A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 9 de março de 2012

Spa 1961- Ferrari faz, barba, cabelo, bigode e ainda o quarto lugar!

Largada Phil Hill, von Trips e Gendebien.


O campeonato de Formula Um de 1961 teve oito corridas validas, quando chegou à Bélgica a terceira, estava empatado entre Stiling Moss que corria com uma Walker T53 ( Cooper ) e Wolfgang Von Tripps com Ferrari 156. Moss vencera em Mônaco com uma Lotus e chegara em 4º em Zandvoort, e Tripps vencera na Holanda e tinha o 4º em Mônaco.
A equipe Ferrari veio a Spa com quatro carros o #2 Von Tripps, #4 Phil Hill, #6 Richie Ginther e a amarela #8 para Oliver Gendebien. Equipe mais que completa, pensando antes de mais nada no campeonato.

Gendebien na Le Source.
Notem a inscrição no carro, e a explicação que me deu o amigo Sal Chiappetta.
A inscrição é PROVAMO53. É o equivalente ao registro de circulação do veículo (tipo "placa do carro"). Prova significa teste em Italiano - os veículos de desenvolvimento ou competição recebiam esta designação (hoje em dia creio que não mais, desde há alguns anos se não me engano). MO indica Província de Modena, aonde está a fábrica, e 53 é o número do registro.

Phil Hill fez a pole, sendo o único piloto a baixar dos 4 minutos, fazendo 3.59. 30/100. Seguido por Von Trips, Gendebien, John Surtees com Cooper T53, Ginther e Grahan Hill com a BRM P48/57.
Apenas uma curiosidade; Clark com a Lotus 21 largou em 18º !
Na corrida elas dominam de ponta a ponta, apenas Grahan Hill , após uma bela largada se interpõe entre elas, mas logo elas o deixam para trás e continuam a briga entre si.
Após o meio da corrida Von Trips e Phil Hill se distanciam de seus companheiros. Na chegada Phil Hill vence com Von Trips chegando a 70/100 dele, Ginther a 19s50/100 e Gendebien  45 60/100 segundos atrás.
Na corrida a melhor volta é de Richie Ginther, sendo o único piloto a baixar dos 4 min. com 3.59. 80/100.
Vejam o belo vídeo com Jack Brabham dando uma bela escapa na Le Source, e os belos carros e todos pilotos da época.
Começava o caminho que levaria o americano Phil Hill a vencer o campeonato, com apenas um ponto de vantagem para von Trips. 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

Phil Hill               Ferrari 2:03:03.800
Wolfgang von Trips     Ferrari -00:00.700
Richie Ginther      Ferrari -00:19.500
Olivier Gendebien      Ferrari -00:45.600
John Surtees      Cooper -01:26.800
Dan Gurney      Porsche -01:31.000
Jo Bonnier      Porsche -02:47.100
Stirling Moss      Lotus   -03:55.600








5 comentários:

  1. Grande Rui,FERRARI é sempre FERRARI,bela história e bela postagem!!!

    ResponderExcluir
  2. E Gendebien, correndo com a amarelinha, nas cores de seu país, a Bélgica. Nessa altura, a coisa meio que ficava polarizada entre P. Hill e von Trips, dando início a uma disputa doméstica, com final amargo.
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  3. Muy bella la Ferrari amarilla de Gendebien. La 156 es el auto más bello de todos los F1 de la marca.
    Abrazos!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Juanh, gosto da 156, menino achava que ela tinha uma aura magica.

    Abraços

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr