A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

O primeiro esportivo brasileiro






 O Interlagos. Fotos: arquivo pessoal

Cobiçado por jovens e apreciadores de carros durante a década de 1960, o Willys Interlagos foi o primeiro automóvel esportivo montado no Brasil. Foi produzido pela Willys Overland do Brasil S.A. até 1966, na fábrica em Interlagos, em São Paulo (foto abaixo).

O Interlagos em fabricação


Mas essa história começa na França, na linha de montagem da Willys de lá, onde o paulista Luiz Antonio Greco – que viria a liderar o departamento de competições da empresa no Brasil – observou por meses a construção do modelo Alpine, grande inspiração para o Interlagos brasileiro. Aqui, o carro começou a ser produzido na Willys a partir das impressões de Greco, integradas ao trabalho do mecânico espanhol Jesus Ibarzo Martinez e do preparador e piloto Cristian Heins – que teve morte trágica mais adiante, nas 24 Horas de Le Mans, em 1963. Sob a superintendência de Emil Schmidt, o veículo foi construído em três versões: Berlineta, Coupé e Cabriolet (conversível).

Greco (E), Ibarzo (C) e Schmidt (D) recebem visita de Juan Manuel Fangio (ao centro, de gravata)

Apresentado no II Salão do Automóvel, em São Paulo, em 1961, o Interlagos era um carro pequeno e leve – a carroceria, por exemplo, era produzida em fibra de vidro e resina de poliestireno. Fez muito sucesso nas ruas e nas pistas. Um exemplo foi a segunda edição da prova 500 Milhas de Porto Alegre, em dezembro de 1963, na qual os três primeiros colocados usaram Interlagos: Wilson Fittipaldi e Vitório Andreatta em primeiro, Bird Clemente em segundo e Scavone e Danilo Lemos em terceiro. Outra grande vitória veio em fevereiro de 1968, na prova Antoninho Burlamaque, quando os Interlagos Mark I deram o primeiro lugar a Luiz Pereira Bueno e o segundo a Bird Clemente.

A equipe Willys, , com o chefe Greco ao centro, Luiz Pereira Bueno (E) e Bird Clemente (D)

Colaboraram Graziela e Nelson M. Rocha
Publicado no jornal Zero Hora coluna Almanaque Gaúcho do grande jornalista Ricardo Chaves
em 14 de agosto de 2012
http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2012/08/14/o-primeiro-esportivo-brasileiro/?topo=13%2C1%2C1%2C%2C%2C13





13 comentários:

  1. Lindo carro, principalmente a Berlineta, quem como eu que trabalhou na Willys tem muita saudade destes bons tempos...

    ResponderExcluir
  2. Belo post, parabéns Graziela, um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem, sem duvida.

    em tempo: atrás do Bird...

    o querido e fabuloso José Carlos Pace

    Parabens.

    ah...essa foto da equipe, em cores... vou levar! Até agora só a tinha visto em PB.

    ResponderExcluir
  4. Julio, na foto Luiz, Wilsinho Fittipaldi, Greco, Carol Figueiredo, acho que o Chico Lameirão, José Carlos Pace e Bird.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Essa foto publicitária é mesmo muito bacana, e é a única que conheço em que aparecem os carros e os pilotos da Equipe Willys. Será que em algum arquivo semi-abandonado existem outras imagens dessa mesma sessão de fotos?

    ResponderExcluir
  6. Talvez a Graziela saiba, vou perguntar à ela Paulo.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Rui e amigos!
    Saber que vocês apreciaram este post deixa-me feliz.
    Quanto ao questionamento do Paulo Levi, o Sr. Jesus Ybarzo Martinez, deu-me apenas esta foto, na verdade, é um poster com todos os pilotos da Willys.
    Tentarei outras e posto aqui.
    Um abraço a todos,
    Graziela



    ResponderExcluir
  8. Fabiani C Gargioni #2715 de agosto de 2012 às 21:56

    Grande Rui, meu pai sempre fala que as BERLINETAS eram o que tinha de mais "quente" nas pistas da época e ainda por cima eram lindas!!!

    ResponderExcluir
  9. Muy bello, similar al Alpine A110.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  10. Juanh, apenas esclarecendo: o Willys interlagos era a versão brasileira do Alpine A108, antecessor do A110, o qual nunca chegou a ser fabricado aqui.

    Um abraço,
    Paulo Levi

    ResponderExcluir
  11. Grande Rui,

    Bela matéria. Me fez retornar no tempo de estágio na FORD - Willys do Brasil ( Depto de Motores ), lá pelos idos de 1968 / 1969. Nesta época, as Berlinetas Interlagos jã não eram mais produzidas ( a produção da linha Willys Interlagos nas três versões foi encerrada em 1966 ) e todo o acervo da Fábrica de Interlagos em 1967 foi transferido para o Taboão, onde nos estagiários e técnicos do Depto de Motores usufruímos de toda aquela tecnologia Renault Francesa, para implementação do Projeto M que resultou no motor de 5 mancais do Ford Corcel 1.

    Um grande abraçalhão

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr