A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 30 de outubro de 2012

1982


Keke e a Willians FW08

Muito se tem falado e escrito sobre a atual temporada da Formula Um, vários vencedores, vários carros se destacando em algum período. Vence Vettel ou Alonso? A três corridas do final e com 75 pontos em jogo, ninguém pode afirmar nada.
Em 1982 os Formula Um eram diferentes, efeito asa, era a aerodinâmica “criada” por Chapman, o efeito solo, dando seus frutos, motores de 1.500cc turbo alimentados, que desenvolviam potencia altíssimas, entrava no páreo um novo material, a fibra de carbono. A volta de Lauda, o desaparecimento de Gilles, o acidente na largada que ceifou a vida de Palleti, o acidente de Didier, na Willians saía o campeão Alan Jones e entrava o rápido Keke Rosberg...
A briga FISA e FOCA, a desclassificação de Piquet no Brasil, o boicote ao GP de San Marino, onde largaram apenas 14 carros...
Foram 16 corridas, doze vencedores diferentes, uma seqüência de nove corridas com diferentes vencedores, nenhum teve mais de duas vitórias no campeonato. 
E Keke, que no ano anterior não havia marcado um ponto sequer quando corria na equipe Fittipaldi, e vencedor de um só GP, o da França em Dijon é o novo campeão! 

Rui Amaral Jr

 Gilles, Ferrari 126 C2, o Campeão sem titulo não daria mais o espetáculo!
 Piquet e a Brabham BT50
Dois anos após dizer que não ficaria mais dando voltas em um circuito, para não chegar a lugar algum, Niki volta!   
 Elio com a Lotus 91 vence Keke em Zeltweg por 50/1.000
Jonh Watson e a MacLarem MP4B



NT: Foi a última vitória dos motores aspirados sobre os turbo!

PS: Alguns pensamento me levaram a escrever este post, as palavras do Grande Fangio "carreras son carreras", a lembrança de um grande chefe de equipe brasileiro, que ao ver seus pilotos reclamarem que os carros dos adversários eram mais fortes disse, "corrida termina na bandeirada!", e eles venceram!
Duas atuações minhas neste ano de 1982, uma quando assumi a ponta em uma corrida, foi na entrada da curva do "Sol" em Interlagos, fiquei feliz para alguns metros depois, quando coloquei a 2ª marcha na curva do "Sargento" meu motor ir para o espaço! Foi apenas um eixo do balanceiro que quebrou, e minha corrida terminou ali. Outra quando corremos pelo circuito externo do mesmo Interlagos, final mente eu teria uma 1ª marcha curta para pular com os outros. Mas acho que errei ao engatar a segunda! 
É carreras son carreras! 

PS: Direto de Bagé,


1982, não consigo colocar comentários no "Histórias...", mas lembrei alguma coisa.
Cinco pilotos venceram dois GPs; Pironi (Ímola e Zandvoort); Wattie (Bélgica e Detroit); A.M.P.Prost (Kyalami e Brasil); Lauda (Long Beach e Brands Hatch) e Arnoux (Paul Ricard e Monza)
Seis pilotos venceram uma vez: Rosberg(Dijon);Tambay (Hockenheim); Alboretto (Las Vegas); De Angelis (Áustria); Patrese (Mônaco) e Piquet(Canadá).
Temporada cheia de esquisitices e pontuada de histórias engraçadas, tristes ou simplesmente curiosas.
O GP da Suiça, disputado em território francês (Dijon Prenois); o maluquíssimo GP de Mônaco; o drama de Villeneuve; o final empolgante do GP da Áustria; a briga entre A.M.P e Arnoux; a perda sentida de Palletti e a saída à francesa do Lole Reutemann, sem contar o teste de Tommy Byrne na McLaren.
Permita que discorde de ti e do Soffa: a última vitória de um V8 DFV foi em Detroit/83, com Alboretto, vinte dias depois da vitória de Rosberg em Monte Carlo.
Se lembrar mais alguma coisa, mando foto.
Caranguejo

Outra nota! Eu esqueço de escrever e depois de alguns e-mails trocados com o Caranguejo vou adicionando! Cinco pilotos venceram pela primeira vez na Formula Um nesta temporada; Elio de Angelis, Keke Rosberg, Patrick Tambay, Michele Alboreto, Ricardo Patrese.

   

9 comentários:

  1. Belo post, Rui. Vale lembrar que o último título de um aspirado sobre os turbos foi sim em 1982. Mas a última vitória foi no GP de Mônaco de 1983, com Keke Rosberg.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Rui e Caranguejo,

    uma dupla e tanto... srsrs

    mais um ótimo post...

    abs...

    ResponderExcluir
  3. André, é uma dupla de doer! Ele manda as coisas à conta gotas, muitas vezes depois do post ele manda um e-mail assim; "veja que outra bela foto que achei"rsrsr

    Obrigado André, um abraço

    ResponderExcluir
  4. Post MARAVILHOSO!!

    Vou agora mesmo assistir novamente o resumo da temporada de 82

    ResponderExcluir
  5. Hola Rui, en una de las últimas revistas que compré, justamente salió una nota por el campeonato de Keke, de como con una sola carrera ganada se quedó con el campeonato.
    La revista dice que más que ganarlo con un auto aspirado, lo perdieron los autos Renault, Ferrari, y un poco McLaren.

    Saludos!!!!!

    ResponderExcluir
  6. 1982, el año del retiro de Reutemann; me agarré tanta bronca, que no miré más una carrera de F1 hasta fines de 1985... Así que me perdí el campeonato de Keke, uno de mis ídolos luego del paso por Theodore y ATS en 1978. Es el año del retiro del team Fittipaldi, de la casi desaparición de Ensing (en 1983 solo hicieron el chasis para Theodore), el año de la entrada de RAM.
    Keke ganó un sólo GP, pero peleó todo el año como un león; yo lo reivindico como campeón.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  7. Obrigado meus amigos Vasco e Juanh!
    Keke era um brigador e mereceu o titulo, agora era muito difícil para os motores turbo, numa época em que não existia controle de tração e outras cositas más...vejam os motores turbo já alcançavam 1.000hp, e numa pequena faixa de giros do motor, e transferir essa potencia para o solo era dificílimo!

    Abraços

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr