A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Toleman-Hart TG 183B


O primeiro teste de Ayrton na equipe.

Equipe pequena mas muito bem gerida a Toleman foi campeã da Formula 2  no ano de 1980 com Brian Henton. Partindo de uma equipe bem estruturada entrou na Formula Um, trazendo como projetista Rory Byrne, estreou no mundial em 1981 na corrida de Imola tendo como pilotos Brian Henton e Derek Warwick. Como previa o regulamento da época a sua opção desde o começo foi usar os motores turbo da Hart.
1981/82/83 foram difíceis anos de aprendizado, mas para 1984 com a saída de Warwick para a Renault dois novos pilotos foram contratados, o campeão do motociclismo Johnny Cecotto e a estrela da Formula 3 Ayrton Senna.
Com Ayrton vieram bons resultados e a quase vitória em Mônaco, tendo conquistado com ele os 13 pontos dessa temporada. Fato curioso desta temporada foi o contrato com a Pirelli para o fornecimento de pneus, quando a Toleman descobriu que os pneus entregues à equipe não eram da mesma qualidade dos entregues às outras equipes como a Ferrari! 

Rui Amaral Jr     




As fotos dos primeiros testes de Ayrton na Toleman, na pista de Silverstone. 
 Nas duas fotos imagens de Kyalami 1984 e o primeiro ponto conquistado por Ayrton com o 6º lugar.

Detroit 1984 já com a Toleman TD184



O motor Hart. Fotos Wouter Melissen

Motor 

Hart 415T

4 cilindros em linha
Bloco e cabeçote em alumínio
4 válvulas por cilindro
Diâmetro 88mm x curso 61.5mm
Cilindrada 1.459cc
Taxa de compressão 7:1
Potencia 580hp à 9.500rpm
Injeção Lucas
Turbo Garret  
Peso 136 kg 





7 comentários:

  1. Rui,

    já ouvi gente comentando que a Toleman tinha um ótimo carro, opinião bem diferente do que se ouvia na época.

    Quem será que está certo?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Veja Milton, acredito em um bom carro, nunca ótimo,massss em 84 Ayrton fez a diferença, e depois de todos problemas com a Pirelli ficou um pouco difícil.

    Um abração

    ResponderExcluir
  3. Rui,

    Senna teve um papel muito importante na equipe Toleman...

    e também já ouvi dizer que os pneus eram de "2ª linha"... e isso faz muita diferença...

    ótimas fotos...

    abs...

    ResponderExcluir
  4. É André, mas mesmo assim ao menos na Ferrari isto não ajudou muito. A Toleman vinha melhorando, porém ao final de 84 Ayrton buscou outro caminho e foi para Lotus.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Rui,

    uma dúvida, a Toleman iniciou a temporada de 1984 com os pneus Pirelli e no GP de Mônaco já usa Michellin... isso procede???

    abs....

    ResponderExcluir
  6. Veja André, tenho um defeito sério, escrevo sem pesquisar, faço apenas com material que tenho e sempre sobre aspectos técnicos.Vamos lá, os Michelin estrearam na França em Dijon, naquele ano houve muita confusão em torno do caso, acredito que em Monaco já estavam com os Michelin, tenho quase certeza!
    Uma curiosidade em 1984 corri as Mil Milhas, nos treinos no seco usei os pneus slick, acho que Pneubrás ou Maggion, na corrida embaixo de um toró daqueles usei os Pirelli e acredite foram os pneus de chuva mais espetaculares com que pilotei.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Fabiani C Gargioni #2722 de fevereiro de 2013 às 09:33

    Grande Rui, mais uma grande história no tempo dos motores turbos na F1, legal!!!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr