A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 11 de julho de 2014

Pedro Garrafa


 Hot Fusca de Pedro Garrafa

 O carro que Sylvio Paes está restaurando


Ingo Hofmann e sua Brasília D3.
 Diogo Locatelli
 Dilso Sperafico




O carro de Luiz Antonio "Teleco" Siqueira Veiga recriado por Guilherme Decanini e Ítalo Adami. 



  
Rafael Bock, Guilherme Decanini, Luiz Eduardo Duran e Ricardo Bock. 
 Na fazenda do Dimas, Guilherme Decanini ao lado de Ítalo Adami que foi o dono da Autozoom e junto com Robertinho fizeram o foguete do Teleco na década de 1970. 

 Um campeão no carro de outro; Arturo Fernandes se prepara para algumas voltas, ao lado seu neto João e Rui.
 Dimas
 A fera na pista, todos olham admirados!


Atendendo um pedido especial do meu amigo Rui Amaral....

Tudo na vida passa, mas tem coisas que jamais esquecemos, ou momentos que são impossíveis de não serem lembrados novamente.
Dentre esses momentos cito um que marcou uma geração....a época de ouro do automobilismo nacional....a saudosa época dos DIVISÃO 3  E HOT CARS.
Por mais que se crie novas outras categorias como fazem atualmente, nenhuma , mas nenhuma mesmo se equipara em carisma e atração a tão exuberante categoria dos PINICOS ATOMICOS.
Não foram só os fuscas a principal atração da categoria, pois a mesma era composta de diversos outros tipos de carros da época, como a Brasilia,o VW 1600 4 portas (mais conhecido como Zé do Caixão),o Passat, o gol (quadrado como era tratado na época), o Voyage, o chevette, o opala nas duas versões (duas e quatro portas), o Maverick, o Fiat 147, e até um Dodjão (que por sinal era maravilhoso e foi considerado um dos carros mais bonito na categoria), e mais alguns outros poucos modelos que faziam apenas apresentações eventuais.
Pode-se dizer também que a categoria passou por três fases em todo o seu período de existência.A primeira fase considerada a fase romântica da categoria, pois era composta por Opalões brutalmente(no bom sentido)preparados e alguns outros tipos de carros de pouca expressão, teve até Galaxie 500 nos grids, juntamente com alguns heroicos fusquinhas, ainda pouco desenvolvidos. Entrando na segunda fase, foi a dominação dos fuscas, já absurdamente preparados, verdadeiros canhões, os quais além de terem a preferencia popular, eram então os preferidos pelos ´pilotos, por isso eu considero essa segunda fase , como a fase heroica, pois precisava ser muito piloto e muito corajoso para se pilotar esses canhões, que mais pareciam verdadeiras cadeiras elétricas, e nessa mesma fase começaram então a surgir a Brasilia, oVW1600, o Chevette, alguns Opalas e até os Maverick V8.Já na terceira e ultima fase, além dos já citados na segunda fase, surgiram então os Passats, os Voyages, e os Gols quadradinhos, dai então a categoria passou a chamar-se de HOT CARS.
Em plena ascensão e destaque a categoria além de chamar atenção dos amantes, chamava também a atenção dos que nem conheciam o que era automobilismo, o que por sinal infelizmente foi alvo de uma emissora de televisão (não dá para calar-se e esconder a REDE GLOBO), que decretaria o triste fim e a extinção da categoria.Porem esse é um assunto que prefiro nem me aprofundar, não quero dar apoio e nem ibope a essa tão desprezível emissora, que trata o automobilismo como coisa para idiotas apenas.
Porem no momento convém  lembrar e citar aqui a heroica iniciativa de alguns pilotos, que já fizeram parte desta e de outras categorias, assim como eu mesmo, em não deixar que as paginas douradas de nosso tão rico e pobre ao mesmo tempo automobilismo, seja esquecido, quero dizer com isso que fico feliz ao ver que em alguns pilotos ainda existe o idealismo e a iniciativa de jamais deixar morrer ou ser esquecido o verdadeiro automobilismo nacional. Convém citar aqui alguns feitos: Começando pelo excelente trabalho de resgate e recuperação de nosso piloto e amigo Orlando Belmonte de São Paulo, que recuperou com um árduo e eficaz trabalho seu próprio divisão 3 da época quando corria, e que hoje tornou-se o único carro restante original recuperado, que temos registros.Isso sim é idealismo e trabalho que merece todo o nosso respeito e parabéns, pois em breve nós que já vivemos isso em épocas passadas, e aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de ver e conhecer, o veremos novamente nas pistas....Outro que convem citar é o trabalho e a realização de um sonho do Guilherme Decanini também de São Paulo, que teve a brilhante ideia de recriar a primeira e também uma das mais sensacionais replicas de um divisão 3 já construídas desde aquela época, o fusca da Autozoom pilotado por grandes nomes como Teleco e Alfredo Guaraná Menezes.Esse eu posso dizer com toda autoridade que foi a realização de um sonho, pois participei do inicio dele dando o pontapé inicial, pois a transformação e caracterização do fusca para o modelo da Autozoom, partiu-se de um divisão 3 que eu vendi para o Guilherme, que muito empenhado no projeto não mediu esforço nem sacrifícios para realiza-lo, e posso dizer também que foi muito trabalho para se chegar a esse projeto atual, mas corajosamente em momento algum o Guilherme Decanini demonstrou que iria desistir, e hoje gloriosamente já poderemos também em breve ver em nossas pistas, essa que é uma das mais espetaculares replicas já feita até o momento.
Mas como a categoria Divisão 3 era uma das mais sensacionais do automobilismo nacional, ela não ficou só em São Paulo, foi também para outros estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Recife.De tanta repercussão felizmente hoje temos noticias que em mais outros estados já estão produzindo novas replicas e reformando , e reconstruindo outros que já marcaram época em nossas pistas, convem citar mais dois deles: um do Sylvio Paes de Recife , que já se encontra em reforma e reconstrução, e outro em Blumenau SC ,o do Diogo Locatelli que além de ser uma reconstrução também, pois partiu de um antigo divisão 3, será um carro totalmente revolucionário, porem sem perder a essência de um fusca divisão 3.Tenho acompanhado o projeto e garanto que será algo FANTÁSTICO, é só nós aguardar-mos pois com toda certeza iremos nos maravilhar com um projeto belíssimo.
Convém lembrar também que temos uma réplica da gloriosa Brasilia D3 pilotada pelo campeonissimo Ingo Hoffman, que de vez em quando também aparece na pista de Interlagos, e eu estou sabendo também que o Dílson Sperafico também recuperou seu Hot Fusca=Div.3 ( no Paraná).Assim era chamada a categoria Divisão 3 no Paraná de HOT FUSCA, da qual eu particularmente também fiz parte e tenho meu divisão 3 até os dias de hoje.Portanto ainda poderemos considerar que temos mais um divisão 3 para abrilhantar as pistas deste Pais, só me falta incentivo para isso.Sei também que no Rio Grande do Sul ainda temos mais alguns div.3 completamente preservados e atualizados, isso feito pelo nosso amigo Fossá.
Já que estamos nesse embalo por que não nos motivar-mos a recuperar mais alguns,ou a fazer novas réplicas........E PORQUE NÃO RENASCER DE NOVO........


Pedro Garrafa. 

4 comentários:

  1. Obrigado Rui pelo espaço, e pela oportunidade de expressar meu desejo de recriar novos sonhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado digo eu Pedrão, o espaço é seu quando quiser é só mandar!!!

      Um abração

      Excluir
  2. caros... viajei ao passado le do essa matéria... fui grande fã desses caras e tambem bati rodas com eles... não tive o sucesso deles mas ainda brinco nas pistas aos 70 anos... guio fvee e fucas, agora com motores do Fox.. também Celtinhas... comecei no kart em 1971 e guiei com Carol, Maneco,Jose Lotfi, Giafones, Waltinho Travalini e Alosio Andrade, Julio Caio etc. também diputei algumas provas com o Ricardo Bock acima fotografado com o carro do meu xará...pretendo fazer uma réplica desse carro evou disputar a cpoa fusca.. darei notícias... por favor dê um saudoso a raço no Bock..Luiz Antonio Costa LASC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Luiz Antonio, vou envia seu abraço ao Ricardo, entre em contacto comigo em meu e-mail ruiamaraljr@gmail.com e vamos mostrar suas fotos e escrever sobre vc. Um abraço

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr