A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 4 de julho de 2010

Victor Menna Barreto De Carli

Passo-fundense, nascido no bairro Vera Cruz, em 14 de julho de 1936, filho de Orestes De Carli

e Dorina Menna Barreto De Carli, casado com Sônia De Carli. Deste casamento nasceram os filhos Giovane, Rômulo, Regina e Victor.

De Carli estudou na Escola Osvaldo Cruz, hoje Escola Estadual de Educação Básica Nicolau de Araújo Vergueiro, onde em 15 de dezembro de 1948 concluiu o curso primário. Posteriormente, continuou os estudos em outras bandas. Aos 14 anos já era exímio ciclista, quando passou a ganhar seguidamente os campeonatos da cidade.

Nascia então, o atleta muito forte e resistente, características importantes que usaria a partir do serviço militar obrigatório, no núcleo terrestre da Força Aérea Brasileira no Rio de Janeiro. Em 1956, iniciou as acrobacias aéreas no Aeroclube de Nova Iguaçú-RJ, e por 15 anos desenvolveu técnicas bastante apuradas em suas apresentações pelo Brasil, como também por Argentina e Paraguai. Ao todo, foram 238 espetaculares apresentações, com média aproximada de 16 por ano.

Participou das solenidades do centenário de Passo Fundo-RS, saltando de pára-quedas, outra atividade esportiva ligada aos céus. Na maioria das apresentações era utilizado o avião modelo Piper P. A18. De Carli, lá pelos 90 metros de altura, saía de seu interior, atingindo o trem de pouso, onde iniciava o show e continuava sobre a asa. Sempre partia sem o pára-quedas, sustentando-se apenas pelos braços e pelas pernas.


Campeão ciclístico, boxeador e pára-quedista, Victor de Carli já recebeu diversas condecorações, como da Força Aérea Brasileira (FAB) a Comenda “Medalha Carlos Dummont de Andrade”. Foi homenageado, também, pela cidade de Caxias do Sul, com a Medalha do Imigrante em 1985. E em Passo Fundo no dia 1˚ de agosto de 2007 recebeu a Medalha “Grão Mérito Fagundes dos Reis” na Câmara Municipal de Vereadores.

Agradeço ao meu pai Nelson Marques da Rocha a cedência deste belo artigo publicado na revista Somando de Passo Fundo-RS.

Recebemos hoje, 15 de outubro de 2010, a correção da Sra. Regina De Carli:
"Regina e Victor são filhos do primeiro casamento de Victor De Carli com Emilia Petry"

16 comentários:

  1. Aun a Graziela certamente vai saber.

    Um abraço

    Rui

    ResponderExcluir
  2. Aun,
    destas somente a primeira foto é em Passo Fundo, no autódromo que existia na época, hoje atual aeroclube de Passo Fundo na estrada para Carazinho.
    Um abraço,
    Graziela

    ResponderExcluir
  3. Olá Rafael,
    é os passo-fundenses tem um amor enorme pelo Teixeirinha que na verdade é natural da cidade de Rolante, no Município de Mascaradas-RS. Adotou Passo Fundo como 'sua' cidade do coração e divulgou projetando-a no circuito nacional com suas músicas e filmes. Passo Fundo se destaca em muitos esportes... Uma dos 3 únicos cavaleiro/amazonas que participou do Atina Onassis World Coup 2009 no RJ é a passo-fundense Rafaela Zanatta que conquistou uma medalha de prata... temos muitas nomes que quase não são divulgados a nível nacional, o que é lamentável. Felipão -Luiz Felipe Scolari é natural de Passo Fundo, o grande piloto da GT3 Brasil e campeonato Masserati é o Cláudio 'Cacau' Ricci que em breve contarei sobre ele, aqui.
    Um abraço,
    Graziela

    ResponderExcluir
  4. Aun,
    sim para você ver que além dos irmãos Endres -Gustavo e Murilo jogadores de vôlei, tem o tenista Marcos Daniel, os pilotos de sport protótipo: os irmãos Stedile -Joacir, Nino e Fernando temos também no sport protótipo o piloto Lisandro Weber, a lista de pessoas que representam Passo Fundo em várias áreas esportivas é vasta. Ah, o 'Cacau' Ricci disputa a GT3 nacional e européia, com Ferrari F430; e o Campeonato Masserati; para completar a informação acima e no hipismo os três únicos gaúchos convidados para o Atina Onassis 2009 World Coup no Rio de Janeiro foi a Rafaela Albuquerque Zanatta que possui Centro Hipíco em Passo Fundo além de ser competente veterinária e os irmãos Johannpeter mas estes são da capital.
    Para não esquecer mais nenhum nome relevante que sei que estou esquecendo a garota de luta marcial entre outros, páro por aqui.
    Um abraço,
    Graziela

    ResponderExcluir
  5. a pesquisa não esta totalmente correta. Regina e Victor são filhos do primeiro casamento de victor de carli com Emilia Petry.lamentei ao ler.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!

    Prezada Sra. Regina de Carli
    é muito bom tê-la como nossa leitora e agradeço a sua correção.
    Desculpe-me pelo equívoco.
    votos de um bom final de semana!
    Graziela

    ResponderExcluir
  7. OBRIGADA, FIQUEI MT FELIZ AO LER SUA PESQUISA, MAS ACHEI NECESSARIO ACRESCENTAR TAL FATO , POR SER PARTE DE MINHA HISTÓRIA TB.PARABÉNS PELO TRABALHO.GRATIFICANTE.
    REGINA dE CARLI DE BARROS FALCÃO

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!

    Sra. Regina De Carli de Barros Falcão nós que ficamos lisonjeados em tê-la como nossa leitora e sinta-se a vontade em colaborar com dados sobre o grandioso Victor Menna Barreto De Carli.
    Por gentileza envie nosso abraço de saúde e pronto restabelecimento ao Sr. Victor.
    Votos de uma boa semana!
    Graziela

    ResponderExcluir
  9. com tristeza informo que no sabado dia 14 de dezembro meu pai Victor de Carli sofreu um avc isquêmico e encontra-se em coma profundo no hospital de cardiologia de Porto Alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em 1980 fomos colegas de trabalho. Eu era um menino, e ele me acolheu, me apoiou e deu suporte como a um filho; o que foi determinante e marcou pra sempre a minha vida. Sempre tive muita gratidão . Hj senti muita saudade e um desejo enorme de agradecer mais uma vez todo o bem que recebi

      Excluir
    2. Belo depoimento Hilário, me honra muito ter história deste grande brasileiro no Histórias.

      Excluir
  10. Bom dia gostaria de acrecentar que Victor além deste esportista magnífico, também era apicultor e pisicultor presidente da associação gaúcha de pisicultuta e professor do curso de piscicultura na Universidade Unisinos em são Leopoldo onde tive a honra de ser seu aluno é fazer diversos trabalhos pelo interior do RS. Homem íntegro e inteligente. Sílvio mammarella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em ler que meu pai deixou esse legado de integridade...correto, dedicado e o melhor avô do mundo! obrigada Sr Sílvio.

      Excluir
    2. Parabéns Regina, obrigado por seu comentário, muita gente tem visitado este post...

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr