A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

BANDEIRINHAS


Recebi do Sergio Berti esta foto da época em que ele era Bandeirinha ,o ano 1976/77 .Hoje o Sergio atua na área de realização de eventos e cursos , sempre ligados ao automobilismo . Criou e desenvolveu campeonatos para o Kartródomo da Granja Viana onde atuou vários anos como Diretor de Provas . Ainda hoje é Diretor de Provas no mesmo Kartótromo e dirige a PORSCHE GT3 CUP . Mais começou como Bandeirinha , ele é o que esta com o pé sobre o pneu .
Este é seu relato
"Esta batida foi na Curva do Sargento , o Formula V , se perdeu na curva e ficou enroscado no alambrado , eram alambrados semelhantes aos de galinheiro , e tinham como objetivo diminuir a velocidade para amenizar as batidas no "guard-rail" , porem as vezes os carros ficavam enroscados e após as provas eram retirados por nós , pois naquela época não havia resgate de pista , a propia equipe que tinha de descer para pegar o carro e retornar aos Box. Enquanto isso ,nós aproveitamos para tirar essas fotos . Notem , que meu amigo Ronaldo está segurando um rádio comunicador , esta foi uma das primeiras provas a ter comunicação entre os Bandeirinhas e o Diretor de Provas via rádio , até então , nós descíamos para pista com pranchetas e folhas de relatórios , e os resultados só eram homologados após a analise desses relatórios .
É .....bons tempos ,ou melhor , bons não , saudosos tempos ."

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

TIGRÃO



Aguia e Paulo Costa o Pardal seu co-piloto , atraz "Pelezão "











Os irmãos Fagundes e Aguia em Curitiba









Eu na oficina de Carlos Mauro com sua equipe .







Recebi outro dia um e-mail do Aguia me perguntando dos irmãos Fagundes , Tigrão , Babalu e Carlos Mauro , dizendo que no começo de sua carreira - e que carreira!!! - havia contado com a ajuda do Tigrão da Torke e por coincidência eu havia começado a minha com a ajuda do Carlos Mauro , irmão do Tigrão . A Torke oficina de preparação antes do Tigrão havia pertencido ao Luizinho Perereira Bueno e seu cunhado Claudio Daniel Rodrigues . O Luizinho para mim um dos maiores pilotos que já vi e o Claudio " inventor do Kart no Brasil". Na foto do Aguia e do Pardal aparece atraz deles de macacão branco o "Pelezão" que conheci na Torke , lá entre outras coisas ele polia os girabrequins com uma tira de couro até eles ficarem tinindo , acho este um dos motivos deles fazerem aqueles motores , verdadeiros foguetes .Espero logo ter uma historia do Aguia para colocar neste blog ,enquanto isto podemos ver a sua incrível carreira contada em www.faspnet.com.br/noticia_exibe.php?noticia_id=3433 .

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

AUSTIN HEALEY

Na capa da revista QUATRO RODAS minha irmã Cida Amaral

No teste se nota que ele vem andando forte.







Em 1963 a revista QUATRO RODAS pediu atravez de seu diretor Mino Carta o AUSTIN HEALEY de minha irmã emprestado para uma reportagem , apresentando seu redator Expedito Marazzi , notem que no pedido a revista se responsabiliza por qualquer dano ao veiculo , no texto e na foto 3 podemos perceber o por que , um pneu furado a mais de 155km/h e na foto o Expedito vem num nítido sobresterço em uma das curvas de Interlagos , ou seja de pé embaixo , que era sua forma favorita de dirigir.
Nesta época eu tinha 10 anos e minhas memorias deste carro são poucas , uma em que fui com o namorado de minha irmã Armando Salem até o Guarujá . Na época tínhamos que passar por Santos e lembro perfeitamente de uma ultrapassagem feita pelo Salem em que o comprido capo do Austin passou por baixo da carroçeria de um caminhão , credito esta manobra dele a uma vontade absurda de me assustar , já que eu era um moleque terrível .A outra ia para Campos do Jordão com minha mãe D.Arinda , no Impala 61 dela , quando nos passa o AUSTIN dirigido pelo meu primo Pedro com minha irmã ao lado , bem rápido , diria eu rapidíssimo .
Quando comecei a correr e conheci o Expedito , ele me contou que se impressionou com a forma de minha irmã dirigir , segundo ele " quase tão rápida quanto eu " . O interessante é que não lembro do Expedito em casa nesta época buscando o carro , graças a Deus , pois se ele me leva dar uma volta teria trauma de velocidade até hoje .
No final do ano passado encontrei seu filho Gabriel Marazzi , que não via desde garotinho , 35 anos atrás , e comentando com ele da reportagem , disse-lhe que não tinha a revista e agora ele me enviou esta cópia . O interessante é que o Gabriel é parecido com o "Velho" , gosta de motos , escreve tão bem quanto seu pai , correu de automóvel etc etc etc . Em meus sites e blogs favoritos está o site dele , e agora no www.coisasdeagora.com.br/colunistas.asp?id=3&colunistas=3&acao=ver .

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

DUAS VITORIAS

Na foto acima Jacob recebe a quadriculada das mãos de nosso amigo Expedito Marazzi.


Jacob foi um piloto vencedor , no dia de minha primeira corrida ele venceu duas , já tinha alguma experiência , a seguir uma de suas histórias , das muitas que espero contar neste blog.

" Quando me inscrevi para esta prova , imaginava fazer apenas uma corrida , depois das três provas programadas ,o Marazzi , nos convidou para uma corrida extra , com os melhores do dia . Depois de vencer a prova da D3 recebi o convite para correr a bateria extra , só que eu usava uma gasolina especial misturada por meu preparador o Gigante , como tinha ido com combustível para apenas as 8 voltas ,comecei a ficar muito preocupado . Acontece que meu amigo Luis Bartolomais tinha um carro de "rua" que também usava uma gasolina semelhante , como a bateria final seria apenas de seis voltas , pude tirar o que precisava do carro dele . Adicionamos alguns aditivos e ficou perfeita , e eu que já tinha sido vitorioso na primeira corrida fui confiante para a segunda. Como na prova anterior nesta também larguei bem tomando a ponta , sempre perseguido pelo Lorena do Edo o VW do Ronald Berg e outro do Paulo Condractki . Após duas voltas comecei abrir alguma vantagem do Edo e com isto caminhar para a vitoria . Apesar de toda preocupação que tive com o combustível , pude sair este dia de Interlagos com duas vitórias , muito gratificante para quem estava iniciando uma carreira " .