A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 28 de agosto de 2010

SPA-FRANCORCHAMPS 1966

Spa 1966, Rindt de Cooper-Maserati lidera com Surtees de Ferrari logo a seguir.
 
O carro de Jo Bonnier pendurado, dizem que o super pesado motor Maserati V12 segurou o carro para que não despencasse.

Hoje a Formula Um é sem duvida alguma segura. Isso se deve principalmente a um acidente com um jovem e promissor piloto no GP da Bélgica e Spa-Francorchanps a 44 anos atrás.
O baixinho e totalmente vesgo Jackie Stewart havia sido contratado pela BRM no ano anterior para correr com Grahan Hill, campeão do mundo em 1962. Era um promessa e já havia vencido sua primeira corrida valida para o campeonato no ano anterior em Monza no GP da Itália com seu companheiro de equipe Hill em segundo. E nesse ano já tinha vencido o GP Mônaco com Lorenzo Bandinni em segundo e seus companheiros de BRM, Hill e Bob Bondurant em 3º e 4º.
Na corrida de 1966 em Spa uma chuva repentina iria pegar os pilotos desprevenidos logo após a largada. Em Les Combes no topo da subida bem depois da Eau Rouge uma chuva torrencial e Jo Bonnier, Jo Sifert, Denny Hulme e Mike Spence rodaram, Stewart passou ileso, para logo em seguida enfrentar um rio que descia na Masta Kink. Onze carros rodaram e bateram, incluindo Jackie Stewart. Ele gravemente ferido com um ombro e costelas quebrados e embebido em gasolina ficou preso em seu carro. Seus companheiros Graham Hill e Bob Bondurant vendo a situação em que se encontrava imediatamente tentaram tira-lo no que demoraram vinte e cinco minutos. Levaram-no para uma fazenda nas proximidades e duas freiras que lá viviam ajudaram a cuidar dele até que chegasse ajuda adequada.
“Não me preocupava com a questão de segurança até aquele dia , pensava como todos outros a esse respeito. Era sempre o outro que ia morrer. Mas preso a um carro e ensopado de combustível por vinte e cinco minutos tive muito tempo para pensar sobre a questão”.
 
Resultado da corrida.
 
1º    John Surtees - Ferrari
2º    Jochen Rindt - Cooper-Maserati
3º    Lorenzo Bandini - Ferrari
4º    Jack Brabham - Brabham-Repco
5º    Richie Ginther - Cooper-Maserati
6º    Guy Ligier - Cooper-Maserati

PS:Após essa corrida Stewart pediu a seus mecânicos que soldassem uma chave fixa na porca do volante de seu carro, caso precisasse novamente sair às pressas.


2 comentários:

  1. Grande Rui:
    Outra história sobre Spa/Stewart é que o Vesgo teria ficado tão traumatizado com o acidente que a partir de então passara a levar no cockpit algumas ferramentas, para o caso de novamente ficar preso dentro do carro.
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  2. É Caranguejo, ele mandou soldar uma chave na porca do volante para poder tirar caso tivesse nessecidade. Vou anexar ao texto.

    Abs

    Rui

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr