A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 8 de novembro de 2016

S...

...a curva do S é composta de duas curvas, a primeira chamada de S mesmo e a continuação a curva do Pinheirinho pois lá nos primórdios do autódromo existia uma araucária mais conhecida por Pinheiro.
Mesmo hoje com a descaracterização de nossa pista ele continua parecida com a verdadeira, apenas a chegada dela que antes vinha de uma reta entre a curva do Laranja e sua tomada e hoje vem daquela excrecência chamada de Laranjinha.
Nas duas fotos estou nelas, na primeira freando depois da reta que nos trazia do Laranja e na segunda saindo do S e já tomando o Pinheirinho, em ambas na Divisão 3, a primeira caso não me engane em 1978 a segunda em 1982.

 Neste carro eu entrava no S em segunda marcha, depois de reduzir de quarta para segunda, um pouco adiante do carro que ia à minha frente uma acelerada forte e tirava um pouco o pé para entrar no Pinheirinho logo voltando acelerar forte. Este carro que comprei do grande Luiz Pereira Bueno foi pilotado por meu amigo Jullio Caio de Azevedo Marques para a equipe Hollyhood, o cambio era uma Caixa Um com a primeira e segunda marchas mais curta que o outro, apesar do diferencial ser o mesmo 8:31.
   Aqui estou tomando o Pinheirinho com o Elcio Pelegrini em meu encalço, com uma Caixa 3 com a primeira longa que alcançava com o diferencial 8:31 algo como 95/105 km/h, vinha em terceira na reta que antecedia, entrava no S em primeira para saindo do ponto de tangencia acelerar forte e colocar a segunda marcha para logo à seguir de uma pequena tirada de pé fazer o Pinheirinho, onde logo após a tangencia acelerava forte indo até a zebra do lado de fora, em ambos os carros os pneus era 10/20/13. 

Rui Amaral Jr

2 comentários:

  1. A sequência "S", Pinheirinho, bico de Pato sempre me pareceu a mais chata de Interlagos.
    Sequência de curvas muito lentas, entremeadas por retas curtas, onde era impossível ultrapassar.
    Só me lembro de uma ultrapassagem: Emerson passando Peterson, numa das provas de F2, em 1972.
    O bom é que era trecho lento, pelo qual os carros 'desfilavam' e podiam ser mais vistos, mais curtidos pelo público.
    No entanto, contada a História, por quem fazia o trajeto num penico atômico, tem outro sabor: bom demais!

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    1. Tenho uma foto, que não encontro, passando outro carro na entrada do S que é de arrepiar, quase fui parar no Café!!!!
      Walter, na saída do S para o Pinheirinho vinha uma acelerada forte, veja que o carro do Elcio está nela e uma tirada de pé para fazer a curva, e na saída dela o carro ia para cima da zebra, lenta porém gostosíssima!!!!!

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Rui Amaral Jr