A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 7 de julho de 2009

Watkins Glen

O Grande Emerson .
Pedro Rodriguez e a BRM P153 , ele e seu irmão Ricardo foram dois grandes pilotos , aqui em Watkins Glen , na vitória de Emerson .

Esta foto de Watkins Glen em 1973 é em homenagem ao meu amigo Carlos de Paula fã do Italiano Arturo Merzario na Ferrari 312 B 3S que comanda este pelotão ,com Howden Ganley no ISO Marlboro IR 03 em segundo . Entre os que os seguem , Brian Redman , Jochen Mass . J P Beltoise , John Watson , Jacky Ickx . A vitória nesta corrida foi de Ronnie Peterson .

Domingo 05/08 assisti a corrida de Indy na pista de Watkins Glen , que saudades !! . De várias coisas , em primeiro lugar de uma pista de verdade , embora descarecterizada por duas chicanes , continua sendo uma pista que privilegia o piloto . Depois de ver uma boa corrida , apesar das poucas ultrapassagens e dos carros tecnologicamente inferiores aos da F I foi um corridão . No final todo mundo junto , um carro perto do outro . Ora e a bandeira amarela quase no final ? Mais antes já estava embolado , bela relargada do Justin Wilson , se impondo e abrindo boa vantagem , provando que a corrida era sua . Bons momentos , o Paul Tracy não conseguindo controlar seu pé direito , não sei se é um defeito ou qualidade . WG ficou melhor que Silverstone , muito diferente depois daquela horrível parte de baixa . Bem melhor assistir uma corrida e correr numa pista destas do que naquelas horríveis pistas feitas sob medida para o a atual F I , Sepang e etc parecem pistas de plástico , e daquelas bem mixurucas iguais aqueles postos de gasolina de antigamente , feitos pela Trol ou Estrela . A única que se salva é a da Turquia com aquela magnifica curva com vária s tomadas e tangencias , que comparo ao "Sol" só que feita para esquerda .
De Watkins Glen recordamos aquela bela corrida do fantástico Emerson Fittipaldi no ano de 1970 , quando em sua temporada de estreia e na quarta ou quinta corrida , aproveitando-se da falta de gasolina da BRM do grande Pedro Rodriguez , deu-nos a primeira vitoria na FI atual . Naquele trágico fim de ano , Rindt perdendo a vida em Monza e Cevert nos treinos para esta corrida .
Antes assisti a Stock em Interlagos , boa corrida . Pena que Interlagos tenha se transformado em uma pista comum , quando o Ayrton corria podíamos nos deliciar com sua tocada , agora virou outra pista . Na corrida venceu bem Marcos Gomes " filho de peixe ................" algumas boas "tocadas" como de Valdeno Brito e Ricardo Mauricio . Ricardo um piloto um piloto de ponta em qualquer categoria do mundo travou uma luta limpa com Thiago Camilo , quando este na terceira volta lhe tirou a ponta . Agora sou fã deste menino , Thiago Camilo , sempre andando forte e rápido , brigando por qualquer posição . até quando está lá atrás , gosto muito de sua tocada e gostaria de vê-lo em uma categoria mais forte , apesar de saber impossível .


segunda-feira, 6 de julho de 2009

Junior Lara Campos

Junior Lara Campos , e o carro do Amador .

Hoje pela manhã quando abri meu e-mail lá estava esta foto do Júnior . Agora há pouco estava compenetrado escrevendo sobre Watkins Glen ( fica para amanhã ) me liga o Júnior rindo me contando o que aconteceu na corrida . O Manduca já tinha me contado alguma coisa , mais foi a muito tempo .
" Tinha sido convidado pelo Amador para esta corrida , o carro era dele , na mesma equipe estava o Manduca , namorado de minha irmã Lia , era minha primeira corrida como PC . Depois da classificação foi uma baita confusão , o carro tinha o teto rebaixado ( notem na foto ) e queriam me desclassificar , depois de tudo acertado fui jogado para ultima fila . O carro era bom e seu motor um canhão , na largada estava perto do Manduca e largamos bem ultrapassando um monte de carros . Na freada da curva "Três" já devíamos estar entre os dez , eu embutido no Manduca , quando percebi ele estava freando !!!!. Foi aquela pancada , saímos rodando e acabamos batendo no guard rail da "Três" ali terminava nossa corrida . Quando voltei para o box o Amador estava uma fera , tinha destruído seu carro ". Luiz Carlos Lara Campos Junior .
N.T. O Manduca me contou que depois da batida , os dois tinham pulado o muro da "Três" e ido embora , agora o Júnior me diz que voltaram ao box . Mais tarde falo com o Manduca e peço sua versão desta história . Agora pensando bem imagino a cara do Lulu , pai do Júnior , depois desta lambança . Eu teria pulado o muro!!! Valeu Júnior .

sábado, 4 de julho de 2009

PORSCHE 550 Spyder

Paulo no 550 em um treino na curva "Três" 1961
550 RS de Carel Godin de Beaufort , 14º colocado no GP da Alemanha de 1957 , uma volta atrás de Fangio , outro 550 RS de Nº 21 pilotado por Edgar Barth chegou em 12º lugar , vencendo na F 2 .

Um 356 de competição 1953 , predecessor do 550 Spyder .

Os 550 Spyder de 1954 . Nascidos para vencer .
O vento batia em meu rosto , deste dia tenho algumas lembranças bem vagas tinha só oito anos e estava a bordo de um 550 Spyder descendo o "Retão" em Interlagos . Tínhamos ido para Interlagos no Tunterbird azul de meu irmão , na época ir a Interlagos era complicado , ficava no fim do mundo . No carro o Paulo guiava e junto estava um amigo não lembro se era o Luciano , saímos de casa no Pacaembu e do caminho só lembro de passar onde hoje é a Av. Ibirapuera , lembro do bonde que passava pela avenida e uns grandes eucaliptos que a margeavam . Minha mãe Arinda devia estar viajando , pois ela nunca me deixaria ir com aqueles playbois , ainda mais até Interlagos . Outra lembrança viva , estava no box , que eram no "Café" e alguém disse que um carro havia voado na "Três" e todo mundo correu para lá , fui depois de todos , quando cheguei à junção levei um susto , o mato era alto e eu querendo atravessar sem saber se viria algum carro por lá . Hoje eu sei que não viria pois o treino para os 500 Kilometros era somente pelo anel externo . Cheguei a "Três" que na época era conhecida como "Bacião" devido a sua inclinação , a tempo de ver alguém sendo carregado de maca , seu rosto estava sujo o carro caído do outro lado da pista num barranco , na época não havia guardrails . Hoje conversando com meu irmão Paulo lembramos que era uma Maserati , pilotada por um mecânico , não lembramos de quem era o carro nem o nome do mecânico .
Outras lembranças que tenho deste carro é que ficou um tempão na garagem de casa , seus bancos vermelhos escuros , sua carroceria de alumínio que ao ser apertada afundava , ele era , e ainda é , lindo . Uma lenda.

Nesta corrida em Avus , Jean Behra perdeu a vida pilotando um 550 RS , 1959 .



sexta-feira, 3 de julho de 2009

----MASERATI 250 F Superleggera ----Ocarro que deu a Fangio seu 5º titulo mundial 1957

A tocada do Grande Campeão , notem o contagiros .

O ano 1957 , Juan Manuel Fangio completaria 47 ( quarenta e sete ) anos , já havia sido Campeão do Mundo de Formula I quatro vezes , em 1951 pilotando uma Alfa Romeo , 1954 com Maserati e depois Mercedes Benz , em 1955 com a Mercedes Benz e 1956 com a Lancia Ferrari . Foi contratado pela Maserati para o lugar de Stirling Moss que iria para a Vanwvall . Iria pilotar a Maserati 250 F Superleggera , com esta denominação a Maserati corria na F I desde 1950 só que este carro era totalmente reformulado e conhecido como T 2 .

Seu motor era um seis cilindros em linha , alimentado por três Weber duplos horizontais , duplo comando de válvulas no cabeçote , dupla alumage e virava 8.000 rpm rendendo então 270 hp .





Ao longo dos anos este carro foi aprimorado , chegando a 1957 com uma silhueta mais suave , mais baixo e com a frente e traseira mais longas . A suspensão dianteira era de braços triangulares , amortecedores com molas e barra estabilizadora . A traseira era baseada no sistema De Dion com feixe de molas transversal . Cambio e diferencial eram na traseira . Seu chassi uma especialidade Maserati era todo construído de finos tubos de aço soldados . O T 2 era tido como um carro rápido em todo tipo de curvas e de pilotagem suave .

A beleza de suas linhas suaves .



Fangio no GP da Itália em Monza .

Com ele Fangio chegou em primeiro em quatro corridas do Mundial de 57 , Argentina , Mônaco , França e a antológica vitória de Nurburgring no G P da Alemanha .

Seu companheiro Jean Behra também em Monza em 1957 onde quebrou , com este carro Behra ganhou algumas corridas extra campeonato neste ano .