A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Conta Ceregatti conta!

Largada parece o Tide lá em último.




Essa prova da foto da curva da ferradura foi no segundo semestre de 1978, estréia do Tide Dalécio em corridas.
Pé pesado que é, logo no contorno de sua quinta curva já foi além, porém vítima do equipamento...
 
 

Fiquei muito emocionado quando vi essa foto, pois uma parecida, tirada um instante antes dessa e de um angulo mais frontal saiu na edição do dia seguinte no jornal O Estado de São Paulo.
Como lembro disso?
Porque esse "Auto Run" imenso fui eu mesmo que desenhei, recortei e colei com essas mãos, assim como o número 37. Tudo em papel contact azul e preto. A propósito: 37 porque o Alvaro "Bico" Guimarães, nosso amigo de São Bernardo corria com o 38. Um dos maiores demolidores de embreagens que conheci, assim como um dos maiores largadores de Interlagos que vi acelerar.
Ocorre que a Auto Run tinha sido fundada em Santo André pelo Tide e pelo Luis Garcia Perez - hoje homem forte da Koni by LG, em abril de 1978 em Santo André, lá na Avenida Atlantica onde hoje é um supermercado. Eu e o Luis estudávamos nessa época na ETI Lauro Gomes, e nos conhecemos lá fazendo um Formula Vê em 1975...
O Tide Dalécio era mecanico da Motorgirus, funcionário do Toninho, que está pertinho de lá até hoje, na Avenida Pereira Barreto, bem atrás de um prédio comercial enorme.
Esse fusca da foto foi feito em dias, e era o carro de entregas da oficina recém-fundada, comprado a prestação de um parente do Tide. Nem pago estava.
Um dia estávamos lá os tres, e surgiu a idéia de fazer um divisão 3 para o Tide correr, ele que acabava de fazer o curso de pilotagem Marazzi com o Passat azul de seu irmão Renato (o tonto aqui tambem estava lá, acompanhando as aulas e pondo defeito na tocada do rapaz... Sempre fui um entrão metido a besta, mesmo)
Sentados no capo do fusca, alguem disse: "E porque não esse carro aqui?"
Dito e feito: Tomada a decisão de fazer o carro, cada um saiu com uma missão. Lembro bem que o Luis comprou esses para-lamas azuis já prontos e pintados, e foi sem os faróis mesmo, só com os buracos entrando ventania pela frente...
Bloco usado daqui, amortecedores do Bacchi (é assim que escreve? Nem lembro) bielas vindas sei lá de onde ali, Webbers surgidos não se sabe de quem, mais santantonio soldado na madrugada, rodas e pneus usados terminamos o carro. O Tide lembra bem mais do que eu de outros detalhes, assim como o Luis.
Eu só lembro de queimar as mãos com solda, das dores nas costas, das noites insones enfiando a mão na graxa em busca de um objetivo comum... Amizade, juventude, companheirismo, esforço, amor pela coisa e uma enorme ansiedade e prazer por estar ali...
Precisamos contar direitinho e com mais detalhes essa história maluca e maravilhosa dessa nossa primeira (de uma longa série) de aventuras pelas pistas do Brasil, bando de jovens duros, sonhadores e motivados.
Na alinhamento para a largada, o pedal do freio quase não fazia efeito... O pé ia até quase a chapa e o carro andava pra frente e para trás...
Pois o Tide se enfiou no meio do bolo, desceu a um e a dois por fora (acho) contornou a tres e a quatro e na retinha pra ferradura o carro já vinha fumando... Com certeza pela tampa de válvulas, ou alguma guia que já voou só nesse trecho... No meio de um monte de feras já experientes, o estreante já mostrou a que veio.
Escorregou no óleo de alguem ou no dele mesmo, atravessou e deu essa rodada. Nós todos, assistindo excitados o nosso trabalho de dias e noites insones ficamos bem bravos com o Tidão... Eu mesmo queria esganar o irresponsável...
E no dia seguinte, o premio que ninguem esperava: A foto no Estadão, com aquele enorme "Auto Run" bem no meio, em destaque involuntário. Ótimo para uma oficina que estava apenas começando, uma tremenda publicidade.

E eu, orgulhoso por ter sido o maluco que cismou de fazer "o maior Auto Run que coubesse na lateral", que nos boxes parecia ridículamente exagerado mas que deu um retorno imenso...
Busquei por anos e anos essa foto, conversamos muitas vezes sobre ela, e de repente ela aparece aqui...
Me emocionei quando a vi, mandei um mail pro Luis que está lá em Santa Cruz do Sul com a Stock, e fui lá na Auto Run mostrar pro Tide, que tambem muito se emocionou, lembrando de passagens e detalhes que perdi na memória...
Trinta e dois anos se passaram, e graças a voces todo esse tempo voltou, toda essa emoção renasceu, como se fosse ontem.
Agradeço aos amigos, e peço que não economizem nas fotos que possuem, que despejem aqui.
Tenho certeza que em algum momento me verei numa delas, magro e de cabelos ainda pretos, imundo de graxa e feliz como nunca.

Abraços velozes a todos.

Claudio Ceregatti

NT: Pela manhã ao abrir meus e-mails vejo um do Ceregatti, longo como só um cara inteligente como ele escreve resolvi ler mais tarde. Aí me deparo com esse belo depoimento, uma história dentro das histórias que fazem de nosso automobilismo essa coisa maravilhosa, repleta de grandes pilotos, mecânicos, preparadores, gente que como o Ceregatti é, maluco pelo esporte. Obrigado Ceregatti e um abração. 

  

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

COMO ERA BONITA A FORMULA UM

Box da Lotus 1969, o #1 de Graham Hil Campeão do Mundo no ano anterior e o #2 de Jochen Rindt andando ao lado de seu carro.
Hoje meu amigo Carlos de Paula escreveu um belo post sobre um piloto que correu na Formula Um nos anos 50 do século passado. Vendo como hoje é a Formula Um com pilotos tendo massagista, assessores de imprensa, moto homes que são hotéis que se deslocam, pisicologos e outras mordomias mais resolvi mostrar um pouco do passado, sei que tenho algumas outras fotos em Jacarepagua e Interlagos e depois mostro.      
Box da Ferrari em Silverstone 1950. 
Box da Ferrari em Nurburgring 1953, o #2 é de Nino Farina.



O grande Nino Farina primeiro Campeão Mundial de Formula Um no box da Alfa Romeo 1950.






Carlos de Paula:                     





Jaguar C-Type 1953


Este carro é uma réplica do Jaguar C-Type vencedor de Le Mans no ano de 1953, quando a Jaguar fez o primeiro e segundo colocados, tem um motor seis cilindros em linha com 4.200cc e 350hp, é feito pela Proteus na Austrália .





Seu motor original era de 3.441cc e na vitória de 1953 foi pilotado como podemos ver acima por Tony Rolt e Duncan Hamilton na segunda colocação o jovem Stirling Moss então com vinte anos e já se destacando no cenário automobilistico mundial em dupla com outro grande piloto Peter Walker.    

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

NA TERRA E NO ASFALTO - ASCURRA e SANTA CRUZ DO SUL


 3ª etapa da TCC (Turismo Clássico Catarinense) em Ascurra 


Francis Henrique Trennepohl

 

Bom dia amigos(trocinadores)!, 
Neste final de semana acontecerá a 3ª etapa da TCC (Turismo Clássico Catarinense) em Ascurra e os "velhozes" irão levantar poeira novamente, se São Pedro der conta de resolver sua incontigência urinária.
O Fusca está prontinho e dessa vez a história será diferente, pois o motor está mais forte e novos ajustes foram feitos para evitar os problemas que aconteceram na última etapa, com uma atenção especial para a correia do motor, que agora conta com uma nova polia que evita o 'embarrigamento' da correia.
O vídeo do novo motor roncando está aqui http://www.youtube.com/watch?v=pGq-oJWeZ8g&feature=player_embedded
Anexo o folder da corrida e o Fusca na pista na última etapa.
Mais uma vez agradeço a ajuda e o apoio de vocês, sem o qual eu não conseguiria estar realizando este sonho. Muito obrigado à todos!!!
Grande abraço e espero vê-los lá em Ascurra final de semana.
Francis
www.poeiranaveia.blogspot.com
www.turismoclassico.blogspot.com

PS1: Aproveitarei este etapa para prestar uma homenagem ao amigo "Palestra", da revista Pista Livre, que nos deixou no último dia 09/10.
PS2: Nesta etapa farei o sorteio de um volante MOMO entre os 'cotistas' que me apoiam. Francis

No final de semana o Francis vai novamente colocar seu carro na pista. Depois de um dedo quebrado e uma quase pneumonia agora já está tudo certo. Vai lá Francis , obrigado pelo convite, desta vez não vai dar. Tenho certeza que seus amigos que o apóiam estarão lá com você assim como a patroa e os bacuris. Que Deus os acompanhe e proteja, estaremos torcendo por você.
Rui


        Copa Chevrolet Montana - Sta Cruz do Sul

Marcelo Tomasoni   

Na etapa de Santa Cruz do Sul (RS) do ano passado, quando a categoria tinha ainda o nome de Copa Vicar, o piloto paulistano Marcelo Tomasoni (CM Capital Markets/SPFITCLUB), foi a grande surpresa da corrida. Tomasoni, piloto da Carlos AlvesCompetition Team, não tinha "andado" bem no primeiro treino de sexta feira, principalmente porque estava fazendo sua estréia nesse difícil circuito gaúcho.



A etapa de Santa Cruz do Sul, da Copa Chevrolet Montana será realizada no domingo (24), a partir da 13,00 hs, com transmissão ao vivo pela REDETV! e pela RaceTV.

Vai lá Marcelo, vou ver pela TV e estarei torcendo por vocês.