A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Monza 1953

  Fangio, Farina e Ciccio
#4 Ciccio Ascari com a Ferrari 500 na pole, #50 Fangio e a Maserati A6GCM-53 e #6 Farina. 
Bandeira Brasileira tremulando, mostra a presença de Chico Landi.

Monza, 1953, Fangio precisa de uma vitória. Um ano depois de seu acidente em Monza, já está plenamente recuperado, mas ainda não voltou a vencer. Tirou "tinta do poste" em Reims mas Hawthorn ganhou. 
No Templo italiano, a Ferrari aparece com força total e inscreve quatro pilotos: Ascari-Farina-Villoresi-Hawthorn. O carro, a imbatível 500.
O Chueco comparece com seu Maserati A6GCM, que o faz sofrer nos treinos. O carro apresenta uma vibração que nada parece resolver, enquanto seu parceiro de equipe, Felice Bonetto, não tem grandes problemas, embora fique atrás no grid. Fangio, que sempre teve ótima relação com seus mecânicos (gostava de ficar entre eles e dividia sua premiação) apela para que melhorem o carro e diz que será generoso se obter um bom resultado.
Os mecânicos o tranquilizam e dizem para não se preocupar.
No dia da corrida, o Chueco percebe a modificação do Maserati, que funciona como um relógio já nas primeiras voltas. Um grande duelo entre Fangio e Ascari-Farina se seguiu, acompanhados do surpreendente Onofre Marimon. Na última volta, Farina tenta se desviar de uma manobra mais arrojada do Ciccio e bate em Marimon. O próprio Ascari também pega uma rebarba e nem recebe a bandeirada. 
Alheio a tudo isso, Fangio consegue "achar" o caminho no entrevero e vence a prova.
No final, encontra nos boxes seu parceiro Bonetto com quem comenta a diferença no desempenho do Maserati desde os treinos. Já o Homem do Cachimbo pouco tem a dizer, pois seu carro estava com uma terrível vibração, que quase lhe custa os dentes. Só então Fangio percebeu que os mecânicos haviam trocado os Maseratis. Deram-lhe o de Bonetto, que estava bem e entregaram a Felice o do Chueco...

Caranguejo




NT: Chico Landi correu com uma Maserati A6GCM e teve problemas de motor na 17ª volta.

8 comentários:

  1. Mais uma aula do Mestre Caranguejo...
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Rui,

    mais uma ótima história do Caranguejo...

    não dá pra perder nenhum post aqui...

    abs...

    ResponderExcluir
  3. Eu fico aqui sentado viajando vou longe eimmmm...eu queria ter uns 150 anos pra ter vivido tudo isso...
    parabens rui demais...
    Caranguejo vc ja foi ou ainda nao em um autodromo tche dale loco é a maior e melhor sensaçao que um apaixonado pode sentir.....
    A ja fomos vizinhos eu morei 19 anos em livramento/rivera abraço.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Vitorio, e agradeço também pelo Caranguejo.
    Conheço Sant`Ana do Livramento, terra de minha tia Lucy.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Alô, Vitorio.
    Quem espera sempre alcança, meu amigo. Ainda não entrei num autódromo, mas ainda chego lá.
    Livramento-Rivera, tenho amigos por lá.
    Abç
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  6. Pega fantástico, parabéns Caranguejo e Rui!

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr