A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 27 de março de 2012

Massa

Malásia 2012. 





Vamos lá, penso neste texto já a algum tempo e hoje vamos ver se sai alguma coisa que preste!
Vejo muita gente falando mal do Felipe Massa então resolvi palpitar...e escrevo como é de meu feitio de peito aberto. É um palpite de quem gostaria de novamente ver um piloto brasileiro de ponta disputando a Formula Um. 
Não conheço o Felipe pessoalmente e por conta de alguns acontecimentos com amigos meus, por ele não tenho muita admiração. Verdade Fernando Hiperfanauto e José Ferraz?!
Cada vez que escrevo sobre a Formula Um atual, ou mostro a NL da Ferrari ou outra equipe, vem algum comentário de alguém que também não o aprecia muito.
No Facebook meus amigos Sal e Washington montaram uma página a Esporte Motor onde alguns amigos discutem sobre o automobilismo, o que muitos conhecem e bem, de uma forma descontraída e informal, e as opiniões são quase todas parecidas. É ou não é Milton, Chico e ...???
Vejam bem, alguns de nós que já pilotaram, correram, venceram corridas, fizeram poles, melhores voltas e tudo mais, sabemos como é difícil a lida do automobilismo e mais difícil ainda um lugar ao Sol no topo dele.
Voltemos no tempo; desde que Emerson chegou à FI, o perfil do fã de automobilismo mudou, antes quem gostava procurava ler se informar e ir às nossas pista assistir corridas...desta época para cá tudo mudou, a emissora oficial que transmite a FI tem como principal narrador uma pessoa que ao invés de informar narra conforme seus interesses pessoais, e esses são inconfessáveis, impedindo mesmo os comentaristas digam o que pensam.
Desde a chegada de Barrichello à Ferrari o cara vem dizendo que ele corria em igualdade de condições com Dick Shummi, já bi campeão do  mundo, coisa que absolutamente não era verdade. Barrichello se deixou levar e apesar de vencer pela equipe deu no que deu, zombarias, apelidos indevidos e outras baixarias mais. Um  grande piloto sem duvida, mas que deixou se levar e falou, e muito, o que não devia.
Aí chega à Ferrari o outro brasileiro, algumas boas corridas pela Sauber na FI assistido por Nicolas Todd filho do então chefão da equipe, e o tal locutor, como sempre desinformando, conta que ele foi contratado em condições iguais à de Schummi (rsrsrsr) e uma legião de fãs acostumados desde algum tempo a acreditar em suas sandices simplesmente acreditam!
Sai Schummi o “irmãozinho do brasileiro” e entra na equipe outro talento natural, Kimi, e após dois campeonatos de Alonso leva a Ferrari novamente ao topo. Neste ano o brasileiro chega em quarto lugar no mundial com três vitórias. 
Vem o ano de 2008 e Kimi o campeão está desmotivado, muita grana, muitos iates e muita Vodka, e o brasileiro se destaca na equipe e vai para a ultima corrida do campeonato com cinco vitórias, contra as mesmas cinco do talentosíssimo Louis Hamilton da MacLaren. Hamilton tem 94 pontos e o brasileiro 87 e na corrida acontece de tudo como já sabemos. Massa vence sua sexta corrida do ano e na última volta Hamilton ultrapassa Timo Glock e garante o titulo por um ponto de vantagem.
Novamente o tal locutor se desmancha em sandices e mil invenções para tentar desacreditar o titulo do inglês. Ora apenas isso; continua a desinformar um publico que acompanha o automobilismo.
Chega 2009 a Ferrari novamente em crise com Kimi desmotivado e nos treino na Hungria Massa recebe a molada no capacete e fica de  fora o resto da temporada.
2010 para substituir Kimi como primeiro  piloto a Ferrari contrata Fernando Alonso, bi campeão do mundo piloto rapidíssimo e com um enorme talento. 
E continua a desinformação ao publico, em uma das corridas, lembro do locutor dizendo que Massa daria uma tremenda bronca na equipe!...ora acho difícil, se não quase impossível pois apesar das declarações ao contrario Massa sabe que é segundo piloto, assim como foi Barrichello, e para ele o melhor dentro da equipe é ficar calado.
2011 e 2012 Alonso sempre mais rápido que Massa, mas isso nada tem de desmerecedor pois o espanhol é rapidíssimo. Acontece que nas corridas o brasileiro erra constantemente ao tentar acompanhar os mais rápidos, e talvez abalado ou por ver as bravatas tanto dele como do locutor esvaírem-se em maus resultados vai ao fundo do poço, como o vemos na condição atual.       
O certo é que a Ferrari apesar de dizer ao contrário não o quer mais, acredito ser muito difícil sua substituição no meio do campeonato mas o ano que vem veremos a equipe sem o brasileiro.
Desculpem se me estendi demais, é apenas a modesta opinião de quem já se viu sentado num carro de corridas tendo, e tentando, fazer alguma coisa a mais. Hoje nesta blogosfera de tantos entendidos sobre  o automobilismo certamente encontraremos uma explicação bem melhor que a minha de tudo que acontece.


Rui Amaral Jr 




FOTOS: GETTY IMAGES , AP 



12 comentários:

  1. Olá Rui, tudo bom?
    Achei o seu texto claríssimo e muito preso aos fatos.
    Concordo com tudo que vc falou.
    Apenas gostaria de dizer, e queria que vc pensasse que, será que aquela "paulada" que o Massa tomou da mola do carro do Barrichello não teria colaborado para que ele arriscasse menos, e portanto acelerasse menos?
    Para mim, o acidente de moto do Schummi, fez com que ele pensasse na morte e diminuísse o ritmo.Isso já aconteceu com diversos pilotos em muitas categorias. O cara se acha o máximo até dar uma paulada na cerca e ver a morte de perto, aí perde aquele centésimo a mais que o diferenciava dos demais. Isso só não aconteceu com o Lauda, mas também nenhum outro piloto na história do automobilismo, levantou do caixão e voltou para vencer mais um título! Um grande abraço e parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  2. Rui, bom dia, você sabe que eu sou ferrarista e sempre defendo a escuderia, mas nesse ponto eu acho que a Ferrari erra e muito.

    Por que não oficializar de uma vez por todas o que estamos cansados de saber: Quem é o primeiro piloto e quem é o segundo piloto da equipe.

    Quem já trabalhou em uma grande empresa sabe que todos os colaboradores devem trabalhar em equipe para o bem comum que é a empresa. As equipes de formula 1 não são diferentes disso. Quem não quiser se submeter a isso não assina o contrato. Simples.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Paulinho e Buonanno, a opinião de vs é muito importante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Caro Rui e amigos, os fatos estão aí colocados...não tem jeito é segundo piloto, não conseguiram nos ultimos 3 anos apresentar um carro que se aproximasse dos tempos dos concorrentes, não vejo problemas com a mola não creio q este seja o problema do Massa. Este ano a Red Bull tb sofre com os problemas de pneus....a maioria das equipes ainda não descobriu o "pulo do gato" nos pneus.

    ResponderExcluir
  5. Perfeito texto como sempre,todas as opiniões também estão corretas, agora é só esperar a posição oficial da Ferrari para saber quando o Massa sai.

    ResponderExcluir
  6. Acho que a distinção que cita o Buonanno entre o 1 e o 2 já existe, é implícita.
    Até torci pelo Massa durante algum tempo, afinal sou ferrarista, mas acho que tem que ver direitinho se o Massa era aquele ou é esse, penso que isso independe da mola, ele já vinha em baixa.
    Talvez quando se viu sem o colo do "papai" Schumi e saiu da zona de conforto começou a aparecer quem de fato ele é.
    E, de novo como ferrarista, não gostaria que ele continuasse não, e pra mim, quanto mais cedo sair tanto melhor pra equipe.

    ResponderExcluir
  7. Rui, seu comentário está perfeito.
    Só acho que você exagera um pouco sobre a influencia das sandices do Galvão, sobre os "nossos brasileirinhos".
    Acho que os pilotos que conseguem chegar a F-1 têm (ou deveriam ter) cabeça e estrutura suficiente para não se deixar influenciar pelas babaquices do famigerado narrador.
    Acho sim, que a "molada" no Massa tirou dele preciosos milésimos de segundo, assim como tambem o nascimento do primeiro filho.
    Considero esses dois itens como principais motivos da queda de rendimento do Felipe.
    Aliado a tudo isso, os problemas internos da FERRARI, com troca de engenheiros, técnicos, etc., mais as mudanças constantes nesse ridículo regulamento da F-1 atual, contribuíram para detonar de vez toda e qualquer chance da equipe, pelo menos para este ano.
    Nós que acompanhamos a F-1 desde há muito tempo, sabemos que os carros da categoria, nascem bons ou ruins.
    A FERRARI de 2012 é mal nascida, e quando isso acontece não tem jeito, não se conserta ao longo da temporada, (também já vimos muito esse filme), não existe milagre na F-1. Vai ter que fazer um carro novo e isso leva tempo, este ano já era.
    E quando isso acontece, (principalmente lá no país da bota) cabeças costumam rolar e o “nosso” Massa é serio candidato a perder o glorioso “rosso" lugar na Scuderia.
    Infelizmente, pois como você, eu também gostaria de ver um brasileiro brigando pelas primeiras colocações.
    Ficamos mal acostumados e está muito difícil conviver com a atual realidade dos nossos "motoristas".

    ResponderExcluir
  8. Concordo Rui..

    Não acho que a mola tenha tido tanto efeito como dizem.

    Aquela entrada de box do GP da China de 2010 (essa que Galvão disse que Massa daria um bronca na equipe haha) na minha opinião destruiu mais que a molada, além é claro do "Fasther than you" que acabou com o que restava de impeto do Felipe.

    Ele tem que sair da Ferrari, não para voltar a vencer ou para ser campeão... tem que sair para tentar volar a ser feliz lá dentro.

    O problema é que equipe média pede patrocínio... ele ano passado falou pro Rubinho não ficar se "humilhando" para pagar um lugar na F-1 pois não precisava disso... Ok, e agora, ele vai se humilhar ou vai cair fora???

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Milton, Claudinho, Anísio, Rodrigo, Chico e Romeu...

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. OLha meu amigo Rui vc está certo!!falou bem!!O massa tem que procurar outros rumos!!vamos esperar que apareça um grande piloto para mostrar o potencial brasileiro,nessa leva de pilotos que o nosso país tem!!vai aparecer,enquanto o narrador,chega ser comico!!ta loco!!um abraço

    ResponderExcluir
  11. concordo, e acho que a mola tem tudo haver.

    ResponderExcluir
  12. Texto claro que mostrou bem todo o cenário.

    Massa perdeu sua grande chance na Fórmula 1.

    Passou.

    Valeu

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr