Com a 312 T4 a Ferrari voltou às vitórias em 1979, dominando os dois campeonatos, de pilotos e construtores. A luta pelo Campeonato de Pilotos é entre Villeneuve e do Sul-Africano Jody Scheckter, que ganharam três corridas cada, sendo Schecter campeão graças a uma maior regularidade. Nas duas primeiras corridas do ano, Argentina e Brasil, foram feitas com as 312 T3, estreando a T4 na África do Sul, com Villeneuve em primeiro e Jody em segundo, repetindo a dobradinha na próxima corrida em Long Beach. A primeira vitória de Scheckter veio em Zolder. Outra dobradinha veio na vitória de Scheckter, desta vez em Monza, onde além de vencer é coroado campeão do mundo.
Gilles vence em Kyalami acima e Long Beach abaixo
Jody vence sua primeira corrida pela Ferrari em Mônaco
O carro é uma evolução da série T, e venceu três títulos de pilotos, Lauda 1975/77 e Jody 1979, e quatro de construtores, 1975/76/77 e 1979 para Casa de Maranello. Seu motor Boxer, com uma grande dimensão transversal não é adequado para a evolução da aerodinâmica e para superar os problemas os técnicos da Ferrari tiveram que alargar ainda mais os lados, para criar os condutores internos que, apropriadamente divididos, conduzem o ar para o radiador e para a alimentação. A suspensão foi redesenhada a fim de criar a menor resistência possível para o ar e os freios traseiros estão in board para reduzir o peso não suspenso, a aderência e aumentar a tração.
Jody vence em Zolder
Vitoria em Monza e o titulo para Jody
Jody em Watkins Glen
Motor:
Traseiro, longitudinal, 12V 180°
Diâmetro e Curso 80 x 49,6 mm
Cilindrada unitária 249,31 cm3
Cilindrada total 2991,80 cm3
Compressão 11,5 : 1
Potencia máxima 379 kW (515 CV) a 12.300 giri/min
Potencia especifica 172 CV/l
Distribuição, duplo comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro
Alimentação injeção indireta Lucas
Lubrificação carter seco
Ficção multidisco
Chassi monobloco, em liga leve e painéis de alumínio
Suspensão dianteira, independente, quadrilátero transversal, molas helicoidais com amortecedores telescópios in board e barra estabilizadora.
Suspensão traseira, independente, quadrilátero transversal, molas helicoidais, amortecedores telescópicos, in board e barra estabilizadora.
Freios a disco
Cambio 5 marchas + Ré
Direção pinhão e cremalheira
Reservatório de combustível capacidade 190 l
Pneus dianteiros 23/59 x 13
Pneus traseiros 38/68 x 13
A Gilles, Campeão sem titulo...
Rui Amaral Jr