto deveria permanecer no México.

CARLOS HENRIQUE - Caranguejo


Indy 2012 Detroit

Scott Dixon

Depois de uma corrida tumultuada, com a junção entre o concreto da pista se soltando e provocando acidentes, Dixon venceu em Belle Isle. No vídeo vemos a segurança dos carros da Indy, quando tocados por trás, não há a sobreposição de rodas, o que poderia provocar um voo indesejado. No final foi uma bela corrida.



CLASSIFICAÇÂO

1- Scott Dixon (NZL/Ganassi-Honda) - 60 voltas 
2- Dario Franchitti (GBR/Ganassi-Honda) - a 1s3771 
3- Simon Pagenaud (FRA/Schmidt-Hamilton-Honda) - a 2s4773 
4- Will Power (AUS/Penske-Chevrolet) - a 3s5435 
5- Oriol Servia (ESP/DRR-Panther-Chevrolet) - a 9s6619 
6- Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet) - a 10s1676 
7- Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet) - a 10s6455 
8- Charlie Kimball (EUA/Ganassi-Honda) - a 11s1048 
9- Mike Conway (GBR/AJ Foyt-Honda) - a 11s5315 
10- Alex Tagliani (CAN/Barracuda-Honda) - a 12s5688 
11- Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet) - a 24s5855 
12- JR Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet) - a 25s0071 
13- Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet) - a 26s6600 
14- Simona de Silvestro (SUI/HVM-Lotus) - a 28s4369 
15- Josef Newgarden (EUA/Fisher-Hartman-Honda) - a 1 volta 
16- Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet) - a 1 volta 
17- Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet) - a 1 volta 
18- EJ Viso (VEM/KV-Chevrolet) - a 1 volta 
19- Graham Rahal (EUA/Ganassi-Honda) - a 2 voltas 
Não completaram: 
Takuma Sato (JAP/Rahal-Letterman-Honda) - 22 voltas 
James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet) - 22 voltas 
Justin Wilson (GBR/Dale Coyne-Honda) - 32 voltas 
James Jakes (GBR/Dale Coyne-Honda) - 34 voltas 
Sebastien Bourdais (FRA/Dragon-Chevrolet) - a 36 voltas 
Rubens Barrichello (BRA/KV-Chevrolet) - a 49 voltas



FOTO: GETTY IMAGE


TERRA FORMULA INDY