A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Ex-pilotos de carreteira agitam na RMC

Se hoje o município de São José dos Pinhais/PR, na Região Metropolitana de Curitiba, beirando a cifra de quase 250.000 habitantes, atinge visível importância no contexto sócio-econômico paranaense, isto se deve ao célere crescimento do seu parque industrial, incrementado sobremaneira nos últimos anos pelo funcionamento ali da indústria automotiva.

Vai longe o tempo em que São José era um grande fabricante de barricas de madeira, destinadas ao acondicionamento de erva-mate, que eram transportadas a Curitiba por carroções.

Por falar em indústria automotiva, não pode ser esquecido que São José, sobretudo na década de 1950, foi voz bastante ativa no cenário do automobilismo de competição brasileiro, pois, além de frequentes e célebres corridas de carreteiras realizadas no circuito então existente no local, forneceu ao país pilotos de renome como Germano Schlögl, conhecido como “Alemãozinho” e que, segundo seus contemporâneos, sabia como ninguém dominar um carro em alta velocidade numa curva.

E isto não está esquecido, pois, o Museu Atilio Rocco, da Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, além de manter há anos exposição permanente de objetos e fatos ligados à história de Germano como mecânico e piloto de carreteira, acaba de realizar no calçadão da rua XV de Novembro, em frente ao estabelecimento, encontro de ex-pilotos de carros de corrida, de veículos antigos, de entusiastas do automobilismo, com painéis de fotos e jornais da época das carreteiras, música de época, projeção de filme, num evento que chamou a atenção de todo o público passante e que, por um dia, resgatou, reviveu a história perdida no tempo.

Como num passe de mágica, eis que repentinamente ali surgiram, ao vivo, pilotos famosos como Adir Moss, Waldemiro Lopes da Silva (“Galalau”), Altair Barranco, Agostinho Tozo, além de parentes e amigos de pilotos falecidos, todos confraternizando, recordando velhas histórias e se admirando.

Por um dia, todos felizes remoçaram. Esse é um dos efeitos positivos de uma promoção dessas, que acertadamente a municipalidade decidiu concretizar pelas mãos da Diretora do Museu Atilio Rocco – Zelinda Fialla. Ressaltemos que, nas suas carreteiras, os pilotos ajudaram a divulgar no país o nome do município. Isso é cultura!

Por Ari Moro

Publicado primeiramente no jornal Paraná On line
http://www.parana-online.com.br/canal/automoveis/news/533134/?noticia=EX+PILOTOS+DE+CARRETEIRA+AGITAM+NA+RMC
26/05/2011 às 00:00:00 - Atualizado em 26/05/2011 às 03:13:57

6 comentários:

  1. Rui,

    É muito bom saber que estão preservando a memória do automobilismo paranaense. Na próxima visita a São José dos Pinhais, vou incluir o Museu no roteiro.

    Abraço,

    Danilo Kravchychyn
    Ponta Grossa - PR

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Graziela, veja que o Danilo já vai lá conhecer.

    Um abração

    ResponderExcluir
  3. Fabiani C Gargioni #268 de junho de 2011 às 19:21

    Grande Rui e Graziela,como sempre digo,as CARRETEIRAS tem "ALMA" e por onde passam ou onde estão as pessoas eo clima ao redor delas se transforma!!!

    ResponderExcluir
  4. Assino embaixo, CARCAMANO DA SERRA!
    As Carreteras tem alma, tem vida e são lindas!

    PS: O #2 manda um recado pro #27: TCHAU!!!! huahuahuhua

    ResponderExcluir
  5. Fabiani C Gargioni #279 de junho de 2011 às 20:04

    Grande Rui,isto é sacanagem do ALICATÃO da terra,hahahaha,só porque tu anda de 1600 e eu de 1300.Mesmo assim vou dar trabalho pra alemoada,hahahaha!!!

    ResponderExcluir
  6. O teu é 1.300 defeitos!!! huahuahua Onde já se viu alguém gostar de Família Italiana Atrapalhando o Trânsito!!! huahuahuahua
    Eu e o Clifford vamos colocar repolho rôxo no carburador da italianada e chopp no tanqui de combustível.
    Os Fiat vão parecer mais a centopéia do chopp desfilando pela pista! hahahahahahahaha
    Abração, TORDILHO DA SERRA!
    Te vejo pelo retrovisor... huahuahua

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr