A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 10 de março de 2011

A.J. Foyt

Sua primeira corrida com um Ford.

Admiração essa é minha palavra para definir a carreira dele. Ontem no Facebook alguns amigos e eu falávamos sobre ele depois que coloquei uma frase sua ao ser perguntado quem era seu assessor de imprensa de pronto Foyt respondeu “meu assessor de imprensa é meu pé direito!” assim hoje deu vontade mostrar um pouco da carreira desse incrível piloto.
Nascido em 16 de Janeiro de 1935 na cidade de Hockley no Texas começou a correr em 1953 em corridas típicas dos EUA, Stock, Midget e outras. Sua carreira demorou a decolar, mas já no final da década era um nome consagrado nos EUA. Em 1960 vieram as primeiras vitórias de peso e daí para frente a consagração, 61 a primeira das quatro vitórias em Indianápolis as outras foram nos anos de 1964, 1967 e a ultima em 1977 já com 42 anos de idade e pilotando um carro construído por ele o Foyt/Coyote.
 Indianapolis 1977 sua quarta vitória com um Foyt/Coyote. 
A.J e seu pai Tony em Indianapolis.
A.J. e seu pai Tony em um enrrosco nos Midgets.




1991 classificado na primeira fila em Indianapolis aos 56 anos.

Em 1965 sofreu o pior acidente de sua carreira, correndo de NASCAR em Riverside foi considerado morto pelo medico da pista, seu amigo e outro grande piloto Parnelli Jones reanimou-o no local. Dez semanas depois Foyt voltava às pistas para vencer ainda cinco corridas na temporada.  
No ano de 1967 correndo com outro grande piloto americano Dan Gurney venceu as 24 Horas de Le Mans pilotando o maravilhoso Ford Mark IV. 

Pilotando o Ford GT Mark IV em Le Mans 1967, na vitória com Dan Gurney.

O Mercury na vitória nas 500 Milhas de Daytona 1971.

Venceu as 500 Milhas de Daytona no ano de 1971 pilotando um Mercury.
Enfim correu e venceu em todas categorias que participou, Nascar, Stock Cars, Indy, IMSA entre outras, venceu 77 vezes e foi sete vezes campeão americano nas várias categorias. 
Piloto, construtor, dono de equipe Foyt conquistou todas as glorias possíveis no automobilismo. A você A.J. nossas homenagens.  

Vale conhecer mais de sua história em seu site: http://www.foytracing.com/AJFoyt/aj_bio.html   



5 comentários:

  1. Buenas amigo Rui,

    A.J.Foyt realmente foi um piloto completo, uma lenda respeitável do automobilismo americano.
    E por incrivel que pareça, tal como muitos dos nossos herois, êle também começou com um Fordinho que não difere muito das nossas primeiras carreteras.

    ResponderExcluir
  2. Rui,
    É curioso como o automobilismo atual impõe rótulos aos pilotos. Quem nos ovais da Indy não se dá bem na F1 devido aos circuitos mistos.
    Nos anos 60 e parte dos 70 não havia essa diferenciação. A prova é que o Foyt foi campeão em diversas categorias nos Estados Unidos e venceu as 24 Horas de Le Mans.
    O mesmo aconteceu com o Clark, o maior nome da F1 nos anos 60, que também venceu as 500 Milhas de Indianapolis.

    Outros tempos, onde o que valia era mesmo o braço.

    Abraços,

    Danilo Kravchychyn
    Ponta Grossa - PR

    ResponderExcluir
  3. Parece que vc adivinhou Danilo, o Caranguejo está preparando outro post sb Jimmy, estou curioso!

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Rui e amigos:
    Reparem na décima foto, a do Ford GT40, o ressalto no capô. Era para acomodar o Dan Gurney, que era alto pacas e poderia acabar batendo no teto.
    Caranguejo

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr