A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Ricardo Achcar

Sim Borgmann, Walter, João Carlos, Claudinho e amigos a foto é do grande Ricardo na F.Ford em Brands Hatch no ano de 1968 quando junto com Luiz Pereira Bueno foi para Inglaterra correr pela equipe SMART do lendário Stirling Moss. Nosso amigo Benjamim "Biju" Rangel encontrou esta foto que nem o Ricardo conhecia. Mais velhos que Emerson, Luiz e Ricardo foram para Inglaterra e lá venceram várias corridas da F.Ford e mais tarde por falta de patrocínio adequado acabaram não voltando, Luiz montou aqui a equipe Hoollywood que todos conhecemos e Ricardo continuou mais um pouco sendo piloto de testes da Lola e depois voltou ao Brasil para se tornar um construtor de sucesso fazendo de sua POLAR uma marca campeã tanto na F.Super Vê quanto na Divisão 4.
Num país sem memória o nome de Ricardo dificilmente é lembrado quando falam dos grandes pilotos brasileiros...talvez um dia deem o devido valor à ele.

Um abração Ricardo, Biju e Nino.

Rui Amaral Jr   


Vitória em Malory Park
 Luiz Pereira Bueno, Chris Steele, Ricardo Achcar e na ponta o grande Antonio Ferreirinha. 
 Biju Rangel testando o POLAR da F. Super Vê.
Com os amigos Gláucio Teixeira, Chico Lameirão, Ricardo Achcar e Ricardo Bock durante a gravação do programa de Sergio Quadros Sob Nova Direção na foto do amigo Cassio Toledo.


Para mostrar um pouco do carinho dos fãs por este grande piloto escolhi um post de meu amigo Hélio Canini Junior a quem carinhosamente chamo de "Comendador" que tem um comentário de outro grande amigo o Fernando "Hiperfanauto" Fagundes e uma resposta do Ricardo, outros posts sobre o Ricardo vou colocar um link abaixo.



7 comentários:

  1. Com tanto lixo que há na internet e eu sou fã incondicional dessa ferramenta digital.
    Eu li todas as 4Rodas e AutoEsporte, de 1970 até 1990; lia revistas estrangeiras, de vez em quando, além de tudo que caísse nas mãos. Os jornais falavam de automobilismo, naquele tempo. É muito estranho pensar que, se houvesse uma corrida de estreantes e novatos em Interlagos, a Folha da Tarde, a Gazeta Esportiva, dentre outros, trariam a cobertura da corrida. Hoje, jornais (que são um bicho em extinção) nada publicam sobre automobilismo.
    Por isso, adoro a internet.
    Nela existe o Histórias Que Vivemos, que nos conta de predecessores de Emerson e, especialmente, do cara que andava mais rápido que todo mundo, Ricardo Achcar.
    Isso é fazer História.
    Isso dava filme, dava livro, dava um 'site' com coletânea de imagens, vídeos e histórias.
    Vai o Achcar, arrasa, na pista, mas fracassa na arrecadação de patrocínio. Vai o Luizinho, vai bem na pista, mas tampouco arruma a grana. Vão Emerson, Pace, Wilson, arrumam grana e dá no que deu: os dois irmãos jogam tudo prá cima, em troca do sonho de ter seu próprio F1 e Pace, num ano em que tinha carro e chances, morre, bestamente, num acidente com um teco - teco, durante uma tempestade.
    E Achcar e Luizinho (junto com Lameirão), viram os 'donos' das pistas brasileiras, como construtur e como pilotos.
    Foi assim que eu os conheci: Emerson, Wilson e Pace, feras internacionais. Achcar, apenas construtor. Luizinho e Lameirão, grandes feras, que tinham dado errado nas pistas estrangeiras.
    Mal podia eu imaginar que, desses todos, Achcar fosse o melhor. Na arquibancada de Interlagos, em 1974, ele me parecia um carioca de braço duro, que ia se virar sendo construtor. Obrigado ao Rui por contar a verdade.

    p.S. Mas eu continuo fã do Lameirão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Walter, agora não vou encontrar mas escrevi aqui um dia em que o Chico e eu íamos até Campos do Jordão e ele me confidenciou que o cara mais rápido que havia visto pilotando era o Ricardo...ontem entre tantos amigos o Chico e eu estivemos no Páteo do Gabriel Marazzi hoje à noite quando conversar com ele conto...

      Um abração

      Excluir
  2. - Carambaaá !!!
    - Que linda homenagem, reconhecimento e evidenciamento. Vocês me emocionaram muito.... Mas muito mesmo !!!
    - Ele tinha tudo para ter trilhado até a F1 com o apoio e servindo ao fabricante Lola. A história tem outros determinantes detalhes contrariamente determinantes e tudo se inviabilizou!
    - Lá no vídeo YouTube "Bua resposta 2" estão os meus comentários que contam a história que vi e vivemos !!!

    ResponderExcluir
  3. Ricardo Achcar muitas histórias a contar em
    Tantos anos mas duas delas nunca esqueci
    Qdo Piquet correu com Polar Super W foi lhe dado toda assistência de box Ricardo
    acreditava nele na fórmula ,Mas certo dia vejo Piquet sendo entrevistado na Mesa
    Redonda onde cobria Emerson de elogios
    sendo ele o gde Pilar de. sua carreira
    Ricardo???
    Reginaldo Leme lanca um livro sobre todos
    pilotos brasileiros ,onde estaria Ricardo??
    Assim ele vai sendo cada vez mais esquecido,
    Seria o país sem memória?Não creio,,,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou transmitir ao Ricardo, apenas vc não deixou seu nome.
      Concordo em tudo!
      Acabei de postar um texto dele.

      obrigado,

      Rui Amaral Jr

      Excluir
  4. - 1968 foi o ano em que Achcar foi o Campeão brasileiro da Fórmula Vê com o Grande Môco/Pace sendo o vice.
    - Achcar era neste ano 1968 piloto do "Team Fittipaldi" e portanto competindo de Fitti-Vê. Foi também o ano da ida a Inglaterra onde conquistou e obteve em tempo recorde a licença internacional inglesa de competidor, participou de uma única prova em Oulton Park, a venceu folgado e com isso foi determinante em re-brir aos pilotos brasileiros, as competições internacionais FIA na Europa e mundo. Neste mesmo 1968 foi participar em um teste de pilotos brasileiros articulado e conquistado por Achcar junto a Stirling Moss. Estavam neste teste o Paulista Luís Pereira Bueno, os Cariocas Milton Amaral, Norman Casari e Ricardo Achcar. Milton Amaral registrou a volta mais rápida no teste (conforme afirma Achcar) mas o ôlho experiente e sabedor de Moss escolheu Luis e Achcar para compor a Equipe "SMART" (Stirling Moss Racing Automobile Team) de Fórmula Ford para o ano de 1969.
    - Meu entendimento sobre a dificuldade em se conseguir patrocínios para custear temporada na Inglaterra naqueles anos, primeiro Emerson um piloto jovem, paulista, já vencedor, prestigiado, entre os destaques nacionais e tendo performar excelentemente na Inglaterra em 1969 onde venceu provas da F.Ford, ascendeu e foi Campeão na F3. Os poucos potenciais patrocinadores disponíveis no Brasil se voltaram para o jovem e muito promissor Campeão .
    - Achcar havia conquistado em reflexo a sua competente temporada em 1969 como competidor, piloto de testes e desenvolvimento, um viablizador contrato como Piloto oficial da Lola Cars LTD, mas isto se inviabilizou no decorrer do Torneio BUA no Brasil e está tudo bastante contado nos comentários meus e de Achcar (autor/editor) no vídeo YouTube "BUA resposta 2".
    - Com relação a Equipe Hollywood, quem primeiro levantou este patrocínio foi Ricardo Achcar, mas enquanto Achcar estava na Inglaterra adquirindo equipamentos para então correr no Brasil e tendo como parceiro o Chico Lameirão, pessoas do meio automobilístico e publicitária foram a Companhia Souza Cruz e cavaram a rescisão do contrato com o Carioca e posteriormente usaram este patrocinador para montar a equipe em São Paulo.
    - Achcar acionou a Souza Cruz na justiça, ganhou a ação, foi indenizado e no acordo fechado, condicionou a Souza Cruz a garantir uma vaga de competidor ao Piloto Chico Lameirão que veio então a se sagrar o primeiro Campeão brasileiro de Formula Ford em 1971.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr