A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

“INTERLAGOS NÃO PODE MORRER” por Edson Paes

Speed 1997 - O Templo pulsava, os grids eram lotados!

Seria um paradoxo, talvez sim talvez não.

Prostrado em seu leito, antes de vida pungente, dinâmica, triunfal eu diria, hoje a espera que se desliguem os aparelhos que o mantem vivo talvez esperando a morte.
Assim como seu primo mais novo de nome estranho foi cruelmente assassinado a beira do mar na cidade maravilhosa. Seu corpo jaz em estado de decomposição irreversivelmente eliminado.
Há salvação com certeza, mas aqueles que desejam sua morte já são maioria.
No leito de morte ele se debate a procura de uma lufada de oxigênio a mais que o possibilite respirar sem estes malditos aparelhos que o mantem internado, enclausurado em uma UTI suja, abandonado aos interesses diversos que não são a sua total cura.
Um outro primo seu agoniza no corredor da morte sem nunca ter cometido qualquer crime se não o regozijo de quem se deliciou ao conhece-lo.
Mas ele resiste, inimigos o vilipendiam anualmente.
É explorado como a um animal de tração, sentenciado a gerar lucros de todas as formas.
Seus inimigos sabem que devem antes de mata-lo, matar sua ilibada e rica historia para que possam justificar também a sua morte.
Estou falando de Interlagos, o nosso Templo onde um dia ousamos a nós mesmos desafiar, onde enfrentamos todos os nossos medos, onde derrotamos nossos fantasmas.
Onde disputamos curvas imaginarias ou não, onde desafiamos as leis da gravidade e da logica, onde em frações de segundo aprendemos a nos completar como seres dinâmicos que somos.
Não aceito que se mate uma parte de mim, uma parte melhor do meu eu.
Sei que meu grito encontra eco e através deste eco estrondoso que reverbera da largada até a chegada, passando pelo esse do Senna, retão, descida do lago, laranjinha, essinho, bico de pato, mergulho, junção e subindo o café esse eco traz nomes que jamais poderão ser sepultados com escombros provindos daquele chão que centenas de pessoas reais, pessoas que de alguma maneira escreveram e escrevem a historia deste Patrimônio Brasileiro.
Eu convoco nossos ídolos e companheiros ascencionados ou não, José Carlos Pace, Ayrton Senna, Luizinho Pereira Bueno, Chico Landi, Marivaldo Fernades, Antonio Carlos Avalonne, Antonio Castro Prado,Adu Celso, Camilo Cristoforo Cezar “Bocão” Pegoraro, Amadeu Rodrigues, Amadeu Fernandes, Chico Lameirão, Bird Clemente, Ingo Hofmann, Paulo Gomes, Arthur Bragantini,Pedro Mufatto, Ricardo Mallio Mansur, Claudio Cavalinni, Orlando Lovechio, Edimir Fernandes, Claudio Dudus, Hamilton Vloso Prado, Benedito Gianetti , Airton Favoretto, Celso Lara Barberis, são milhares de nomes e com certeza não há espaço para mencionar fisicamente a todos, mas com certeza eu peço a energia de todos para que se salve nosso Templo.
Convoco também aqueles que tombaram dentro do Templo:
Milton Zapia em 1947
Djalma Pessolato em 1957
Fernando Mafra Moreira em 1962
Celso Lara Barberis em 1963
Dinho Bonotti em 1963
Américo Gioffi em 1964
José Almemida Santos em 1973
Paulo Rosito Filho em 1981
Zeko Gregurinic em 1985
Valdir del Grego em 1987
Rafael Sperafico em 2007
João Lisboa em 2011
Gustavo Sondermann em 2011
Paulo Kunze em 2011

Que literal e fisicamente deram seu sangue por, e em Interlagos, vamos salvar nossa historia.
Sei que muitos, principalmente os nomes que citei, não dependem de Interlagos para serem lembrados, muitos brilharam inclusive em outros continentes, mas assim como eu, um amante anônimo, tem muita gente que andou em cada metro daquele asfalto e ajudou a escrever sua historia mesmo sem assinaturas.
Não creio que pessoas sem conhecimento do quão importante para cada um é cada palmo, cada curva, cada bolinha de brita, cada pedaço de zebra, cada guard-rail, possa vir a assassina-lo com requintes de crueldade para com toda rica historia de Interlagos.
Mesmo as historias que não foram escritas, elas existem dentro de cada um de nós, do quão fomos e somos felizes em Interlagos, espero profundamente que em algum momento alguém com sensibilidade suficiente faça com que seja preservada a memoria de cada Piloto, mecânico, ajudantes, fotógrafos, Repórteres, Jornalistas, Guincheiros, Pedreiros, Pintores, eletricistas, enfim todos que um dia pisaram em Interlagos!!!


EDSON MILTON RIBEIRO PAES

link

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Fala João...

Foto: Anderson Zambrzycki - Fevereiro 2016

...Excelentíssimo Senhor João  Dória Prefeito do Município de São Paulo.
Mesmo antes de sua posse sei que estava preocupado com os rumos de nossa cidade depois da desastrada administração anterior.
Uma das preocupações suas era o Autódromo José Carlos Pace - Interlagos - tanto que na reunião promovida pelo vereador Mario Covas Neto na Câmara Municipal de São Paulo  na data de 29/11/2016 mesmo antes de sua posse o senhor enviou como seu representante o Sr. Cyro Laurenza que no começo da reunião tentou explicar a um publico profundo conhecedor do assunto as origens de nosso autódromo e mais tarde reconhecendo seu pecadilho e com a educação que lhe é peculiar pediu as devidas desculpas, porém nada adiantou sobre o pensamento do senhor sobre o assunto.
Meses antes, mais precisamente em Fevereiro daquele ano eu havia escrito um texto para este blog mostrando o descaso da SPTuris e da administração do autódromo para com todos nós que fazemos parte deste mundo, mundo este que levou o nome de nosso país à todos cantos do planeta, fazendo campeões em cada recanto do mundo onde é organizada uma corrida de automóveis.   
Sei das limitações que o leonino contrato com a Formula Um assinado por gestões anteriores traz à sua administração, mas o ocorrido na gestão passada volta à ocorrer agora, com a administração do autódromo faltando com o respeito à uma classe toda de esportistas, gente que como o senhor leva para casa o sustento honesto de seu trabalho, que como o senhor provê mulher e filhos com sua lida.
Sei que sua administração está cuidando do caso, mas peço ao senhor ao tomar qualquer decisão ouça os verdadeiros interessados e não aceite mirabolantes projetos que apenas irão afundar cada vez mais nosso templo.


Rui Amaral Jr

PS: Talvez o titulo de meu post àquela época tenha parecido forte demais, mas traduz todo meu sentimento e acredito que de uma categoria de esportistas.


link  
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Anexo neste momento dois comentários pertinentes ao tema, do Renato S.22 e de meu amigo Edson. Abaixo um link importante para o blog de meu amigo Roberto Zullino.


Renato S.22 de agosto de 2017 14:50
Acho que ele está preocupado somente com sua campanha para presidente, simplesmente não fez absolutamente nada por Interlagos, estamos na mesma situação da "jestão" Malddad...

EDSON MILTON RIBEIRO PAES22 de agosto de 2017 15:02
Perfeita matéria em forma de carta. Diria eu que a SP Turis não reúne condições técnicas e nem interesses que coadunem com o esporte a motor. Estendo um comentário ao Nobre Prefeito João Dória, caro Prefeito, antes de um logradouro Publico Interlagos é um Vulcão ativo, um Museu em tempo real, uma praça de esportes do antes durante e depois. Interlagos Prefeito é um espaço pulsante em que nomes importantes desfilaram e desfilam seus talentos de forma magistral.

Matar ou fazer com que Interlagos agonize é o mesmo que ferir Chico Landi, José Carlos Pace, Celso Lara Barberis, Marinho Amaral, e tantos e tantos nomes que abrilhantaram as tardes de domingo. Fora todos os outros que ainda estão por aqui lamentando os destinos de Interlagos. Prefeito João Dória, faça historia e resolva de vez os destinos de Interlagos. Obrigado.



quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Le Mans 24 Horas 1967

Dan e A.J...o champagne da vitória!
Dan ao volante e A.J comemoram!

Dan ao volante, o ressalto na capota era para sua altura, cerca de 1.90m.
A pole foi do Mark IV de Bruce McLaren/Mark Donohue
 Segundo no grid o Chaparral de Mike Spence/Phill Hill.

GRID

 Ferrari 330 P4 de Willy Mairesse/"Jean Beurlys" terceira colocada.
Esta vai especialmente para meu amigo de tantas décadas Claudinho Carignato.
Porsche 907 LH "coda lunga" de Jo Siffert/Hans Herrmann quinto  colocado.

RESULTADO 

CLASSIFICAÇÃO FINAL POR CATEGORIA

#1 Ford Mk IV  Gurney / Foyt
Prototipos 5000: #21 Ferrari 330 P4 Scarfiotti / Parkes
Prototipos 2000: #41 Porsche 907 LH          Siffert / Herrmann
Prototipos 1600: #45 Alpine A210 Renault            Vinatier / Bianchi
Prototipos 1300: #46 Alpine A210 Renault            Grandsire / Rosinski
Sport 2000: #37 Porsche 906            Elford / Pon
Sport 1300: #64         Abarth 1300 OT         Martin / Mésange
Grand Touring 5000: #28      Ferrari 275 GTB/C      Steinemann / Spoerry
Grand Touring 2000: #42      Porsche 911 S Buchet / Linge

Voltas mais rápidas:

Geral:  #3        Ford Mk IV     Mario Andretti (USA)            3:23.600         238.014 km/h

             #4        Ford Mk IV     Denny Hulme (NZ)     3:23.600         238.014 km/h

POLES POR CATEGORIA

Geral: #2 Ford Mk IV Bruce McLaren (NZ)   3:24.400         237.082 km/h

Prototype 5000: #21 Ferrari 330 P4 Scarfiotti / Parkes     3:28.900
        
Prototype 2000: #41 Porsche 907 LH          Siffert / Herrmann     3:41.600    
    
Prototype 1600: #45 Alpine A210 Renault Vinatier / Bianchi      4:12.200
        
Prototype 1300: #46 Alpine A210 Renault Grandsire / Rosinski 4:15.400
        
Prototype 1150: #53 CD SP66C Peugeot  Guilhaudin / Bertaut 4:27.400
        
Sports 5000: #62  Ford GT40      Salmon / Redman     3:38.700 
       
Sports 2000: #66  Porsche 906   Koch / Poirot 4:00.500
        
Sports 1300: #64  Abarth 1300 OT         Martin / Mésange     no time 
         
Grand Touring +5000: #9 Chevrolet Corvette Sting Ray Bondurant / Guldstrand  3:56.000    


Fontes de pesquisa e algumas fotos






Aos meus amigos Don Ricardo, Fernando, Antonio, Silvio, Oscar, Manuel e tantos outros que participam do Classic Group no Facebook.
Resolvi postar algumas fotos e resultados destas 24 Horas depois de alguns comentários de amigos após o meu post da foto de A.J no capô do Mark IV logo após a vitória, cada um sabia muito bem o que dizer, bom participar de um grupo onde a grande maioria gosta e entende de automobilismo.

Rui Amaral Jr

Dan e Foyt 50 anos depois, valeu Manuel Carvalho

sexta-feira, 21 de julho de 2017

Conta Cuca...


Mil Milhas 1973


O autorama, era o brinquedo de todas as noites na casa do meu amigo Wlimar Foschi Filho, o Bilu. Eu fazia os carrinhos, com o patrocínio dele. Tínhamos uma equipe com os quatro carros da Autozoom, o #29, #90, #61 e o horroroso Manta roxo do Cabeção, além dos formulas 1. Era, e é uma casa na rua Pio Xi de três andares, sendo um porão, onde ficava montada a nossa pista.
Alfredo Guaraná namorava a Ligia, irmã do Bilu, e todas as noites queria ver os carrinhos e brincava com a gente em altos pegas, posso dizer que já dei uns paus no Guaraná, ao menos no autorama ele não me ganhava.
Estávamos Bilú e eu brincando com os nossos carrinhos, quando ouvimos um ronco forte de motor acelerando na frente da sua casa, segundos depois, um silêncio. Bilú olhou para mim, e balançou a cabeça negativamente, como se não fosse nada importante. Na época, ronco de motor de fusca era coisa normal. Foi quando ouvimos a voz da Ligia:
-Bilú, corre aqui...Saímos correndo pela entrada lateral da casa, e lá estava ele, Um fusca conversível branco, com o Robertinho da Autozoom no volante, com um sorriso enorme em baixo do bigodes.
-É o motor do carro do Guaraná, estou amaciando. Ele estáai?
Perguntou Robertinho...
-Não, ainda não chegou...
Respondeu a Ligia...
Ele não desligou o carro. Simpático, desceu, deu um abraço na Ligia, um oi para nós e disse:
-Fala para o Guaraná, que eu vou para a marginal de Pinheiros dar uma acelerada nesse motor, espero ele na frente do portão 3 em Interlagos...
Deu tchau a todos, entrou no fusca e saiu acelerando...
O ronco era forte. Ficamos os três na frente da casa calados só ouvindo o carro se afastar.
Bilú e eu, voltamos ao porão, e dez minutos depois, chega o Guaraná. Ele entrou pela lateral da casa e foi direto ao porão.
-Oi, tudo bem?
Era sempre um susto quando o Guaraná chegava, afinal, ele era e é um ídolo para mim. Indagou Guaraná.
Me apressei e disse:
-O Robertinho passou aqui, disse que esta te esperando na frente do portão 3...
-Como assim?
Indagou Guaraná.
-É, ele passou aqui com um fusca conversível e disse que ia andar na marginal para amaciar motor do seu carro.
Disse o Bilú.
O Guaraná não ficou surpreso, só soltou um “que doido”. Ligia chegou ao porão. Guaraná a abraçou já falando:
-Vamos para Interlagos?
Vamos...
Respondeu ela...
-Vamos lá garotada...
Convidou Guaraná.
Eu, fiquei triste, pois tinha que ir para casa, já se passavada 21 horas, o limite do meu pai era 22 horas.
Disse que não poderia ir, pois tinha que ir embora.
-Calma, eu te levo em casa e falo com o seu pai, pode ser?
Disse ele...
Claro que podia. Mas no caminho, num percurso rápido no Dodge 1800 laranja eu desisti. Eu sabia que mesmo ele falando com meu pai, ele não deixaria eu ir. Então, agradeci, e, quando ele parou na porta da minha casa, me fez uma grata surpresa. Abriu o porta luvas, e me deu uma credencial de box para a corrida.
-Quero você me ajudando na corrida...
Deu thau, e saiu acelerando pela Ibiraçu abaixo.
Fiquei parado com a credencial na mão.
Claro, fui a corrida com o Bilú, e a história dela, todos sabem. Foi uma aula de pilotagem do Guaraná. Sempre o meu ídolo.




Mario Marcio "Cuca" Souto Maior.

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Não custa lembrar novamente: Conheço o Cuca desde 1972, quando eu trabalhava com meu amigo Expedito Marazzi e ele e o Gabriel, filho do Expedito, que eram cerca de cinco ou seis anos mais novos que eu viviam na Escolinha.
Os textos dele para o Histórias já foram copiados por outros blogs e até o Wilsinho Fittipaldi já pediu autorização para divulgar uma de suas deliciosas histórias de Rato de Box.

À vocês Anete e Cuca meu fraterno abraço e obrigado pelo carinho e por esta amizade tão longa.

Rui Amaral Jr