A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 24 de novembro de 2013

Interlagos não existe mais!

1975



Domingo 8.30h dormi pouco, esperava ficar na cama ao menos até 10/11h, acordei com o pensamento fixo no que ouvi ontem durante o treino de classificação para o GP Brasil de F.Um.
Durante a semana havia recebido de um amigo a credencial para ver de lá de dentro o GP, passe livre poderia percorrer praticamente todos os cantos dos boxes, não fui por conta de um probleminha que me incomoda um pouco de uns três meses para cá. Tive um acidente de moto uns 30 anos atrás, para não levar um tombo homérico segurei a moto com minhas pernas e os pés no asfalto e os cilindros da BMW foram batendo em meus tornozelos. Doeu muitooooo, mas me cuidei e fiquei bom rápido, acontece que aquela região das pernas ficaram sensíveis, principalmente a direita e um machucado cerca de quatro meses atrás me causou depois de um mês uma trombose. Estou curado, mas como me conheço bem e sei que quando estou com os amigos e ainda mais em uma pista não paro resolvi não ir.
Pois bem, depois de algum tempo sem assistir treinos e corridas pela emissora oficial ontem resolvi sintonizar e assistir pela dita cuja. Já sabia que ouviria um monte de asneiras e babaquices, mas como vejo e ouço via internet alguns comentários do Barrichelo, e gosto, resolvi acompanhar.
Ouvi o narrador oficial, este ser que prefiro não classificar, tecendo loas ao atual traçado do que um dia foi o nosso templo e de uma reforma que virá a meros 180 milhões de reais. 
Interlagos - Autódromo José Carlos Pace - e Jacarepaguá eram pistas incríveis, delas saíram grandes campeões, pistas seletivas com curvas de alta, média e baixa velocidade, quem assistiu corridas nelas sabe bem do que falo e quem como eu sentiu cada uma dessas qualidades nunca vai esquecer. Restou o belo Tarumã mas lá é impossível fazer uma corrida de F.Um pois sua extensão é curta.
1990, tínhamos um novo bi campeão mundial e depois de longos nove anos sendo nosso GP disputado em Jacarepaguá tio Bernie, a emissora oficial e interesses outros resolvem trazer de volta a corrida ao nosso templo. Para que isto acontecesse Bernie a FIA, FOCA, FISA e sei lá o que mais fizeram mil exigências, sendo uma delas a diminuição do percurso, já que diziam ser os 8km algo muito longo para F. Um!
Aí entra o Ayrton!
Vejam bem; muitos amigos meus chamam aqueles que cultuam a memória de nosso campeão de “viúvas”, não compactuo dessa opinião até por que vivo cultuando a memória de grandes campeões e ele foi um deles. Da vida pessoal dele pouco sei e não me interessa saber mais, dele apenas sei que foi um grande piloto, rapidíssimo e focado em seus objetivos entre os quais sempre vencer.
Pedem à ele que dê sua opinião sobre as reformas da pista e aí entram aquelas pessoas que já conhecemos de sobejo; “puxa sacos”, “mal intencionados” e outros com interesses escusos e alguns até bem intencionados, e quando ele dá a ideia de juntar a antiga curva Um à curva do Sol, descaracterizando totalmente o antigo traçado, todos aplaudem e começam a chamar a nova curva de S do Senna.
Existiam milhões de outras alternativas que manteriam o traçado original e o que foi feito destruiu nosso autódromo, descaracterizou completamente e o transformou nesta pistinha sem graça que é hoje.
Sem mais comentários, uma boa corrida para todos.

Ruui Amaral Jr


4 comentários:

  1. Bom dia Rui,
    Realmente ..transformaram um templo em um lugar comum.Abs

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto. Gostei principalmente do que você disse a respeito do Senna. Pilotaço, sempre fui fã dele, mas alguns torcedores para valorizar um têm que desvalorizar o outro. Quanto a Interlagos sabemos que se a pista não tivesse sido alterada, São Paulo teria perdido a fórmula 1 e sem a fórmula 1 perderíamos também o autódromo. Viva portanto a Erundina que foi a responsável pela alteração do traçado. Quanto ao antigo realmente era maravilhoso, e acredito que 90% dele continua lá. Quem sabe, um dia, alguém se digne a retornar pelo menos parte dele. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Realmente. Mataram o melhor traçado de autódromo do planeta. Quem viu,viu!!!

    ResponderExcluir
  4. Belo texto cara e realmente é foda escutar as transmissões ( Não sei quem é pior se o da Globo ou o da Sportv ) ......... Continuo gostando do traçado antigo e não gosto das ......

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr