sexta-feira, 29 de março de 2019
quinta-feira, 28 de março de 2019
CanAm 1969...
Foto Jim Witkewski - Os papões...Hulme e Bruce, McLaren M8B Chevrolet V8 7.003cc
Big John Surtees - Chaparral 2H Chevrolet V8 7.003cc
Foto Larry Fullhorst
Foto Bert Leanburg - Chris Amon - Ferrari 612P V12 6.227cc
Foto David Kutz
Outro dia meu amigo Chambel mostrou o carro abaixo em um grupo do Facebook, uma Elva Porsche MKVII que usava o motor do Porsche 904, procurei em vários lugares, inclusive no excelente Racing Sports Cars e nada encontrei.
Questionei sobre aquela carroceria levantada, seria assim mesmo ou um freio aerodinâmico? Um dia encontro algo sobre.
Então pesquisando vi centenas de belas fotos no RSC e resolvi dividir algumas com vocês, desta que foi uma das mais belas categorias do automobilismo.
Questionei sobre aquela carroceria levantada, seria assim mesmo ou um freio aerodinâmico? Um dia encontro algo sobre.
Então pesquisando vi centenas de belas fotos no RSC e resolvi dividir algumas com vocês, desta que foi uma das mais belas categorias do automobilismo.
Elva Porsche MKVII
Rui Amaral Jr
sexta-feira, 22 de março de 2019
A aula de Pace. Conta Cuca
Pace e Marivaldo
Era uma sexta normal, eu estava na casa dos meus irmãos em
São Paulo. Acordei, e fui tomar um café, liguei o radio, pois eles não tinham
televisão, exatamente no minuto em que o locutor falou que, José Carlos Pace,
havia sofrido um acidente de avião, e não sobrevivera...Com ele, havia morrido
Marivaldo Fernades, dono e piloto do avião. Fiquei estático, o pão, parou na
minha garganta. Como assim? Meus heróis não morriam, ainda mais num teco-teco..
A noticia estava errada, ele fizeram um pouso forçado na mata, mas estavam bem.
Era isso que tinha que ser, nada mais que isso...
Infelizmente
não foi assim.. . Na realidade, foi um dia muito triste, pois passei o dia todo sozinho, e querendo entender
os desígnios de Deus...
Não tive
a felicidade e a honra de conhecer o "Moco", mas tenho algumas
historias em que eu estava bem do lado dele. Lembrem-se, eu era ma criança,
fanática por automobilismo. Então, qualquer contato com os meus ídolos foram
importantes para mim.
F2...
Os
primeiros contatos que tive com ele, foram muito rápidos, eu sentado nas arquibancadas,
e ele passando num F2 a 250km/h na minha frente. Da para imaginar o como foi rápido. Mas, foi a
primeira vez que eu o vi pilotar, assim como vi o Emerson, Wilsinho, Schenken,
Hailwood , Hill, Peterson, e tantos outros que estavam naquele Torneiro
Internacional de Formula 2. Ali, eu acho que os brasileiros viram o que os
formulas andavam.
Teve uma ano, que o Moco corria na March F1, e meu irmão,
Marco Souto Maior, que era jornalista automobilístico, me levava para os treinos, eu ficava na arquibancada, e ele ia
fazer a cobertura nos box...Lembro-me, que ele chegou para o Pace e perguntou:
-E ai Moco, como
esta o carro? Moco respondeu:
-Que carro? Essa porra não anda...
Meu irmão riu, mas viu que não era hora para piadas...
No ano seguinte, já na Surtees, muito mais animado, meu irmão
arriscou e fez a mesma pergunta. Mais calmo, Pace respondeu...
-O carro só não anda mais por falta de dinheiro...
O tempo passou, e demorou para eu ver o Moco novamente, mas,
quando aconteceu, foi simplesmente especial...
Estávamos em
Interlagos, em mais uma aula do "Curso Marazzi de Pilotagem". Eu,
quando podia, matava as aulas e ia para Interlagos com o meu irmão, que era
aluno do Expedito, e esse, foi um desses
dias.
Os alunos estavam não andando muito, então, o Expedito
chamou todos pra os boxes, para um "esporro" coletivo. Todos os
carros estavam nos box, a pista livre. Marazzi falando com os alunos, e eu
atrás dele, quando vi um carro chegando. O Expedito estava tão puto, que nem
percebeu. O carro parou atrás de mim, olhei para a janela, o vidro baixou
devagar e surge o Moco, era o cara, ali, na minha frente, num belíssimo Passat
Dacon prata...
-Fala professor...
-Moco... Tudo bem?
-Tudo, posso dar umas voltas ai? Perguntou o Pace...
Expedito, se curvou, e com os dois braços disse...
-Por favor, mas anda rápido, tá?
O Moco olhou sorriu e disse:
-Deixa comigo...
E saiu acelerado...
O Marazzi virou para os alunos e disse:
-Vamos para grade do "Laranja", pois agora, vocês
vão ver o que é pilotar...
Corremos todos para o "laranja", e ficamos babando
de como o cara era rápido.
Moco deu três voltas inteiras e parou na quarta. O
interessante, é que a maioria dos alunos, não perceberam quem estava pilotando
o Passat...
No final da quarta volta, o Moco passou pelos boxes, deu um
meia parada, o Expedido chegou na janela do carro, falaram por trinta segundos,
e o Passat saiu acelerando forte.
Logo depois, o Marazzi reuniu os alunos e deu a noticia para
aqueles que não sabiam quem era o cara do Passat... Neguinho babou.. Eu babo
até hoje quando lembro daquelas três voltas. Tempos depois, estive perto do
Pace, no teste do Copersucar FD01, onde, o Emerson testou o carro. Sempre
calmo, solícito. Gostaria de ter melhor oportunidade de conhecê-lo, não tive,
mas sou feliz por ter visto ele correr e
dar aula de pilotagem.
Pace, Niki...popuco antes do acidente do austríaco.
Para terminar, um repórter, perguntou ao Bernie, se o Lauda
tinha sido o melhor piloto da Brabham?
Ele respondeu:
-Se eu tivesse o Carlos (assim ele chamava o Pace), nunca ia
precisar do Niki..
Sem desmerecer o Niki, e nenhum outro piloto, pra mim, o
Pace tinha pilotagem mais refinada de todos os brasileiros, era um mistura de
Nelson Piquet, com Emerson...
Grato José Carlos Pace, o seu Mocô, por todas as emoções que
você me fez sentir...
Mario Marcio “Cuca” Souto Maior
_______________________________________________
"Rui, quero escrever um texto sobre o Pace...."
"Manda ver Cuca!"
Gostaria de colocar mais algumas fotos neste delicioso texto do Cuca, mas o tempo anda curto, me desculpem.
Agora pode até parecer pretensão masssss...acredito que caso nosso amigo Expedito não tivesse partido antes da hora, certamente gostaria do que escrevemos e postamos neste bloguinho!
Aos que nos deixaram antes da hora.
Rui Amaral Jr
NT: Alguns "historiadores" que vêm ao História "pesquisar" peço que ao copiar algum textos e publicarem, não precisam fazer qualquer referencia ao blog, mas deem os devidos créditos aos autores.
quinta-feira, 14 de março de 2019
Porsche 550...
Hoje fuçando em meus arquivos encontrei a foto acima. Dei o crédito à ela pois acredito que recebi do Andrew.
Andrew e Michel são historiadores dos Porsche 550 e ao longo dos anos trocamos inúmeros e-mais, pois o interesse dele é saber o fim que levou o Porsche 550 RS de meu irmão Paulo. Mesmo quando meu irmão ainda vivia nunca lembrou à quem vendeu o carro, eu muito menos pois tinha oito anos, sabemos que no fim o carro virou o Fitti-Porsche carro que Emerson, Wilsinho e Lian Duarte pilotaram.
Desta foto a nada sei, vejo o Porsche na cor vermelha tal como Celso Lara Barberis correu, ao seu lado um carro azul que parece uma Ferrari, ao lado o que me parece ser uma Maserati e na pole outra Ferrari. Atrás alinhando um Porsche 356 conversível alinhando.
Caso alguém tenha a autoria desta foto, e à que prova e ano se refere, farei novo post com os devidos créditos.
De óculos José Gimenez Lopez de quem meu pai comprou o Porsche, ao seu lado Jean Louis Lacerda Soares, atrás o 550 RS.
Celso Lara Barberis correndo com ele...foto cedida por meu amigo Bird.
Paulo Amaral
Lian e o FItti-Porsche no Rio.
Rui Amaral Jr
segunda-feira, 11 de março de 2019
Apenas um foguetinho!
A carretera Gordini de Bird & Wilsinho
A segunda colocada de José Carlos Pace & Carol Figueiredo
"Chico, como era pilotar aqueles Gordinis?"
"Rui, alguns deles tinham o motor do R8, outro tinha um motor mil mas instalado no centro do carro com cambio de cinco marchas, um pequeno foguete!"
Pois bem, venho querendo escrever sobre eles faz algum tempo, apenas não encontrava nada à respeito.
Outro dia num daqueles grupos do Facebook um piloto que pilotou para a equipe Greco, comentou que estes carros com motores do R8 não existiram, não comentei nada.
Pois bem na I Seis Horas de Curitiba a carretera Gordini #46 vencedora tinha, como diz o Chico, "pendurado na traseira", ou seja no lugar original, um motor 1.400cc do R8, o mesmo dos Bino MKI, com um cambio Collotti de quatro marchas (COLLOTTI). Posso estar chutando mas provavelmente também usavam um diferencial autoblocante! Não sabemos a potencia exata destes motores, algo entre 120/140 hps.
Acredito que a outra, a #47, pilotada por Pace e Carol seja aquela com motor mil instalado por obra do mestre Nelson Enzo Brizzi, no centro do carro com o cambio na traseira, que apesar de ter o motor menor também era um foguete!
E...os "carrinhos" largaram entre as carreteras Ford e Chevrolet, com seus motores Corrvette e Edelbrock alguns com "uns" 350 hps...daí choveu!
Largada...
Uma coisa que notei foram os pneus dos Gordinis, pareciam Cinturattos, mas não posso precisar...
A carretera de Altair Barranco & José Grocoski que liderou no começo da corrida...leia o delicioso texto de meu amigo Ari Moro em "Seis Horas de Curitiba por Ari Moro"
As fotos e texto do Ari recebi dele mesmo, as outras da AutoEsporte recebi de um amigo, que sinceramente não lembro o nome, minhas desculpas e um abração aos dois.
Caro Chico, obrigado pelas milhares de horas de papo, um abração.
Um abraço à todos
Rui Amaral Jr
quinta-feira, 7 de março de 2019
Ararê Novaes....
Caros amigos/amigas...
Continuando com a campanha "venda de pôsteres" pra
arrecadar fundos ($) pra minha cirurgia de Catarata.
São cinco pôsteres (tamanho A3) com os F1 do
Emerson/Piquet/Senna/Fittipaldi e Barrichello por R$ 250,00.
Unitário R$ 70,00.
Envio os arquivos em alta definição por e-mail.
Contatos in box ou pelo e-mail abaixo:
ararenovaes21@gmail.com
Ararê Novaes
sexta-feira, 1 de março de 2019
Interlagos...
Vamos para a 2a Edição - Interlagos: Histórias de um Templo,
onde andaremos no mítico traçado antigo de Interlagos passando pelas temidas
curvas 1, 2 , 3, subida do lago entre outros . Faremos paradas em diversos
pontos importantes da pista (traçado antigo e atual) para tirar fotos, ouvir
histórias de quem fez parte dessa história. O objetivo de nosso evento é
resgatar a memória da antiga pista , e homenagear pilotos que fizeram essa
história.
Além do passeio nos 2 traçados, teremos palestra , exposição
de carros de corrida, conheceremos a torre de controle , boxes Além de brindes aos participantes.
CRONOGRAMA DO EVENTO:
9:20 – Briefing para os participantes e vídeo sobre a
construção do autódromo
10:10 – Saída dos carros para a pista (pista antiga, anel
externo e pista nova)
10:50 – Retorno aos boxes para visitação a torre de controle
11:15 - Palestra com personalidades do automobilismo
Brasileiro
12:00 – Horário livre para visitação dos boxes , carros de
corridas e os carros participantes .
13:00- Saída do 1º grupo para as voltas com parada em
trechos específicos da pista.
13: 20 – Saída do 2º grupo para as voltas com parada em
trechos específicos da pista .
14:30 – Encerramento do evento com um desfile de todos
participantes ( 5 voltas na pista )
15:00 – Retorno para o Box e finalização do evento .
15:15 – Visita ao Kartódromo Ayrton Senna ( opcional e sem
custo)
Marcelo Carloviche
Curva Três da pista original, à esquerda na frente a curva Quatro que levava à Ferradura, no alto a curva da Junção que leva à linha de chegada...saudades!
Saída da Ferradura no sentido original, hoje chamam esta curva de Laranjinha e o sentido é inverso! É uma piada o que fizeram em nosso Templo!
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Ontem recebi o convite do Marcelo e lá estarei na terça feira com alguns amigos, é muito importante este resgate, vamos lembrar um pouco do que foi esta estupenda pista.
O texto abaixo das fotos é meu, caso fosse escrever tudo que penso sobre a atual situação...
É muito importante que não esqueçamos que hoje nosso Templo leva o nome de um dos nossos, Autódromo José Carlos Pace-Interlagos.
Parabéns Marcelo, grande iniciativa!
Abraços à todos e até lá.
Rui Amaral Jr