A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Tazio



Grand Prix de Tigullio, em 13 de abril de 1924. Na liderança vai, Tazio Nuvolari. Corrida extremamente difícil, com Nivola muitas vezes saindo da pista em seu Bianchi 18. Perto do final, um pneu estoura e o faz parar dentro de uma vala. Com muitas avarias e seu mecânico inconsciente, Tazio pede a ajuda dos espectadores para voltar à prova. Após remontar o carro da melhor maneira possível (sem esquecer do mecânico desacordado), o Mantuano retorna à pista, pois tinha uma grande diferença sobre os adversários. E realmente, consegue chegar à frente de De Sterlich (Bugatti) e Ballestreno (OM), terminando com 18 segundos de vantagem. Os que assistem na chegada porém, mal acreditam no que estão vendo. Nuvolari termina com um carro que não tem mais carroceria ou suspensões; não há mais assento ou mesmo volante, substituído por uma chave inglesa e trazendo ao seu lado, o mecânico desmaiado, coberto de lama e óleo.

Caranguejo



 Com  a Ferrari 125C





3 comentários:

  1. Impensável hoje em dia um piloto com o cigarro na boca... hehehe

    ResponderExcluir
  2. Poxa...eu sou suspeito para falar de Nuvolari. Ok, somos compatriotas por DNA... e a Itália é um país 'pio bello'!
    Mas... são 'proezas' (adjetivo usado pelos leigos) como essas que elevam Novalari ao mais alto lugar do podium do 'meu GP'.
    Para os leigos...proeza, para Nuvolari: a habilidade que lhe era inata. Se hoje dizem o quanto Alonso faz a diferença, o quanto tem a capacidade de se adaptar e ter performance ajustando-se rapidamente as adversidades da pista e tempo, Nuvolari o faz isso com maestria e com um repertorio de adversidades que parece que maquina e homem estão sendo provados.
    Nuvolari simplesmente se sobrepõem. Fez provável o improvável. Venceu quando não podia... ou galgou resultados que se fosse outro não conquistaria.
    De fato...um Gigante franzino... que talvez, inclusive, seu esterotipo possa até ter servido de inspiração para muitos personagens que vimos por aí, caracterizando pilotos (uma foto dessa série é 'um desenho'). Cigarro na boca!... hilário e reprovável em dias de hoje.
    Abraço
    Julio
    ps: se não 'me corto' vou emendando e falando..falando...falan.... rs...

    ResponderExcluir
  3. Julio, no link alguns posts com o Mantuano...
    http://ruiamaraljr.blogspot.com.br/search/label/Tazio%20Nuvolari

    Abraços

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr