segunda-feira, 30 de março de 2009
REENCONTRO
quarta-feira, 25 de março de 2009
Luiz Eduardo Duran- A primeira corrida a gente nunca esquece.
segunda-feira, 23 de março de 2009
CAMPEÕES SEM TITULO II - A VOLTA DA RAZÃO
sexta-feira, 20 de março de 2009
HISTÓRIA
12 de julho de 1936 / Circuito do Jardim América Clique e conheça a história dessa prova
Desde que comecei a escrever este blog , sempre que preciso fazer alguma consulta busco nas páginas de dois amigos historiadores as respostas , um é o Carlos de Paula o outro é o Paulo Peralta .
Agora , depois de muitas pesquisas o Paulo Peralta escreveu magnificamente a história do primeiro grande prêmio corrido na cidade de São Paulo , é uma obra que ele está colocando em seu site http://www.bandeiraquadriculada.com.br/ . Ao começar a ler dois dias atrás fiquei até emocionado , tal foi a descrição feita por esse historiador dos acontecimentos que precederam a corrida .
Parabéns Paulo
quinta-feira, 19 de março de 2009
MAIS QUE CAMPEÕES
quarta-feira, 18 de março de 2009
CAIXA TRÊS
Vivo escrevendo que a CAIXA TRÊS , atrapalhava minhas largadas , agora nos arquivos do Duran e do Orlando achei algumas fotos de largadas e vou mostrar o que acontecia . Em primeiro lugar , a CAIXA TRÊS foi uma criação de ninguém menos que o grande Crispin ,eram feitas pela M.M que comercializava os Pumas e tinha uma equipe de corridas . Sendo as relações de cambio de um VW normal , feitas para andar na rua , a 1ª marcha era curta para aproveitar a potencia do motor nas saídas , e as outras marchas seguiam até a quarta , feita para andar em estradas , a distancia de relações entre elas era enorme , o que em corridas , com um motor que girava absurdamente mais , eram impraticaveis . Que eu saiba o Crispin fez a caixa 1 , 2 e 3 , que poderiam ser usadas com diferentes relações de coroa e pinhão , a 8/31 , 8/33 , e 8/35 adequando o cambio à pista onde fosse realizada a corrida , alem disso existiam varias relações de 3ª e 4ª marchas , lembro que a 4ª que usava nesta época era 0.96 . A CAIXA TRÊS possuía uma primeira e segunda marchas longuíssimas , aproximando as quatro marchas , assim podendo aproveitar melhor a curva de potencia do motor e usar marchas especificas em curvas especificas . Muitas vezes usei a CAIXA TRÊS com diferencial 8/31 o que em um motor que girava à 7500 RPM , levava a 1ª marcha com os slics de aro 13 da Pneubrás e 20 de altura alcançar absurdos 100/105km/h . Depois que o carro embalava era uma delicia , em Interlagos a tocada era assim . "UM e DOIS" 4ª , "TRÊS" 3ª , primeira perna da "FERRADURA" entrada em 4ª 3ª na tangencia e 2ª já na tomada da perna a esquerda , "SUBIDA do LAGO" ( eta curva complicada ) entrada em 4ª e no meio da curva 3ª , "SOL" que maravilha de curva 4ª , "SARGENTO " 2ª , "LARANJA" 3ª , entrada do "S" 1ª segunda perna a esquerda 2ª , "BICO do PATO " 1ª , "JUNÇÃO" 2ª na entrada e logo a seguir 3ª , sendo a 4ª engatada no antigo "CAFÉ" . Era muito bom de guiar , lógico feito pelo Crispin !! só que a largada era complicada , o motor tinha que ser mantido em giro alto , senão os WEBER 48 encharcavam as velas e sua corrida acabava ai , a hora que abria o sinal verde era uma loucura , todo mundo te passava e você ali controlando os giros do motor e a embreagem , que não podia ser solta de cara , mais sim aos poucos , com o motor em giro alto . Nas fotos acima dá para observar , na primeira estou a poucos metros da largada com o Duran atrás de mim , na segunda ele já me ultrapassou e os de trás estão chegando , já na tomada da "FERRADURA" estou atrás de todos aqueles carros . Ai tinha de andar forte o tempo todo para descontar o tempo perdido na largada . Sei que a criação do Crispin foi ótima , só que os Pumas , eram mais leves , e as corridas mais longas , era muito bom guiar com elas , só que nos VW elas davam este trabalho todo .
terça-feira, 17 de março de 2009
Bons Tempos
ORKUT : para mim que mal sei usar um PC é uma palavra estranha , só que sem saber eu tinha uma conta aberta neste tal de ORKUT , no sábado fui fuçar , e encontrei um recado do Belmonte para o Duran nos seguintes termos , " encontrei outro braço duro " , ora se referia a minha pessoa . Só que olhando bem não fiquei aborrecido , afinal o Duran era meu amigo Luiz Eduardo Duran e o Orlando era Orlando Belmonte Junior , também amigo , que correu algumas provas na T.E.P em 1982 .
sábado, 14 de março de 2009
Luiz e Chico
Hoje ao abrir meu blog vi com satisfação dois seguidores novos . Dos meus seguidores tenho um baita orgulho , desde meu filho , seus amigos , do Fred que fez um link maravilhoso de seu blog ao meu , do Fabio do Paperslotcar , do Carlos de Paula , do Edo , do Luiz Salomão , do Rodrigo , enfim de todos , todos . Sempre escrevo pensando neles , são minha força e incentivo . Agora vejo que duas pessoas a quem admiro muito também estão me acompanhando , o Luiz e o Chico . O blog que conta histórias deste fantástico piloto http://luizpereirabueno.blogspot.com/ é feito com carinho por seus seguidores Ronaldo e Eduardo , e podem ter certeza que tudo de bom que é escrito sobre o Luiz é merecido . E o http://interlagosantigo.blogspot.com/ onde estão o amigo Chico Lameirão e outros grandes como o Paulão , Ingo , Bird , Bob Sharp . Lá eles escrevem sobre a antiga pista de Interlagos , com seu maravilhoso traçado , e tentam revitaliza-la , contem comigo .
Ao Luiz e ao Chico meu abraço , sou fã de carteirinha dos dois .
quinta-feira, 12 de março de 2009
Antônio Carlos Avallone
Acima Avallone e seu F 5000 transformado em D4 , abaixo em seu D4 na saída do "SARGENTO" ,fotos Saloma do blog .