Emerson e Stewart
A BMW Motorsport de Chris Amon e Hans Joachin Stuck vencedora em Nurburgring.
Algum tempo atrás o Caranguejo e eu mostramos um Ford Capri RS 2600 RW em que Emerson Fittipaldi e Niki Lauda correram as 6 Horas de Nurburgring 1973. Pois bem, ontem verificando algumas visitas ao post em que apenas comentamos a corrida resolvi mostrar o Campeonato Europeu de Viaturas de Turismo de 1973, aquela corrida em particular e os vencedores das outras etapas.
Regido pelo regulamento da FIA para viaturas de turismo o Campeonato Europeu foi disputado no Grupo 1 e Grupo 2. Foram oito corridas em Monza, Slazburb (Áustria), Mantorp Park (Suécia), Nurburgring, Spa, Zandvoort, Nurburgrin e Silverstone.
A batalha pela vitória foi toda entre dois carros, a BMW 3.0 CSL que usaram as preparações da Alpina, Schnitzer e da própria BMW hoje Motorsport e os Ford Capri 2.6 RS preparados pela Weslake.
Muitos pilotos da Formula Um correram Mass, Stewart, Lauda, Amon, Hunt, Ickx, Pescarolo, Mezário e Emerson Fittipaldi.
Regido pelo regulamento da FIA para viaturas de turismo o Campeonato Europeu foi disputado no Grupo 1 e Grupo 2. Foram oito corridas em Monza, Slazburb (Áustria), Mantorp Park (Suécia), Nurburgring, Spa, Zandvoort, Nurburgrin e Silverstone.
A batalha pela vitória foi toda entre dois carros, a BMW 3.0 CSL que usaram as preparações da Alpina, Schnitzer e da própria BMW hoje Motorsport e os Ford Capri 2.6 RS preparados pela Weslake.
Muitos pilotos da Formula Um correram Mass, Stewart, Lauda, Amon, Hunt, Ickx, Pescarolo, Mezário e Emerson Fittipaldi.
Jochen Mass e Jonh Fritzpatrick
Ford Capri RS 2600
Grupo 2
Motor-Ford-Weslake 151 60°V6
Diâmetro x curso 96,0 x 69,0
Cilindrada - 2999 cc
Comando unico no cabeçote
2 válvulas por cilindro
Potencia 327 HP/7600 rpm
Injeção Kugelfischer
Cambio - ZF 5 marchas
Peso 973 kg
freios disco / disco
Rodas - dianteiras 12 x 16 traseiras 14 x 16
Pneus Dunlop (Goodyear para Stewart)
Grupo 2
Motor-Ford-Weslake 151 60°V6
Diâmetro x curso 96,0 x 69,0
Cilindrada - 2999 cc
Comando unico no cabeçote
2 válvulas por cilindro
Potencia 327 HP/7600 rpm
Injeção Kugelfischer
Cambio - ZF 5 marchas
Peso 973 kg
freios disco / disco
Rodas - dianteiras 12 x 16 traseiras 14 x 16
Pneus Dunlop (Goodyear para Stewart)
A Schnitzer de Vitório Brambilla e Hanri Pescarolo
BMW 3.0 CSL Schnitzer
Grupo 2
Motor BMW M52/3 Schnitzer 6 cilindros em linha
94,0 x 84,0 cilindrada 3498 cc
Um comando de válvulas no cabeçote OHC
2 válvulas por cilindro
Potencia 385 HP - 7900rpm
Injeção Kugelfischer
Cambio Getrag 5-marchas
Peso 1100 kg
Rodas 12 x 15 / 12,5 x 15
Pneus Dunlop
BMW 3.0 CSL Alpina
Grupo 2
Motor BMW M52 Alpina 6 en linha 89,3 x 80,0
Cilindrada 3003 cc
1 comando de válvulas no cabeçote OHC
2 Válvulas por cilindro
Potencia 324 HP - 7000rpm
Cambio ZF 5-marchas
Peso 1062 kg
Grupo 2
Motor BMW M52 Alpina 6 en linha 89,3 x 80,0
Cilindrada 3003 cc
1 comando de válvulas no cabeçote OHC
2 Válvulas por cilindro
Potencia 324 HP - 7000rpm
Cambio ZF 5-marchas
Peso 1062 kg
Toine Hezemans/Dieter Quester/Harald Menzel
Klaus Fritzinger/Hans Heyer
Jochen Mass/Dieter Glemser
NSU 1000 TTS # - 996 cc Grupo1 - Günter Bobach/Robert Hansen
oyota Celica GT - Toyota 1588 cc Grupo 1 - Freddy Kottulinsky/Ove Andersson
VW 1302S - 1583 cc N/A - Grupo 1 - Dieter Götting/Werner Rohr
Campeonato de 1973
Consultas e fotos