A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Seis Horas de Curitiba por Ari Moro

Assim Ari Moro contou as Seis Horas de Curitiba ,



A carretera 27 de Altair Barranco/José Grocoski .

Carretera Gordini Equipe Willys .

Carretera Gordini e um Ford .


A freada do fim da reta , briga entre Simca e DKW .


Carretera 12 de Bruno Castilho .

"Se eu tivesse que escolher, preferiria quebrar o carro, mas, sentir o gosto de estar liderando uma prova, do que leva-lo até o final da competição, sem quebrar, mas, terminar a corrida sem ter ponteado um instante sequer." Esta, uma declaração de Altair Barranco, talvez o mais popular, o mais comentado de todos os pilotos de carreteira do Paraná, apesar de ter iniciado sua carreira numa época em que as competições automobilísticas começavam a experimentar uma nova fase, com a entrada em cena dos carros de fabricação nacional e o declínio do uso dos "carros adaptados", as famosas carreteiras.

AS SEIS HORAS DE CURITIBA
Em 1963, o jornal Gazeta do Povo promoveu a primeira das três emocionantes provas automobilísticas de rua, denominadas Seis Horas de Curitiba, reunindo pilotos locais e de outros Estados, sobretudo de São Paulo, de onde vieram nomes famosos como Bird Clemente e
Wilson Fittipaldi, pilotando os Gordini e as Berlinetas Interlagos da equipe Willys. Daqui, além de Barranco, correram pilotos de peso como Bruno Castilho, Adir Moss, Osvaldo Curi (uma das carreteiras mais bonitas já feitas), Johir Parolim:
Cidalgo Chinasso, Orlando Hauer, Conrado Bonn Filho (Dinho), entre outros, além do famoso Angelo Cunha, da cidade paranaense de Laranjeiras do Sul (dono da primeira carreteira a usar aros tipo tala-larga na traseira).
A largada, no final da tarde, foi na avenida Presidente Kennedy, sentido bairro-centro, seguindo depois pela rua Mal. Floriano Peixoto, virando na avenida Presidente Getúlio Vargas, descendo a rua Brigadeiro Franco - na praça do Clube Atlético Paranaense, contornando esta praça e dali em frente por outras ruas até chegar na avenida Presidente Kennedy novamente. ;
Conta Barranco que, pouco antes da largada, teve um desentendimento com Adir Moss. O caso sofreu a interferência do dirigente de entidade automobilística Anfrísio Siqueira, o qual chamou os dois pilotos e disse-Ihes que só largariam se um apertasse a mão do outro e fizessem as pazes. E assim• aconteceu.
Já na terceira volta Barranco liderava a corrida. Na esquina da Kennedy com a Mal. Floriano existiam umas tartarugas no meio da rua. Na primeira volta, Barranco passou por fora; na segunda, passou por dentro; e, na terceira, bateu com as rodas nas tartarugas, tendo que trocar uma delas depois. "Mesmo assim - relata - quando cheguei no final da reta da Mal. Floriano, na terceira volta, olhei para trás e não vi ninguém, nem o Gordini equipado com o motor R-8 francês dos paulistas. "
Mais tarde, Barranco entregou o volante ao piloto José Grocoski, seu companheiro de equipe. Grocoski, por sua vez, também na Mal. Floriano, pegou o meio fio e entortou uma roda da carreteira. O conserto do estrago custou à dupla um atraso de cinco voltas em relação "ao primeiro colocado. Na sequência, Altair pegou o volante de novo e, ainda na esquina da Mal. Floriano com a Presidente Getúlio Vargas, perdeu uma roda traseira, cujo aro foi cortado por dentro, ficando só o seu miolo. "Várias pessoas correram até meu carro e ergueram-no - conta ele - enquanto eu trocava a roda. Mas, eu só dispunha de roda tamanho menor, que era usada na frente, correndo o risco de quebrar o diferencial. Assim, tive que dirigir a carreteira até o meu box, na Kennedy, a fim de trocar a roda novamente, por uma maior. "
Apesar de todos esses percalços, Barranco conseguiu tocar seu carro até o final da competição e coloca-Io em quarto lugar. A sua carreteira na oportunidade era um Ford cupê 1940 - nO 27, com motor Mercury e equipamento importado, três carburadores, dando-lhe 300 cavalos.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

HISTÓRIAS E PRAZERES QUE VIVI .....




1-Esse carro foi construído nos anos 1980
2-carroceria VW sedam
3-suspensão dianteira com regulador de altura
4-suspensão traseira com barras de torção, idependente
(braços da variantII) com regulagem de cambagem
5-amortecedores Koni com regulagem e molas no traseiro
6-barra estabilizadora traseira com 6 posições de regulgem ao lado do piloto
7-4 regulagem da pressão do freio traseiro ao lado do piloto
8-cambio 5 marchas a frente
9-rodas alumínio de 10 polegadas
10-pneus maggion nacional
11-motor VW 1.600 cc.
12-potencia 152 HP 8.400 rpm
13-taxa de compressão 14.6
14-combustível Álcool
15-cabeçotes usinados em banco de fluxo,
válvulas 41 mm. admição e 32 mm escapamento.
16-comando de valvulas Engle 160, USA, 360 graus de duração
17-lubrificação cárter seco
18-carburadores Weber 48 mm, Itália
19-distribuidor Mallory , USA, 2 platinados
20-velas de ignição de platina
21-escapamento cruzado ou 4 em 1
22-pistões forjados
23-peso do carro 690kilos
24-velocidade por radar no final da reta de interlagos 209 km/h a 8.300 rpm
OBS-em 11/08/80 este carro na 5 etapa do campeonato brasileiro de turismo especial Divisão 3, bateu o recorde do autódromo de interlagos em corrida na 2 volta da 1 bateria, virando em
3m 24s 69centésimos, tendo como recorde anterior Ingo Hoffman
que marcou 3m 25s 50 centésimos em 1974,
utilizando pneus importados

Meu amigo Jr Lara , montou um blog para contar suas histórias , esta é sua primeira postagen . Boa Portuga !!!!!!!!!


http://historiasquevivi-jrlara.blogspot.com/

STOCK CARS 1981 - Luiz Carlos Lara Campos Junior

O Jr entrou na STOCK CARS em 1981 quando a temporada já tinha começado , a seguir vai nos contar de sua corrida em Jacarépagua no Rio de Janeiro , quando contou com a ajuda do preparador Meinha , que havia saído da equipe do Bolão Spinelli .
O carro era bonito .
Jr e Edson Yoshikuma .


"Minha estréia na Stock- Cars foi no final do ano de 1981, naquele ano, a Stock disputava o campeonato brasileiro e o torneiro Rio/São Paulo.
Essa historia que vou contar foi no Rio, em 29/11/1981 , 6 etapa torneio Rio/São Paulo, era minha segunda corrida na Stock, meu carro era novo e fiz muitos treinos em São Paulo para acertar a suspensão e acertamos, mas nosso motor não rendia bem nas retomadas de curva.
Naquela época, o Waldemir Spinelli, o Bolão como era conhecido, dividia sua equipe com o Alencar Jr de Goiânia, e não sei o motivo mas mandaram seu preparador o Meinha embora. Eu querendo andar junto com os ponteiros não perdi tempo, liguei para Curitiba onde morava o Meinha e o contratei para aquela corrida, mandei a passagem de avião, chegando no Rio no final da manhã de sábado, dia da classificação de largada, meu carro estava bom de chão mas o motor não retomava, enfim estava com o 17º tempo na sexta-feira. Faltando mais de 1 hora para a classificação chegou o Meinha no autódromo, perguntou como estava relatei o grande problema de retomada do motor, ele tirou o carburador, desmontou, tirou do bolso da calça 2 bolinhas de chumbo, aquelas de pescar lambari, tampou duas passagens do corpo do carburador, e substituiu as canetas internas, ajustou a bóia, montou de novo o carburador e colocou no carro.
Sai para classificação notei que era outro motor, aqueci os pneus, em minha 3 volta marquei meu tempo e voltei para o Box. Para minha surpresa tinha feito o 3º tempo de ordem de saída, com o Paulo Gomes em 1º, Ingo Hoffamann em 2º e o João Carlos Palhares o Capeta em 4º. Na corrida perdi aposição para o Capeta depois a recuperei chegando no final em 2º lugar a 3 segundos do vencedor o Paulo Gomes."

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Iº ENCONTRO NACIONAL - PLANETA FUSCA .




Foi com imensa alegria e grande orgulho que ao acordar na madrugada desse Sábado e me deparar no contador do blog com o número 1000152 (UM MILHÃO, CENTO E CINQUENTA E DOIS) visitantes.

Alegria e orgulho, muito orgulho, pois sei que poucos blogs chegam a esse número com um ano e três meses de vida.

Então queria compartilhar com todos leitores do PLANETA FUSCA essa alegria, pois sem vocês não chegaria até aqui
Fred Guilhon - PLANETA FUSCA

1º DE AGOSTO DE 2009 .
Nesta postagen o Fred mostra um RAT sendo construído !!
Loucura!!!! Uma KOMBI com motor CORVETTE !!!!

Este é o Fred e seu PLANETA FUSCA , seu blog enche nossos olhos , sempre apresentando uma enorme variação sobre o tema FUSCA , daqui a onze dias vai promover seu Primeiro Encontro Nacional PLANETA FUSCA . Já sei que vai ser um tremendo sucesso !! Imperdivel !!!!!