tag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post1351225676660128143..comments2024-03-09T20:04:56.138-03:00Comments on HISTORIAS QUE VIVEMOS: OS MOTORES VW BOXER 1.600cc - DIVISÃO 3Rui Amaral Lemos Juniorhttp://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.comBlogger40125tag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-91912186329123389952017-10-12T19:23:51.962-03:002017-10-12T19:23:51.962-03:00Obrigado André, o Jr e eu escrevemos este POST ano...Obrigado André, o Jr e eu escrevemos este POST anos atrás e ficamos orgulhosos das visitas à ele, todo dia são centenas, continue, caso queira deixar algum contato é só deixar nos comentários que publico, um abraço.Rui Amaral Lemos Juniorhttps://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-90464791926044835192017-10-12T01:21:27.895-03:002017-10-12T01:21:27.895-03:00Boa noite meu nome é André Strobel, parabéns a to...Boa noite meu nome é André Strobel, parabéns a todos pelas contribuições! Hoje eu tenho uma oficina mecânica e trabalho também com preparação de motores a ar porém voltadas para o uso de arrancadas e de rua. Uma pena não ter vivido essa época de D3. Hoje passo por problemas parecidos que os amigos das antigas passavam, lubrificação, superaquecimento dos cilindros, pouca durabilidade etc... Hoje em 2017 possuo um motor a ar de 1584cc com duas solex originais de fusca retrabalhadas utilizando metanol que atinge 160 cv no alcool conseguimos 150Hp. Comando engle W110 e cabeçotes retrabalhados, miolo original.<br />quem gosta e tiver interesse de trocar informações sobre preparação seria interessante formar um grupo e compartilhar as experiências tudo para somar no mumdo dos vw's preparados!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-76880796825728512352017-06-03T03:24:19.530-03:002017-06-03T03:24:19.530-03:00Belo Post, Rui!!
SHOW!!!Belo Post, Rui!!<br />SHOW!!!Felipe Raadhttps://www.blogger.com/profile/02339367503920938835noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-14655949593507392962016-10-17T10:08:11.222-02:002016-10-17T10:08:11.222-02:00Não usávamos na época Junior, vou perguntar ao Jun...Não usávamos na época Junior, vou perguntar ao Junior Lara.Rui Amaral Lemos Juniorhttps://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-15636535825014225902016-10-15T11:21:22.727-03:002016-10-15T11:21:22.727-03:00o que vcs me dizem do mancal de aço, que colocam n...o que vcs me dizem do mancal de aço, que colocam no bloco do motor..juniorhttps://www.blogger.com/profile/06015418130322367434noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-47839459290471737032014-12-24T08:09:32.139-02:002014-12-24T08:09:32.139-02:00Dê uma olhada no fotoblog www.chicobiela.nafoto.ne...Dê uma olhada no fotoblog www.chicobiela.nafoto.net e poderá ver detalhes de preparações seguras para os motores VW ar. As furações extras nas bronzinas principais originais Metal Leve foram criadas em 2003, para reduzir a pulsação de pressão nas bronzinas de biela. Tive que criar essa modificação depois de constatar desgaste acelerado nas bronzinas de biela. O site onde escrevo é www.forumfuscabrasil.com , modero a Seção de Preparação de Motores VW ar e sou engenheiro aeronáutico. Façam uma visita, o registro é grátis. Abraço a todos.Chico Bielahttp://www.chicobiela.nafoto.netnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-55059531250661254702014-01-27T22:02:55.137-02:002014-01-27T22:02:55.137-02:00Boa noite Ferraz ! eu li vc comentando sobre esse ...Boa noite Ferraz ! eu li vc comentando sobre esse aditivo Auto Plast, eu usei muito esse produto é a base de teflon, essa firma era em SBCampo, conheci o dono é um Japones. Abraços Ferraz e a todos !!!<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13392145253455320775noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-19994594321082126992013-12-16T19:11:31.126-02:002013-12-16T19:11:31.126-02:00Caro Jorge, estive com o Amador Pedro recentemente...Caro Jorge, estive com o Amador Pedro recentemente, vou postar o link aqui p/ vc ver as fotos. E vou te contar mais...final de noite na mesma mesa Bird, Crispim, Julio, Ricardo, Chico, Anísio, Amador e eu, ele perturbou todo mundo, não deixava ninguém em paz!!!! Foi maravilhoso! Um abraço.<br /><br />http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/2012/07/magia-pura.html <br />Rui Amaral Lemos Juniorhttps://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-81697261563934801372013-12-16T17:48:48.760-02:002013-12-16T17:48:48.760-02:00Olá Amigos!!Á todos os fãs de Motores refrigerados...Olá Amigos!!Á todos os fãs de Motores refrigerados a ar,Fuscas,Brasílias etccc...,gostaria de lembrar o nome de um dos melhores preparadores que tive o prazer de conhecer e preparou vários motores para mim!Trata-se do Grande Amador!Com patrocínio da Gledson Confecções,ganharam quase tudo em Interlagos!Pra mim o Amador foi o cara que mais entendia de preparação de motores a ar!!Hoje está aposentado morando em Araxá MG!!Salve o Amador ,o Grande Mestre de muitos mecânicos que hoje usufruem de seus ensinamentos!Pra quem não sabe elê é irmão do Sr.João,mestre no preparo de cabeçotes!!Até Amigos!!!!!!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09081268334961538577noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-77593447067839971152013-12-16T17:45:05.052-02:002013-12-16T17:45:05.052-02:00Gostaria de lembrar aos fãs de motores a ar,que um...Gostaria de lembrar aos fãs de motores a ar,que um dos melhores preparadores que conheci foi o Grande Mestre Amador Pedro!Junto com a Gledson Confecções diga-se Gledson-Amador,ganharam quase tudo em Interlagos nas décadas de 70 e 80!!!O Mestre Amador deu aula de mecânica a muitos famosos hoje em dia!O Malanga foi um deles!!Hoje está aposentado,morando em Araxá-Mg!!Salve o inesquecível mestre Amador!!Sabia tudo de motores à ar!!!!!!!!!Abraço à todos!!!!!Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/09081268334961538577noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-35598222183413128972013-08-13T20:21:17.148-03:002013-08-13T20:21:17.148-03:00É Rui, não me canso de ler sobre a divisão 3.
Abra...É Rui, não me canso de ler sobre a divisão 3.<br />Abraços.Alfredo Ferreira Pinto Jr.https://www.blogger.com/profile/17341002009474871528noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-21049482274722618102013-02-01T18:19:12.356-02:002013-02-01T18:19:12.356-02:00Obrigado Miguel, benvindo, abs.Obrigado Miguel, benvindo, abs.Rui Amaral Lemos Juniorhttps://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-91322715507717468172013-02-01T16:25:56.547-02:002013-02-01T16:25:56.547-02:00 Este espaço é novo para mim, é muito empolgante, ... Este espaço é novo para mim, é muito empolgante, ver quem acelerava discutindo graxaessa também foi minha escola. Grande abraço a todos.<br />Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/08421733628816201022noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-51098526794348112302012-07-20T13:05:43.720-03:002012-07-20T13:05:43.720-03:00Logo faço outro Fernando, abs.Logo faço outro Fernando, abs.Rui Amaral Lemos Juniorhttps://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-70472145306691171542012-07-20T13:01:30.308-03:002012-07-20T13:01:30.308-03:00Nunca mais pingou post sobre os motores...ler o qu...Nunca mais pingou post sobre os motores...ler o que a turma das antigas faziam com os miliseis com par de weber é tudo de bom! Não me venham dizer que falta assunto!<br />Abraço.Fernandohttps://www.blogger.com/profile/01489945584434551061noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-76280405395682959862012-06-01T18:56:55.082-03:002012-06-01T18:56:55.082-03:00Oi Fernando, não consegui responder seu e-mail, pa...Oi Fernando, não consegui responder seu e-mail, parece que está errado.<br /><br />AbsRui Amaral Lemos Juniorhttps://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-89377963592841008252012-06-01T16:21:38.488-03:002012-06-01T16:21:38.488-03:00Vc pediu meu email, só agora relendo o post (que é...Vc pediu meu email, só agora relendo o post (que é ótimo aliás), que eu notei.<br /><br />nandoluise@hotmail.com.br<br /><br />Abraço.Fernandohttps://www.blogger.com/profile/01489945584434551061noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-21898341609438923902011-01-24T19:09:08.954-02:002011-01-24T19:09:08.954-02:00Oi Clovis, por favor no próximo comentário deixe s...Oi Clovis, por favor no próximo comentário deixe seu e-mail e peço para algum amigo te responder, já que essa não é minha área.<br /><br />Um abraço<br /><br />RuiRui Amaral Lemos Juniorhttps://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-57638419701271189862011-01-24T18:35:43.412-02:002011-01-24T18:35:43.412-02:00prezados amigos
Gostei muito dos comentários de vc...prezados amigos<br />Gostei muito dos comentários de vcs.Gostaria muito se algum amigo soubesse me explicar o real motivo dos problemas dos motores 1.000 da VW que equipam os modelos GOL, FOX E VOYAGEM.A VW diz ser o óleo e o fabricante do óleo diz que é o motor o fato é que milhares de motores foram trocados em garantia e agora somente reformam os motores que apresentam problemas durante a garantia, inclusive trocas gratuítas de óleo e garantia em vez de 2 para 3 anos.<br /><br />grato<br />clovisclovishttps://www.blogger.com/profile/14607874530786597803noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-34648274784938002602010-12-29T22:48:20.896-02:002010-12-29T22:48:20.896-02:00Olá Rui! Obrigado por responder. Me referia sim ao...Olá Rui! Obrigado por responder. Me referia sim ao comando americano de Fórmula Vê que você citou. Meu pai preparava um Passat que corria na Hot Car em Cascavel. Ele lembra com muito carinho daquela época. Inclusive foi um dos motores dele num Passat que "aposentou" o Fusca do Milton Sperafico e fez este trazer um Passat e um Voyage do RS, com preparação Berta. Meu pai guarda o comando de vávulas, o cabeçote e as Webers 45 do Passat até hoje. Se quiser adicionar o meu contato no msn é andresoffa@hotmail.com Seria um prazer falar contigo, Rui.<br /><br />Abração!Unknownhttps://www.blogger.com/profile/17105510538211388683noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-49640816142552465542010-12-29T14:00:34.235-02:002010-12-29T14:00:34.235-02:00Oi André, agora vai ser difícil lembrar.
É o coman...Oi André, agora vai ser difícil lembrar.<br />É o comando de S.Vê a que me refiro ou outro?<br />Aquele talvez com injeção dê para usar, só que ele cruzava a absurdos, acho que, 7.000 e tantas rpm.<br /><br />Um abraço<br /><br />RuiRui Amaral Lemos Juniorhttps://www.blogger.com/profile/15421493287852151784noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-82988288678538350262010-12-29T13:56:29.921-02:002010-12-29T13:56:29.921-02:00Muito bacana a matéria! Sou fã de motores a ar e p...Muito bacana a matéria! Sou fã de motores a ar e principalmente destes preparadores, que, literalmente, tiravam água de pedra com a tecnologia e equipamentos que se tinha na época. Estou montando um motor a ar, só para o final de semana. Injetado. Fiquei curioso pra saber a marca desse tal comando girador... <br /><br />AbraçosUnknownhttps://www.blogger.com/profile/17105510538211388683noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-41206059425471409062010-08-15T12:03:42.582-03:002010-08-15T12:03:42.582-03:00È Lara essa massa que vc se refére, se chama past-...È Lara essa massa que vc se refére, se chama past-gayg se não me engano se é assim que se escreve, eu em particular nunca uzei,com tanto motor que já fiz na minha vida, o táto e o mais importante, eu tenho uma maneira toda especial de ajustar o motor, pois faz só qurenta e três anos que só fasso isso.......vou contar uma que aconteceu na formula super 1600...um cara me procurou, era ele o dono de aditivos auto plast, ele me pediu para testar o produto no meu carro na pista, qual não foi o resultado, a temperatura do motor diminuiu, ganhei duzentos giros no motor, e ele tinha um trato comigo de todo o treino ou corrida, tinha que dar as bronzinas para ele mandar para a Metal Leve para ele analizarem, qual não foi a surpresa, davam sempre horas a menos de funcionamento do motor, ou seja se o motor tinha dez horas, eles falavam que o motor tinha cinco, o produto era bom mesmo.Uma certa ocasião eu tive problema com a bomba de oleo e estava liderando a corrida, a pressão caìa para um quilo em giros mais baixos em torno de cinco a seis e meio, eu tinha que pisar na embreagem e elevar as rotações para aumentar a pressão, final da historia, ganhei a corrida e tenho essa reportagem da Record nos Esportes o reporter falando para mim, foi facil Ferraz de ponta a ponta......ai eu falei foi mas não foi muito, as duas ultimas voltas eu vinha rezando para o motor não estourar, pois a pressão do oleo caiu muito mas deu certo,é mais uma das nossas lutas de pista e tambem mostrando que nem tudo é facil, atraz de tudo isso tem sempre uns produtos que tiram agente dos enrroscos....abraços.ferraznoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-35161429681274074622010-08-13T02:31:06.560-03:002010-08-13T02:31:06.560-03:00Boa Ferraz, lembrei que quando ajustava o virabreq...Boa Ferraz, lembrei que quando ajustava o virabrequim para folga entre a bronzina e o colo do virabrequim usava aquele pedacinho macarrão (massinha especifica para fazer essa medida) que grudava no virabrequim, montava a biela com aperto desmontava e esse macarrão ficava espremido no virabrequim era assim que se media folga me lembro vagamente que usava 0,3 de folga nas bielas e nos mancais, original aho que era 0,1. Costumavamos tb aprofundar o rasgo original de lubrificação para formar essa bolsa. Usava 3 kilos de pressão de oleo e a temperaura sempre era 90’ e o importante era o aditivo para oleo B12 para essa rotação de 8400 que atingiam meus motores.Junior Lara Camposhttps://www.blogger.com/profile/06214356787884484252noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8711695258618574080.post-3809515541867842642010-08-12T20:17:37.604-03:002010-08-12T20:17:37.604-03:00Fernando, vou contar mais umas coisas que eu desco...Fernando, vou contar mais umas coisas que eu descobri por mim mesmo, não por boca de terceiros......normalmente as bombas de oleo originais nos motores preparados e com rotações elevadas, dão muita pressão, só pra vc ter uma ideia, o DV3 se teve-se uma pressão em torno de cinco ou mais kg com essa rotação, fundia, sabe porquê......porque o oleo com muita pressão acaba cavitando e não lubrifica, por isso que tem que ser feito bolções no virabrequim para ficar sempre com oleo......eu nos motores AP quando eu corria de F2 ou mesmo de F Super 1600, os meus motores quando quentes não tinha mais do que tres kilos e meio, isso com bronzinas metal leve......no F2 os motores viravam 9400rpm e na super virava 8600rpm ......agora tem outra coisa completando o que o Lara falou, as bronzinas nos motores a alcool tem que ser de boa marca e o motor tem que ser aberto no tèrmino de toda a corrida e trocado os casquilhos, porque o alcool acaba indo para o oleo e deixa as bronzinas todas comidas como se fosse escamas de peixe......então Fernando muita pressão de oleo é ruim para o motor, amarra o motor, as folgas do motor são outras, e temos que trabalhar com um belo radiador para deixar sempre o oleo na temperatura ideal.......mais um pouco eu passo as dicas todas de graça..hahahahah....abraços.ferraznoreply@blogger.com