A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 23 de maio de 2013

A história do numero 55,



Quando resolvi ingressar na FVee no final do ano passado, foi por um antigo desejo de correr em monopostos, aliado ao baixo custo para participar da categoria.
Minha última participação oficial em um carro de corrida tinha sido em 1992, quando participei da etapa de São Paulo ( Interlagos) do Campeonato Brasileiro de Formula Ford, defendendo as cores da Equipe do Amandio " Gigante" Ferreira, preparador mais do que competente e que me deixou " com água na boca" de participar do campeonato todo, mas infelizmente naquela época não tinha nenhum patrocínio e o tive que desistir desse sonho........



Acabei descobrindo o automodelismo radio controlado com motores a explosão e mergulhei de cabeça nesse hobby. Depois de muito trabalho e dedicação consegui ganhar praticamente todos os títulos possíveis, Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro e Campeonato Sudamericano, ficando somente o Mundial fora dessas conquistas, até porque aí realmente fica muito difícil, pois eu comecei meio tarde ( 30 anos) quando a maioria que compete nesse nível vem desde criança, são filhos de ex-pilotos , trazendo uma bagagem e "horas de vôo" infinitamente superior á minha. 
Chegou em um ponto que comecei a me questionar se tudo que aprendi nos 15 anos de automodelismo, serviriam na preparação e acerto de um carro de verdade.....
Acabei indo atrás do que se fazia em termos de automobilismo nos dias de hoje e descobri a FVee !!
Um monoposto interessante, com uma limitação de regulamento visando equacionar os equipamentos e reduzir os custos, era exatamente o que eu tinha em mente ( e que cabia no meu bolso).
Fiz duas corridas em carros de aluguel para ver se realmente era o que eu queria e acabei confirmando minha escolha....ERA COM CERTEZA AQUILO O QUE EU BUSCAVA !!
Iniciei então a fase 2 do meu planejamento, iria buscar uma equipe/preparador para montar meu carro, mas a condição imperativa é que eu pudesse freqüentar a oficina, dar opiniões e trabalhar efetivamente na montagem do carro. Acabei escolhendo a HT Guerra do Humberto Guerra, pois lá encontrei todas as condições que eu desejava, além de contar com boas referências sobre o trabalho do mesmo.
Comprei o chassis em setembro de 2012 e a montagem levou praticamente 3 meses, o que é de certa forma bem demorado, mas 1/2 da demora foi de moleza do Guerra mesmo..kkkkk e 1/2 foi porque o carro foi resolvido nos mínimos detalhes, não deixando nada " pra depois"......
Depois de finalizada a montagem do carro, veio a questão.... " como será a pintura ?" Praticamente não tive nenhuma dúvida em fazer uma pintura semelhante ao do D3 do meu Tio Lara Campos Jr , pois foi dentro daquele carro que passei muitas horas da minha vida, sonhando que pilotava em Interlagos, quando ainda tinha 10 anos.



Dentro do esquema de pintura do D3 o número do Jr era o 5 e meu grande ídolo de F1 era justamente o Nélson Piquet que corria com a Brabham BT49 de numero 5, mas que tinha no formato do numero 5 uma maneira única que eu nunca havia visto igual, muito característico, feito só com retas, sem curvas. E dessa forma, decidi fazer o numero 5 do meu carro no formato ' Brabham Nélson Piquet'. 






Bom, para a estréia do carro, na ultima etapa do Campeonato de 2012 ( mas que foi corrida em janeiro de 2013) devido ao pouco tempo disponível, optei por correr com ele branco, e fiz o adesivo 5 no formato ' Brabham' e levei o carro para a pista. Cheguei na pista, fiz minha inscrição com o numero 5 e tudo Ok, no entanto, algum tempo depois apareceu outro piloto que estava já com o numero 5, mas que já não participava há algum tempo e com isso , perdeu o direito de usar o número 5. Ele me procurou e disse que usava o 5 porque gostava muito e inclusive o CHASSIS do carro dele também era o numero 5. Como eu não sou de muita briga e achei convincente o argumento do chassis número 5, resolvi abrir mão do numero 5 e passei o meu para 55, que também havia sido numeral do Lara Campos Jr, mas no seu Stock Car. Feita a alteração na direção de prova, lá fui eu correndo cortar mais três números 5 para adicionar nas laterais e no capo dianteiro do carro.
Treinamos com o carro nos dois treinos da sexta feira como Shake-Down e resolvemos alguns problemas, mas o carro mostrou-se bem competitivo desde o primeiro instante que entrou na pista.
No sábado entramos na classificação e após três voltas senti a embreagem patinar um pouco e entrei nos boxes.
Comuniquei o problema na embreagem e solicitei que fizessem o ajuste. O Humberto Guerra me disse que estávamos com a 12a posição entre os 26 participantes. Olhei bem para ele e disse : " não esquenta Guerra, ainda não pude acelerar, vamos ver agora o que nosso carro pode dar...", fechei minha viseira e voltei para a pista.



Dei mais três voltas , dessa vez exigindo tudo do carro e recebi a bandeira de final de treino, fiz a volta de desaceleração e quando estava na parte final da rampa dos boxes, vi que o Humberto vinha correndo....abri minha viseira e ele disse.." PORRA...você foi o primeiro !!!! POLE_POSITION !!!!. Eu quase xinguei ele ...tá certo que o carro tava bom, eu até achei que estava rápido..mas nem tanto.....desci do carro e ele continuou dizendo que eu era o POLE-POSITION e eu achando que era mais uma das brincadeiras dele ! Somente quando outra pessoa veio me cumprimentar é que realmente caiu a ficha....
Poxa...POLE-POSITION na primeira corrida do carro..sem ter feito nenhum treino para acerto... só um mísero Shake-Down !!!
Comecei a explodir de alegria... aqueles longos três meses tinham enfim surtido resultado !!!
Assim o carro foi batizado de 55 e com esse fantástico resultado, jamais eu pensaria em mudar para outro número....
Aí vocês estão perguntando.... mas e a corrida ? Como foi ?
Essa já é uma outra história.............kkkkk
Abraço a todos


Heitor Luciano Nogueira Filho


_______________________________________________________________

Neste Sábado 25 de Maio mais uma etapa do campeonato, nele Heitor divide a liderança com Fernando Monis, estaremos todos lá torcendo por sua primeira vitória na categoria e a consolidação no campeonato.
Estaremos lá em bando para torcer...já combinei com o Arturão, Jacob, Duran, Fabio, Reginaldo, Ricardo, Joel e certamente lá estarão a Vera e Lia mãe do Heitor!
Convido à todos para prestigiar essa etapa da VEE e do Campeonato Paulista, nosso automobilismo precisa do público, nossos pilotos também.
Quem for assistirá belas disputas em todas categorias...afinal, além da paixão pelo esporte cada vez que sentamos em um carro de corridas é o incentivo do público que nos motiva ainda mais!

Abraços à todos,

Rui Amaral Jr 


4 comentários:

  1. Mais uma vêz, obrigado por ceder seu espaço para minhas histórias.... Grande Abraço !!

    ResponderExcluir
  2. Ricardo Mallio Mansur23 de maio de 2013 às 12:41

    Excelente matéria! Boa sorte, Heitor! Estamos na torcida e qualquer dia desses estarei alinhando um #98... Essa é a melhor categoria em termos de disputa com baixos investimentos! Que venha essa sua esperada vitória. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vc alinhar vou poder escreve "A Volta do Alicatão!", aguardo. Vai ser ótimo ver um dos botas d S.Vê em ação novamente, estarei lá torcendo!

      Um abração Ricardo

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr