A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 26 de abril de 2011

Nelson,Ayrton e a Brabham BT52


Bernie, Ayrton e Gordon Murray.


Sobre Senna, em 83 ele barbarizou em testes privados com todos os carros que experimentou, andando mais rápido que os pilotos titulares. Fizera isso com a Williams, a Toleman e a McLaren.
Em novembro de 83, porém, testando a Brabham em Paul Ricard, Senna não conseguiu bater o tempo de 1:05.90 do então campeão mundial, Nelson Piquet e ficou com 1:07.90.
Bernie havia convidado Senna para o teste e desafiara Piquet, dizendo que Ayrton bateria seus tempos. Na bronca, Nelsão topou.
"OK. Aposto 100 mil dólares".
O Brabham BT52 era um carro criado à concepção de Piquet. Era veloz e competitivo mas tinha macetes que só Nelson conhecia.
O resto é lenda. Bernie deve ter ficado chateado com a aposta e para vingar-se, foi à imprensa, contar que Piquet havia "boicotado" Senna, chegando até mesmo a apelar para o patrocinador, pois temia a concorrência de Ayrton.

Caranguejo


Ayrton na Brabham em mais uma bela ilustração do Ararê.


4 comentários:

  1. Rui,

    O Piquet não era de perder desafio. E pode ter certeza que sempre usou de todas as artimanhas para garantir o seu lugar por onde passou. Um grande campeão.

    Agora, o Senna era espetacular, sempre tirando o máximo das máquinas que pilotou.
    Imagine o que os pilotos mais experientes fizeram para evitar que ele pilotasse para uma grande equipe logo no primeiro ano da F1.
    Sempre foi o melhor piloto, independente do carro que pilotava. Pra mim o elhor de todos os tempos.

    Abraço,

    Danilo Kravchychyn
    Ponta Grossa - PR

    ResponderExcluir
  2. Não considero artimanhas, mas extremo conhecedor de carros de corrida, com uma grande capacidade para desenvolvê-los. Não foi à toa que conseguiu 3 títulos com 3 motores diferentes. Além de introduzir inovações na F1, desenvolveu muitas outras. Só não o consideram o melhor porque não era midiático e nem posava de bom menino. Estilo ame-o ou deixe-o. Incluo-me na lista dos piquetistas-xiitas. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre gostei da tocada do Piquet, mas meu sogro é amigo de longa data dele, e aquele 'azedume' do Nelsão é bem pior do que aquilo que a mídia mostra.
    Sou Sennático-xiita!
    Abraços empoeirados

    ResponderExcluir
  4. Rui,o Nelson contando esta historia, disse para o Bernie que o Senna não ficaria no mesmo segundo que ele, que o Senna não precisava ser mais rápido, que se ficasse no mesmo segundo, ele pagaria a aposta. Como todos sabem ele não ficou no mesmo segundo. Depois Piquet explicou que sabia que ele não conseguiria, pois o carro era muito rápido mas extremamente difícil de guiar. Outro pilotos testaram no mesmo dia, este apo que o Piquet acertou o carro para sacanerar o Senna é pura bobagem, pois o Nelson deu poucas voltas e foi embora, e todos eles andaram com o mesmo setup e um jogo de pneus para cada, somente o Senna queria um segundo jogo, e não foi atendido. Como diz o próprio Piquet, com ele o Senna só tomou ferro...
    Mario Souto Maior

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr