A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 24 de abril de 2012

CORRIDAS EXTRA-CAMPEONATO II - BRDC International Trophy

Largada 1966, Black Jack dispara!


A Corrida dos Campeões, célebre prova sempre realizada na pista de Brands Hatch era uma das mais conhecidas competições fora do certame mundial, que reunia carros da F1. Tão conhecida quanto e por vezes até confundida com ela, havia também a BRDC International Trophy, que igualmente tinha sede fixa, no caso o histórico Autódromo de Silverstone. Mas ao contrário da Corrida dos Campeões, a BRDC International Trophy ainda existe, mas sem a Fórmula 1. Esta prova, era um prêmio oferecido pelo Clube de Pilotos Britânicos (BRDC – British Racing Drivers Club) e pegou o nome “emprestado” de uma antiga corrida realizada em Brooklands, o oval britânico, nos anos trinta – International Trophy. 

Jim Clark 1964

Mais antigo que a própria F1, foi criado em 1949 e teve como primeiros vencedores, Alberto Ascari e sua Ferrari 125. A partir do ano seguinte, com a instituição do então Mundial de Condutores, tornou-se uma prova extra-campeonato, contando sempre com monopostos da F1 e um ou outro F2, a partir de 1952. Podemos notar que o BRDC sempre foi uma competição que proporcionou chances a todos. Em sua relação de vencedores, encontramos além de Ascari, nomes consagrados como Giuseppe Farina (1950); Stirling Moss (1956-61); Peter Collins (1955-58); Jack Brabham (1959-64-66-69); Jim Clark (1963) e Emerson Fittipaldi (1972) ao lado de nomes menos afeitos aos primeiros lugares; Reg Parnell (1951); Mike Hawthorn (1953); Froilan Gonzalez (1954); Jean Behra (1957); Innes Ireland (1960); Mike Parkes (1967); Chris Amon (1970) e James Hunt(1974-76). Em 1977 fez-se uma experiência, abrindo-se a prova apenas para os F2, sendo vencedor o francês Rene Arnoux com seu Renault, retornando a F1 em 1978, ano do grande triunfo de Keke Rosberg e do Theodore TR1. 

Keke e o Theodore TR1

De 1979 a 1984, o BRDC tornou-se uma disputa para a Fórmula 2. Sequência natural, a Fórmula 3000 tomou o lugar da F2 de 1985 em diante, período em que os pilotos brasileiros voltaram a ter destaque: Mauricio Gugelmin/ Ralt-Honda (1987); Roberto Moreno/Reynard-Cosworth (1988); Gil de Ferran/Reynard-Cosworth (1993) e Ricardo Rosset/Reynard-Cosworth (1995). Essa fase foi encerrada em 2004, com a vitória de Vitantonio Liuzzi, com Lola-Zytek Judd, sofrendo a competição nova mudança, transformando-se numa disputa para carros históricos da F1.

Carlos Henrique Mercio - Caranguejo






VERGONHA III

Interlagos, carros na pista, nenhum público e as instalações sanitárias fechadas.

REPERCUSSÃO E COMENTÁRIOS

Roberto Zullino deixou um novo comentário sobre a sua postagem "VERGONHA!": 


Acho importante essa contribuição do Fabiano, é um relato desconhecido por quem está nos boxes. Para nós as arquibancadas e o resto sempre estiveram abertas inclusive os banheiros. 
Ao meu ver e dentro da lei orgânica do município Interlagos é um Parque Municipal como o Ibirapuera, o fato de ter uma pista é detalhe, cabe à prefeitura a operação e manutenção desse Parque, inclusive dando comodidades aos frequentadores como o faz em outros.
Vamos entender, antiga administração da SPTuris inventou uma tabela onde cobra por assento, todas as partes do Parque são alugadas separadamente. A tabela é um primor de "non sense", feita por "pilotos de escrivaninha" da SPTuris. 
A Fasp fez muito bem em não alugar as arquibancadas. Teria que pagar uma fortuna por assento existente seja ele ocupado ou não, "do the math", são milhares de assentos que teriam que ser pagos ocupados ou não. Fora que o inquilino ainda teria uma enorme despesa com banheiros e segurança. 
A Fasp aluga apenas a pista e os boxes e lá coloca estrutura nos banheiros e no resto, o papel e o sabão é colocado pela Fasp. 
A continuar a tabela da SPTuris jamais haverá um maluco que alugue as arquibancadas. Ao meu ver se as arquibancadas não foram alugadas cabe à prefeitura abrir os banheiros e colocar equipamentos dentro dos mesmos e segurança no Parque Municipal, abandonar simplesmente é crime de prevaricação, se a Prefeitura não alugou não cessou sua obrigação de cuidar dessa parte do próprio municipal. O inquilino da pista não alugou essa parte, não tem nada a ver com isso, a prefeitura que cuide do que é seu e de seus munícipes como o faz com outros Parques Municipais. A parte não alugada continua fazendo parte da responsabilidade da prefeitura e não do inquilino que não a alugou.
Isso posto vamos ao que fazer. Estou imaginando um plano onde haverá uma entidade pluripartite que envolverá a Fasp, Categorias, SPTuris e Prefeitura. Essa entidade ficaria encaregada de cuidar APENAS das arquibancadas nos dias de corrida, a Fasp que continue com o que pode fazer, organizar as corridas. As arquibancadas e divulgação deverá ser feita por essa entidade que nem precisa ter existência jurídica. É apenas uma "ação entre amigos" para fazer pressão e fazer a prefeitura cuidar do que é seu e oferecer conforto aos contribuintes. Se os mesmos vão ver corrida ou contemplar a paisagem é irrelevante, a arquibancada está lá, é da prefeitura, tem que estar aberta e cuidada pela sua proprietária que é a prefeitura.
Ao meu ver é assim que se resolvem os problemas, separando-os. Os problemas já estão identificados e tem uma síndrome de Tostines, não vai público porque se não se divulga e não se divulga porque se for público será um desastre pela falta de estrutura mínima. Pelo relato apenas uma família de menos de 10 pessoas já teve que passar agruras mesmo tendo a arquibancada apenas para si. Imaginemos 1000 famílias, seria o caos.
Estrutura existe e de razoável qualidade, mas de nada adianta se ter bons banheiros por exemplo se os mesmos ficam trancados. O que está acontecendo não tem nada a ver com corrida de automóvel que é um mero detalhe, imagine se fechar os banheiros do Parque do Ibirapuera simplesmente por achar que a entidade que alugou a Bienal teria obrigação de cuidar dos banheiros de todo Ibirapuera mesmo que estejam a kilômetros de distância, é isso que acontece em Interlagos. Em Interlagos é o que a SPTuris e a Prefeitura fazem, alugam a pista e os boxes que são cuidados pelo inquilino e por causa disso a Prefeitura e a SPTuris abandonam o resto.
Se a Fasp e outras entidades esportivas pensam só em carteirinhas ou inscrições é outro problema para ser discutido em outro forum. Sinceramente, não vejo nenhuma obrigação nas autoridades esportivas de cuidar de divulgação e marketing para atrair público, elas tem que organizar as corridas com toda segurança e de certa forma o fazem, a equipe inteira que organizou a terceira etapa está suspensa e está em curso um inquérito interno. 


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Fabiano70 disse...
Valeu Rui, excelente esta postagem. Meu pai enviou as fotos e um texto ao Flavio Gomes, que publicou e colocou um link que acessa a reportagem no seu blog, ficou bem legal.
Abraços,

Fabiano.
23 de abril de 2012 17:53
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Blogger João Carlos Bevilacqua disse...
Rui... você é um guerreiro abnegado e está fazendo sua parte. O problema é o mencionado mesmo.. são vendedores de carteirinha que não estão nem aí para o automobilismo nacional, muito menos o regional. A mídia coloca a foto de meia página de um cidadão com cara de retardado chutando uma bola, mas nem uma linha sobre o automobilismo local.. justo nosso esporte que nos deu tanto prestígio mundial.. É UMA VERGONHA.
23 de abril de 2012 19:43
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Blogger Fabiani C Gargioni #27 disse...
Grande Rui, o problema não está somente aí em São Paulo, aqui vivemos o mesmo dilema, agora sob nova direção e com algumas intervenções do ALICATÂO da terra(Francis)a coisa parece estar tomando um rumo melhor, mas este descaso com o "nosso" esporte me deixa bem desanimado às vezes. Daí eu visito o POEIRA, o HISTÓRIAS o TITO e mais alguns intrépidos contadores de boas histórias e volto a me animar, mas que tá difícil, isso tá!!!
23 de abril de 2012 21:14
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Anônimo Ferraz disse...
Pois é Rui eu estou cansado e com vergonha de falar sempre as mesmas coisas, hoje em meu blog não tenho outro comentário do automobilismo paulista, a não ser falando como ele está, ou seja uma merda...sinto vergonha de um dia ter participado de grandes eventos no qual hoje não tenho valor, nem muito menos sou lembrado.Gostei muito desta postagem, e ontem te chamei no Skype para te pedir para postar essa matéria também em meu blog...abraços.
23 de abril de 2012 22:48
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Blogger rpastor disse...
É revoltante. Somos sugados diariamente e não temos a quem recorrer. Tá ruim, muito ruim...
22 de abril de 2012 21:10
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Anônimo Ferraz disse...
Pois é Rui,está aí as coisas como elas estão, agora todos sabem porque é que falo tanto a respeito do nosso automobilismo, e tem gente que fala que eu sou louco...está aqui a pura verdade e a vergonha em que se encontra o autódromo durante um evento...os organizadores não tem um pingo de respeito pelo publico que frequenta e gosta do automobilismo...abraços.
22 de abril de 2012 21:28
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Blogger F250GTO disse...
Esse é o resultado da atual e péssima administração do Autódromo José Carlos Pace.
Felizmente essa adiministração está caindo e a volta de gente do ramo, gente acostumada ao autódromo e seus problemas e que conhece tudo de automobilismo será em breve e está garantida.
Não que os problemas serão resolvidos imediatamente, pois os estragos que fizeram de uns tempos pra cá, são muitos e de grande monta.
E a Prefeitura é conivente, está como sempre, se lixando para o autódromo.
Mas pelo menos, teremos certeza que providencias serão tomadas e por gente que entende de administração de autódromos e não gente que caiu de paraquedas e nem sabe o que é uma corrida de automóveis, nunca sentou num carro de corridas, nunca administrou coisa nenhuma.
É esperar para ver as cenas dos próximos capítulos.
Romeu.
22 de abril de 2012 22:41
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Anônimo Pedro Garrafa disse...
Isso é inacreditavel, é puro desrespeito com o cidadão, é uma vergonha, estou tão indignado com esse acontecimento que não tenho nem palavras para comentar mais....é ultrajante.
22 de abril de 2012 23:03
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Blogger Caíque Pereira. disse...
LAMENTÁVEL...
23 de abril de 2012 11:20
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Blogger Carlos R disse...
Lamentavel,infelizmente o automobilismo paulista vai acabando aos poucos.Eu mesmo que ia semanalmente a Interlagos ate para assistir treinos de Kart não tenho mais 'paciencia' para tanto descaso.
23 de abril de 2012 11:30
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Anônimo Ivan Drumond disse...
Que absurdo!

Aqui em BH não temos autódromo, e por isso não podemos levar a família pra assistir corridas.

SP tem o melhor do Brasil e faz isto com o público. Bando de incompetentes!
23 de abril de 2012 12:02
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Anônimo Anônimo disse...
Cara, você acha que estão preocupados (tanto Prefeitura quanto os pilotos) se a arquibancada está lotada ou não?
Os caras que estão na pista são alguns endinheirados preocupados em sí só e nada mais.

Uma pena!

Abraço!
23 de abril de 2012 19:02
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Blogger Rui Amaral Jr disse...
Caro Anônimo, ao contrário do que vc pensa, tem muitos pilotos que lá estão por paixão ao esporte...já escrevi sobre alguns, como o Irineu Cury.
Veja http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/search/label/Irineu%20Roberto%20Cury
Abs
23 de abril de 2012 19:07
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Blogger Fabiani C Gargioni #27 disse...
GRANDE RUI, O ANÔNIMO AÍ NÃO SABE O QUE É TER QUE SE VIRAR COM POUCO DINHEIRO NO BOLSO E POR UM CARRO NA PISTA e ainda por cima ter que passar pela mão dos "malditos vendedores de carteirinha". O piloto vai lá para dar espetáculo e não é responsável pela estrutura do autódromo que está na mão dos "malditos vendedores de carteirinha", uma pena!!!
23 de abril de 2012 21:23
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Anônimo Fabiano70 disse...
Rui, o Irineu correu Sábado, está com o mesmo Gol cor de vinho e andou bem na Força Livre.
23 de abril de 2012 21:49
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Anônimo Anônimo disse...
Imagine o estado do banheiro do lado de dentro, se do lado de fora e isso ai! Acho que foi mais salutar para as meninas!
Se isso ai e banheiro de autodromo internacional, a coisa ta feia mesmo. Pior do que eu imaginava.
Quanto custara o ingresso pra F1 na Argentina?
24 de abril de 2012 00:27
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Blogger Humberto Corradi disse...
Rui

Fica evidente que para algumas pessoas o público só atrapalha...

Valeu

24 de abril de 2012 09:20
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Blogger roberto zullino disse...
Acho importante essa contribuição do Fabiano, é um relato desconhecido por quem está nos boxes. Para nós as arquibancadas e o resto sempre estiveram abertas inclusive os banheiros. 

Ao meu ver e dentro da lei orgânica do município Interlagos é um Parque Municipal como o Ibirapuera, o fato de ter uma pista é detalhe, cabe à prefeitura a operação e manutenção desse Parque, inclusive dando comodidades aos frequentadores como o faz em outros.
Vamos entender, antiga administração da SPTuris inventou uma tabela onde cobra por assento, todas as partes do Parque são alugadas separadamente. A tabela é um primor de "non sense", feita por "pilotos de escrivaninha" da SPTuris. 
A Fasp fez muito bem em não alugar as arquibancadas. Teria que pagar uma fortuna por assento existente seja ele ocupado ou não, "do the math", são milhares de assentos que teriam que ser pagos ocupados ou não. Fora que o inquilino ainda teria uma enorme despesa com banheiros e segurança. 
A Fasp aluga apenas a pista e os boxes e lá coloca estrutura nos banheiros e no resto, o papel e o sabão é colocado pela Fasp. 
A continuar a tabela da SPTuris jamais haverá um maluco que alugue as arquibancadas. Ao meu ver se as arquibancadas não foram alugadas cabe à prefeitura abrir os banheiros e colocar equipamentos dentro dos mesmos e segurança no Parque Municipal, abandonar simplesmente é crime de prevaricação, se a Prefeitura não alugou não cessou sua obrigação de cuidar dessa parte do próprio municipal. O inquilino da pista não alugou essa parte, não tem nada a ver com isso, a prefeitura que cuide do que é seu e de seus munícipes como o faz com outros Parques Municipais. A parte não alugada continua fazendo parte da responsabilidade da prefeitura e não do inquilino que não a alugou.
Isso posto vamos ao que fazer. Estou imaginando um plano onde haverá uma entidade pluripartite que envolverá a Fasp, Categorias, SPTuris e Prefeitura. Essa entidade ficaria encaregada de cuidar APENAS das arquibancadas nos dias de corrida, a Fasp que continue com o que pode fazer, organizar as corridas. As arquibancadas e divulgação deverá ser feita por essa entidade que nem precisa ter existência jurídica. É apenas uma "ação entre amigos" para fazer pressão e fazer a prefeitura cuidar do que é seu e oferecer conforto aos contribuintes. Se os mesmos vão ver corrida ou contemplar a paisagem é irrelevante, a arquibancada está lá, é da prefeitura, tem que estar aberta e cuidada pela sua proprietária que é a prefeitura.
Ao meu ver é assim que se resolvem os problemas, separando-os. Os problemas já estão identificados e tem uma síndrome de Tostines, não vai público porque se não se divulga e não se divulga porque se for público será um desastre pela falta de estrutura mínima. Pelo relato apenas uma família de menos de 10 pessoas já teve que passar agruras mesmo tendo a arquibancada apenas para si. Imaginemos 1000 famílias, seria o caos.
Estrutura existe e de razoável qualidade, mas de nada adianta se ter bons banheiros por exemplo se os mesmos ficam trancados. O que está acontecendo não tem nada a ver com corrida de automóvel que é um mero detalhe, imagine se fechar os banheiros do Parque do Ibirapuera simplesmente por achar que a entidade que alugou a Bienal teria obrigação de cuidar dos banheiros de todo Ibirapuera mesmo que estejam a kilômetros de distância, é isso que acontece em Interlagos. Em Interlagos é o que a SPTuris e a Prefeitura fazem, alugam a pista e os boxes que são cuidados pelo inquilino e por causa disso a Prefeitura e a SPTuris abandonam o resto.
Se a Fasp e outras entidades esportivas pensam só em carteirinhas ou inscrições é outro problema para ser discutido em outro forum. Sinceramente, não vejo nenhuma obrigação nas autoridades esportivas de cuidar de divulgação e marketing para atrair público, elas tem que organizar as corridas com toda segurança e de certa forma o fazem, a equipe inteira que organizou a terceira etapa está suspensa e está em curso um inquérito interno.



24 de abril de 2012 11:00
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Anônimo Luiz Guimarães disse...
Caro Zullino, perfeita sua abordagem.
Ocorre que as pessoas que estão na arquibancada não conhecem e nem se interessam em saber dos detalhes do aluguel.
Querem, apenas, ser tratadas com um mínimo de dignidade e respeito.
Veja que, tanto a crítica do Fabiano quanto a minha, endereçada ao Flavio Gomes e gentilmente publicada por ele, é dirigida exclusivamente à Prefeitura e à Administração do autódromo.
Em momento algum responsabilizamos ou criticamos os promotores do evento.
Aliás, por falar nisso, aceite nossos parabéns pela prova de Fórmula Vee, da qual sabemos que você é um dos idealizadores.
Belos carros, competitividade relativa,(exceto quanto aos 4 primeiros colocados, que disputaram a ponta até a bandeirada), mas plenamente aceitável numa categoria que está apenas iniciando suas atividades.
Forte abraço,
24 de abril de 2012 13:09
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Caro Zullino, sinceramente eu não sabia da atual condição de aluguel do autódromo, uma vergonha! Mostra apenas todo o descaso que nossas autoridades tem pelo cidadão!
Agora quanto a ser aqui o fórum inapropriado para discutir a atual situação de nosso automobilismo, discordo.
Até porque, você como idealizador de uma categoria que hoje é um sucesso em termos de participação, sabe que pilotos e equipes, vivem de publico e publicidade, e continuando tudo da forma que está, fica inviável para qualquer um colocar seu carro nas pistas.
Seria jogar no lixo da história, a grande façanha de Eloy e Wilson Fittipaldi ao criarem as Mil Milhas Brasileiras. Ou de alguns amigos, entre eles Expedito Marazzi, que em algumas simples corridas de Estreantes e Novatos, conseguia trazer algum publico ao autódromo e divulgar os resultados corretamente, aparecendo em jornais e revistas.
Ou do Avallone, que mesmo com todos os percalços que teve, conseguiu organizar algumas Copas que foram um grande sucesso.
É sim obrigação dos assessores de imprensa da CBA, FASP ( e outras federações) e organizadores, divulgarem as corridas, antes e depois, afinal no ato da inscrição, pilotos e equipes,  pagam por isso e contam e precisam desse apoio.  

Aceitem todos um abraço e toda consideração do amigo,

Rui Amaral Jr       



segunda-feira, 23 de abril de 2012

VERGONHA II

Decada de 60, o publico se amontoa nos barrancos para ver a vitória da Equipe Jolly.
Divisão 3 anos 70.

Tudo tão errado aqui no Brasil em termos de poder publico, saúde, segurança, educação e tudo mais, e eu escrevendo sobre automobilismo! 
Acontece que é o esporte que pratiquei, gosto e conheço, assim como todos que aqui se encontram todos os dias.
Ontem o Fabiano contou a situação que se encontra Interlagos, jogado às traças, mostrou as fotos, e vimos a total ausência de condições para o público.
Fora algumas categorias muito bem geridas por seus dirigentes, nosso automobilismo nunca mais teve publico. O publico que nos incentivava, via nossas corridas, torcia e conhecia. Hoje ninguém mais vai ao autódromo e os bons pegas ainda existem, apesar de toda incompetência de quem dirige nosso automobilismo.
Vejam bem, hoje jornal algum, falo de São Paulo, divulga nada de nosso automobilismo, e a culpa é de quem?
Quando comecei a correr em 1971, no dia seguinte de uma simples prova de Estreantes e Novatos os jornais publicavam os resultados e mostravam fotos. Antes das corridas anunciavam e sempre algum publico estava lá. As arquibancadas podiam não estar cheias,  mas os fanáticos sempre compareciam. E agora?
A CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo - e as federações,  tem assessores de imprensa e o que fazem esses cidadãos, pagos em seu trabalho, graças as inscrições dos pilotos e as carteiras de pilotagem emitidas pelos clubes?
Nada, apenas divulgam release de quem os “interessa”, deixando quem corre os campeonatos regionais sem nada que os ajude a encontrar um patrocínio, ou ao menos um pequeno publico para assistir suas disputas.
O que fazer, como mudar?
Não tenho a mínima idéia, não enquanto esses senhores, simples vendedores de carteirinhas, estiverem no comando.      


Divisão 3 anos 70.
Divisão 3 anos 80.
Mil Milhas 1973
TEP , campeonato paulista da Divisão 3, pouco publico, mas sempre tinha alguém.

Hoje, meu abnegado amigo Fabiano, Silvia e as pequenas, quase o único publico.


PS: Sei que escrevo um bloguinho, até o momento o post "VERGONHA" escrito por meu amigo Fabiano, teve um pouco mais de 1.000 visualizações , mas apenas por respeito àquelas pessoas que aqui estão comigo todos os dias, fãs de automobilismo, gostaria que algum desses senhores a quem me refiro, e sei que alguns passam por aqui as vezes, dessem a nós algum tipo de explicação  para o atual estado de coisas em nosso automobilismo.
A eles, apesar do pouco respeito que tenho por suas atuações em nossas entidades, darei o mesmo espaço, e total liberdade para escreverem e postarem.

Rui Amaral Jr