A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Emerson Fittipaldi

Quarenta anos atrás Emerson vencia seu primeiro GP de Formula Um, era também a primeira vitória brasileira na categoria. 
Parece que foi ontem, ver aquele piloto saído apenas a um ano e meio do Brasil para tentar a sorte na Europa conseguindo chegar ao topo do automobilismo mundial.
Obrigado Emerson por todas alegrias de você nos deu nas pistas do mundo todo, você é certamente nosso Grande Campeão. 



Na Quatro Rodas a vitória contada por Emerson. Novembro de 1970.


sábado, 2 de outubro de 2010

Grande Prêmio de Miami - Franchitti campeão.



Franchitti lidera Dixon no começo da corrida. 

Will Power toca o muro.
Apesar de toto trabalho da equipe abandona.

Milka Duno ainda vai machucar alguem.

Interessante e bem disputada a  ultima etapa da Formula Indy no circuito de Homesteade em Miami. Will Power que disputava o titulo com Dario Franchitti não esteve bem durante toda corrida e faltando 65 voltas para o final Will que vinha em em 8º sai do traçado e dá uma bela raspada no muro e entorta a suspensão traseira e tem problemas na dianteira, ainda tenta voltar a corrida depois da equipe Penske trocar o triangulo traseiro, quando volta a pista durante uma bandeira amarela percebe que a suspensão dianteira tambem tem problemas e depois de algum tempo no box abandona. Com isso Franchitti que já havia ganhado os pontos por maior numero de voltas na liderança tira o pé e garante o titulo.
Na fase final da corrida Danica Patrick usou e abusou de uma pilotagem ofenciva para cima de Helio Castroneves e depois tomando o segundo lugar de Tony Kanaan.  




Resultados do GP de Miami:

1º Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), 200 voltas
2º Danica Patrick (EUA/Andretti), a 2s7587
3º Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 2s7698
4º Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 3s7827
5º Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 5s3324
6º Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 7s2126
7º Marco Andretti (EUA/Andretti), a 8s3637
8º Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 11s1401
9º Dan Wheldon (ING/Panther), a 22s2521
10º Graham Rahal (EUA/Rahal Letterman), a 1 volta








CAMPEONATO

1º    Franchitti              602 pontos
2º    Will Power            597
3º    Scott Dixon           547
4º    Castroneves          531
5º    Ryan Briscoe        482
6º    Tony Kanaan        453 







Fotos: Getty Image


http://esportes.terra.com.br/automobilismo/formulaindy/2010/ultimasnoticias/0,,EI15401,00.html





APRONTANDO O 1.800CC


O Ferraz anda querendo fazer suspense, aí já está o motor do carro do Alfredo na bancada com os carburadores parcialmente montados. A capa da ventoinha EMPI, polia e a bomba de óleo Schadek que vai mandar o óleo do motor a dois radiadores, um no lugar original e outro  ao lado do cambio, o local foi escolhido para proteger o segundo radiador de possiveis estragos com pedras ou batidas de outros carros. 


Um cabeçote VW com injeção, que será que o Ferraz vai aprontar agora? 
     

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CHAPA



Seu nome é Flávio ele e sua mulher Mari são meus amigos a mais de trinta anos , preparou o primeiro motor para mim em 1977, o Manduca nos apresentou, já fazia naquela época motores fortíssimos , se juntos não ganhamos nenhuma corrida , podem ter certeza que a culpa não foi dele.
Em 1982 resolvi fazer uma temporada na Turismo Especial Paulista que nada mais era que a D3 , amortecedores nacionais , cambio de 4 marchas , pneus slic da Pneubras , e outras modificações para baixar o custo da categoria.
Tínhamos feito já duas corridas da temporada , o Carlão tinha feito para mim um ótimo acerto de chassi , na corrida inicial quebrei quando disputava a segunda colocação , na segunda corrida fui terceiro, atrás do Mogames e do Laercio, só que tínhamos feito a melhor volta da corrida .
O Carlão em Portugal com a Stock Car onde foi com o Jr Lara, marcamos um treino o Chapa e eu para o meio da semana , íamos testar três motores , com diferentes configurações que ele havia preparado.
Os motores tínhamos ido buscar no dia anterior , o Chapa os tinha montado na SALECAR de nossos amigos Marcos , Arno e Fabinho Levorin .
Cedo naquele dia fui busca-lo na Freguesia do Ó onde ainda hoje é sua oficina , eu morava na V Olímpia e íamos para Interlagos , pensem só na volta que dei. Carro na carreta , dois motores para testar , um jogo de pneus , um monte de tralha mais dois ajudantes e fomos embora para a pista.
Já na marginal , ele guiando a Caravan branca , puxando a carreta com o Fusca , me falava a cada cinco minutos " tem um fusca vermelho nos seguindo" , eu todo feliz pensava ,"que bom três motores , dois jogos de pneus , um monte de tralhas , o autodromo quase que só para nós , vai dar para andar o dia inteiro".
Arrumado o box, a esta altura ele já tinha queimado meu anorak vermelho , preto e branco no escapamento do carro, logo ele que é corintiano . "Vai se trocar" obedeci ,coloquei macacão , entrei no carro, um ajudante afivelou meu cinto , e ele ordenou "ignição" , colocando o capacete outra ordem , "liga o motor" liguei o motor que já havia sido esquentado e lá vem outra ordem "sai".
Ai começou toda confusão , engatei a primeira , fui tirando o pé da embreagem bem de vagar , por causa da caixa 3 , e nada do carro sair ,coloquei segunda e nada , ele lá fora gesticulava ,e falava alguma coisa , mais não dava para ouvir por causa do barulho do motor . Gesticulei que as marchas não estavam entrando , ele uma fera colocou meio corpo para dentro do carro engatava as marchas , e me mandava tirar o pé da embreagem . Desliguei o motor , e num lampejo lhe disse , "está sem o disco de fricção" pra que? Ele ficou uma fera ,falou um monte de bobagem , até que eu disse "olha nos outros motores". Nenhum deles tinha o tal disco de fricção , colocaram o platô e num descuido esqueceram os discos .
Desci do carro e eu que não sou de maltratar os carros , eles nos dão as vitórias , as derrotas na maioria das vezes é nossa culpa , bati a porta que era bem leve com força , ele me olhou e disse "vou arranjar um disco" , mais aquela altura o treino já estava arruinado.
Voltando para oficina pela marginal , eu já fulo da vida desci do carro e fui para casa de táxi , não sem antes falar uns impropérios a ele . Esta é a parte da história que ele conta até hoje , só os meus impropérios e ainda reclama , por eu ter descido do carro na marginal .
Este é o Chapa , amigão querido, de tanto tempo .