A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

ALICATÃO




João Lindau





"ALICATÃO" era assim que o João se referia a certos pilotos afeitos a usar o pedal do freio antes do tempo. E ainda tinha o prazer de falar em conversa com os outros pilotos , quem o iria contestar ,na foto ao lado não é o carro que era muito baixo ,era ele que tinha uns 2.10 m .
Conheci sua família toda , desde seu pai até seu filho , que a ultima vez em que vi estava quase da sua altura . Só que ele era uma simpatia , amigão de todas horas , fizemos muitas viagens e corridas juntos , era fã incondicional de seu tio Oswaldo Brandão herói corintiano cujo filho Marcio , corria com um VW D3 do Pedro Victor que depois veio a ser pilotado por mim . Um dia em sua homenagem ainda crio um "TROFÉU ALICATÃO" e faço questão de ser o primeiro agraciado.

sábado, 20 de dezembro de 2008

ANJOS DA GUARDA


Eles são nossos anjos da guarda , só que ninguém se lembra deles , os Comissários de Pista , na época em que eu corria Bandeirinhas , estão lá para nos proteger , sinalizar óleo na pista , eventuais acidentes etc , são a nossa visão da corrida antecipada , onde não conseguimos enxergar . Só que deles não achei uma pequena foto sequer , são na maioria voluntários , amantes do esporte , vêem tudo de errado que fazemos e também tudo que fazemos certo , a visão de corridas deles nem a tv acompanha .
Depois da bandeirada final eles sempre saem de seus postos e no meio da pista agitam suas bandeiras , e se você andou bem , tem sempre um aceno direccionado a você . É muito bonito.
Às vezes assistindo corridas vemos algum piloto mais nervoso empurrando-os quando eles vem prestar ajuda.
Lembro de uma corrida ,foi em 1971 eu novato , acho que era a Copa Sulamericana ,vinha babando atrás dos ponteiros já que minha Caixa 3 me havia atrasado na largada .Na parte final da curva do Sol , curva maravilhosa ,raio longo dois pontos de tangencia vindo da Reta Oposta era feita em 4º marcha , dei uma rodada daquelas , fui rodando quase até o Sargento , numa destas rodadas , virado para a Curva do Sol vi o bandeirinha acenando sua bandeira amarela com listas vermelhas (óleo na pista) , nunca fiquei sabendo se ele percebeu o óleo pela minha rodada ou eu que não tinha visto a bandeira .Outro que me lembro , nas Mil Milhas em 1984 meu carro quebrou na mesma reta antes do Sargento ,era umas duas horas da madrugada e chovia canivetes , os Stock os carros da Turismo 5000 ,as Alfas balançavam tanto na freada que assustava , passando a meio metro de meu carro . Imediatamente chegou aquele "bandeira" , sinalizando sua bandeira amarela , me ajudou a descer do carro , me colocou em segurança , e voltou a sinalizar ao lado de meu carro parado , para que outro piloto não sofresse um acidente .
O grande Emerson Fittipaldi nervoso depois da quebra de seu F1 , deu uns empurrões ( penso que até uns tapas ) num Comissario que veio ajuda-lo . Acho que foi no Rio de Janeiro . Algum tempo depois estava na choperia de meu amigo Werner e fui apresentado a ele , eu tenho 1.90m , ele era duas vezes meu tamanho , um armário . Super simpático me contou sua aventura com o Emerson sempre rindo , sem nenhum ressentimento . Pena não lembrar seu nome. Acredito que sendo o Emerson não só o grande piloto que é , mais também um grande cara , se desculpou com ele , só lembro que ele não guardava magoa nenhuma .
Acho que todos Comissários são como esse grandão : Anjos da Guarda.
16/01/2009 foto adicionada ,agradeço ao Sergio Berti , que também me informou o apelido do gigante , muito sugestivo "Pulguinha"

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

MARAZZI









Só alguém que sabia acelerar um carro de corrida , poderia escrever uma matéria como esta , e nisto meu amigo Expedito era único . Piloto , motociclista , jornalista de primeira grandeza , escrita fina ,texto claro , escrevia sobre o que conhecia .
Em 1982 ele nos brindou com esta matéria na excelente revista MOTOR3 , não conheço quem a poderia ter escrito com maior propriedade .
Revendo , lembro dos amigos , Duran , Ferraz , Espanhol (J.M.RAMOS) , Aparecido , Bruninho , e o João Lindau , que nos deixou antes da bandeirada final . Na primeira foto quem está em meu carro é o Pankowisk outro amigo.
Dias depois demos uma festa em homenagem ao Expedito , na choperia do Duran ,Talbot na Av Henrique Schaumann , só que esta é outra história.
Obrigado Velho.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

CHAPA




Seu nome é Flávio ele e sua mulher Mari são meus amigos a mais de trinta anos , preparou o primeiro motor para mim em 1977 , já fazia naquela época motores fortíssimos , se juntos não ganhamos nenhuma corrida , podem ter certeza que a culpa não foi dele.

Em 1982 resolvi fazer uma temporada na Turismo Especial Paulista que nada mais era que a D3 , amortecedores nacionais , cambio de 4 marchas , pneus slic da Pneubras , e outras modificações para baixar o custo da categoria.

Tínhamos feito já duas corridas da temporada , o Carlão tinha feito para mim um ótimo acerto de chassi , na corrida inicial quebrei quando disputava a segunda colocação , na segunda corrida fui terceiro ,atrás do Mogames e do Laercio , só que tínhamos feito a melhor volta da corrida .

O Carlão em Portugal com a Stock Car marcamos um treino o Chapa e eu para o meio da semana , íamos testar três motores , com diferentes configurações que ele havia preparado.

Os motores tínhamos ido buscar no dia anterior , o Chapa os tinha montado na SALECAR de nossos amigos Marcos , Arno e Fabinho Levorin .

Cedo naquele dia fui busca-lo na Freguesia do Ó onde ainda hoje é sua oficina , eu morava na V Olímpia e íamos para Interlagos , pensem só na volta que dei. Carro na carreta , dois motores para testar , um jogo de pneus , um monte de tralha mais dois ajudantes e fomos embora para a pista.

Já na marginal , ele guiando a Caravan branca , puxando a carreta com o Fusca , me falava a cada cinco minutos " tem um fusca vermelho nos seguindo" , eu todo feliz pensava ,"que bom três motores , dois jogos de pneus , um monte de tralhas , o autodromo quase que só para nós , vai dar para andar o dia inteiro".

Arrumado o box , a esta altura ele já tinha queimado meu anorak vermelho , preto e branco no escapamento do carro , logo ele que é corintiano . "Vai se trocar" obedeci ,coloquei macacão , entrei no carro , um ajudante afivelou meu cinto , e ele ordenou "ignição" , colocando o capacete outra ordem , "liga o motor" liguei o motor que já havia sido esquentado e lá vem outra ordem "sai".

Ai começou toda confusão , engatei a primeira , fui tirando o pé da embreagem bem de vagar , por causa da caixa 3 , e nada do carro sair ,coloquei segunda e nada , ele lá fora gesticulava ,e falava alguma coisa , mais não dava para ouvir por causa do barulho do motor . Gesticulei que as marchas não estavam entrando , ele uma fera colocou meio corpo para dentro do carro engatava as marchas , e me mandava tirar o pé da embreagem . Desliguei o motor , e num lampejo lhe disse , "está sem o disco de fricção" pra que ,ele ficou uma fera ,falou um monte de bobagem , até que eu disse "olha nos outros motores". Nenhum deles tinha o tal disco de fricção , colocaram o platô e num descuido esqueceram os discos .

Desci do carro e eu que não sou de maltratar os carros , eles nos dão as vitórias , as derrotas na maioria das vezes é nossa culpa , bati a porta que era bem leve com força , ele me olhou e disse "vou arranjar um disco" , mais aquela altura o treino já estava arruinado.

Voltando para oficina pela marginal , eu já fulo da vida desci do carro e fui para casa de táxi , não sem antes falar uns impropérios a ele . Esta é a parte da história que ele conta até hoje , só os meus impropérios e ainda reclama , por eu ter descido do carro na marginal .

Este é o Chapa , amigão , de tanto tempo .