A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Chapman x Fittipaldi

Ou Emerson x Colin
 Emerson
 Colin
Ronnie

Comecinho de 1973,  estava no Rodeio, ótima churrascaria daqui de São Paulo, com alguns amigos, bebíamos alguns Scoths e esperávamos a maravilhosa carne que até hoje lá é servida. 
Eu estava entusiasmado, pois naquele ano completaria 21 anos e poderia correr sem ter que “fals...” ops, adulterar nenhuma autorização, além disso meu pai prometia finalmente me apoiar, e além disso tínhamos um Campeão do Mundo na Formula Um, um cara sensacional, pilotasso, nunca fomos amigos, afinal ele é uns 8 anos mais velho que eu, e nunca freqüentou a turma que freqüentava minha casa, amigos de meu irmão, que é 12 anos mais velho, mas tínhamos alguns amigos em comum, e amigos caros de ambas as partes.  
Aí chega um amigo meu, publicitário conhecido e entrosado em tudo que dizia respeito ao automobilismo e me segreda, “o Emerson fechou com o Teddy Mayer e leva com ele a grana da Marlboro, vai de MacLaren em 74, existe até a possibilidade dos Fittipaldi ficarem com a equipe”. 
De cara eu disse “é loucura, ele briga pelo Bicampeonato e tem toda as chances de conquistar, assim  fica difícil!”












Notem que na época já se falava “à boca pequena” do projeto brasileiro da FI.   
Aqui um parêntese; Colin e Emerson...o inglês contratou o brasileiro ainda na Formula 3, apesar da vitória nos EUA, Emerson amargou o ano de 1971 com um pouco da falta de experiência e a grande carga de levar uma equipe cujo Campeão do Mundo havia perecido. E Colin sempre o apoiou!
Outro parêntese; Emerson ao contrário de nossos pilotos de hoje, nunca teve medo de cara feia, e sempre foi para qualquer equipe disputando com quem quer que fosse o lugar de primeiro piloto, e isso, ao contrário de hoje não era dito por nenhum assessor de imprensa, mas por seu pé direito e sua enorme capacidade técnica! 
Não dou razão a um ou outro, o certo é que Emerson em 74 foi para MacLaren com a Marlboro e foi Bi.
Quanto à briga de 73 foi entre dois CACHORROS GRANDES, dois GRANDES PILOTOS, e a meu ver DOIS GRANDES HOMENS; Emerson e Ronnie. E quem tirou vantagem nisso foi um certo Jackie Stewart, vocês conhecem?



Poderia escrever aqui várias paginas sobre o tema, tudo de cabeça e do que li e ouvi na época, mas que cada um tire sua conclusão, e só deixo mais um perguntinha; Quem apoiou Emerson tempos depois na Indy?

Ao Emerson, um herói de verdade, ontem e hoje! 

Escolhi as fotos aleatoriamente em meus arquivos, vocês melhor que eu saberão  identificar cada uma.

Um forte abraço à todos

Rui Amaral Jr 


7 comentários:

  1. rsrsrs...Stem o Caranguejo gosta de chama-lo de "o Vesgo"!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Amigos, na verdade eu o acho "vesgo de tão esperto".
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  3. O pau rolou mesmo depois do GP da Itália...Estava tudo combinado para o Ronnie dar passagem para o Emerson. A ordem partiria do Colin...Até hj o Emerson está esperando a tal ordem...rsrsrsrsr.Aí ele levou a Texaco da Lotus e assinou com a Marlboro que fechou com a Mclaren. Dizem por aí nos bastidores que o Colin no afã de ter o Emerson em 1974, deu-lhe um cartão de crédito sem limites para gastar.Aí é que o Emerson não entendeu nada mesmo.E a história provou que o Emerson além do enorme talento tem uma sorte daquelas...Como bem disse o Nelson Piquet um dia... Vc tem que estar no carro certo na hora certa. Foi bi.Belo post Grandalhão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na época já existia a possibilidade dos Fittipaldi comprarem a McLaren...Teddy Mayer já queria sair, conta aí Grandão a historia do padrinho do filho do Rato!!!!rsrrs

      Putabração meu irmão!!!!

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr