A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

O HOMEM QUE ODIAVA ENZO

Emilio Villoresi era o irmão mais novo de Luigi Villoresi. Compartilhava com Gigi o gosto pela velocidade e juntos participaram das Mille Miglia ou mesmo do Rally de Montecarlo, mas desenvolveram carreiras separadas. Enquanto Luigi optava pela Maserati, Mimi escolhia a equipe Alfa-Romeo, à época comandada por Enzo Ferrari. De futuro promissor, Emilio exibiu sempre habilidade comparável a de Luigi, mas seu destino era diferente.





Emilio e Luigi na Fiat 1500 no Raly de Monte Carlo 1937.
Mille Miglia 1933 - Gigi e Emilio foram  33ºs com a Fiat 508S Balilla.

Em junho de 1939, foi escalado para uma demonstração para jornalistas em Monza, a bordo da Alfetta 158. A famosa culinária italiana, o vinho... Após o almoço, Emilio foi para a pista, mas perdeu o controle e bateu forte em uma árvore. Devido aos ferimentos faleceu no dia seguinte. Luigi ficou arrasado e quando inquiriu Enzo, ele lhe disse que Emilio comera e bebera demais e sofrera uma congestão ao volante. Gigi desde então, passou a desprezar Enzo,mais ainda quando Consalvo Sanesi, outro piloto da Alfa-Romeo, contou-lhe que na verdade o equipamento é que falhara. Uma quebra no sistema de direção (já ouvimos falar em problemas na suspensão) provocara o acidente. "Como homem, Enzo não era bom", disse Luigi certa vez. Porém o mundo dá voltas. 

Gigi e Ciccio Ascari.
GP da França 1951 Reims - Gigi chega no quinto lugar com a Ferrari 375.
Gigi, Enzo e Ciccio!

Na década de quarenta, Villoresi foi até o homem de quem não gostava e com ele acertou a sua própria contratação e a de um jovem talento de quem era mentor: Alberto Ascari. E assim formou-se uma das primeiras duplas da Ferrari S.E.F.A.C. que produziria grandes resultados, até Ascari ir embora... papo para outro dia.                    

 CARANGUEJO

Gigi e a Maserati...ele sobreviveu!

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

GP DOS EUA 1979 - Watkins Glen

 Nelson a BT49 e o capacete branco!

1979 os campeonatos da Formula Um estavam decididos quando chegaram à Watkins Glen a derradeira corrida, Jody com a Ferrari 312 T4 já era o Campeão do Mundo e a Ferrari Campeã dos Construtores depois de vencer seis vezes na temporada três com Jody e após W.Glen três com Gilles. Mas um carro já vinha despontando para para 1980, era a equipe de Frank Willians  com um patrocínio forte, um bom carro e um piloto raçudo que neste ano havia vencido quatro vezes...a dupla imbatível; Alan Jones e a FW07, com a qual o grande Clay Regazzoni havia vencido a primeira corrida para a Willians no GP da Inglaterra em Silverstone.  
Depois da vitória de Clay o que se viu foi só a FW07 vencendo...venceu em  Hockenheim,Zeltweg e Zandvoort com Jones, depois Jody venceu em Monza vencendo o campeonato e novamente Jones venceu em Montreal.
O final de semana em Watkins Glen foi complicado, choveu na sexta e sábado com o tempo seco Alan Jones e a Willians FW07 enfiou apenas 1 30/100 sobre Nelson e a Brabham BT49 o segundo no grid...
Na largada Gilles toma a ponta seguido por Jones, Nelson Piquet fica muito atrás pois largou com pneus para pista seca...Gilles dominou de ponta à ponta chegando 50 segundos à frente do segundo...Jones abandonou com problemas na suspensão  e Piquet, com este capacete que vemos na foto, depois de uma bela corrida abandonou com problemas de motor não sem antes fazer a melhor volta da corrida!


   Gilles
Jones
Reutemann
John Watson MacLaren dá uma carona ao Cadango que estava com este capacete branco...

CLASSIFICAÇÃO FINAL




Ao amigo Ararê

Rui Amaral Jr

PS: Em um bate papo com meu amigo Alvaro Guimarães comentávamos sobre capacetes e macacões da época...vejam que Piquet já um piloto consagrado estava com o macacão sujo e um capacete que sabe-se lá onde arranjou...ele ainda lembrou de um dia em Interlagos quando no box viu o capacete de Graham Hill com a viseira quebrada na ponta. Hoje os pilotos saem limpinhos dos carros têm um montão de capacetes e macacões!   
...esqueci...meu amigo Marcelo Indy acertou!