A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Euclides Pinheiro




Me lembro bem, com dez ou onze anos vendo aqueles carros andando em duas rodas, era o Euclides Pinheiro fazendo seu show e que show! Com habilidade extrema Euclides, aviador e piloto de competição, mostrava ao publico o que podia fazer no comando de um carro. Nas belas fotos que recebemos do amigo Décio Bohner podemos ver um pouco das proezas desse grande artista das quatro e duas rodas. Obrigado Décio.


Nas fotos o belíssimo show de Euclides e sua equipe, feito com muito treinamento, dedicação, confiança e sobretudo fruto do grande talento desse homem show.


Por Graziela Rocha e Rui Amaral Jr



32 comentários:

  1. Em 1964 para divulgar o lançamento do Simca Tufão em substituição ao modelo 3 Andorinhas de 1963, a Simca do Brasil trouxe a Equipe francesa de Jean Sunny.
    Após varias apresentações nas principais capitais, os franceses se foram mas deixaram aqui a idéia desse show sobre rodas que empolgou os apaixonados, por automobilismo.
    Aí surgiu Euclides Pinheiro, piloto de corridas, aviador, que montou uma equipe semelhante para apresentações do mesmo nivel e estilo.
    Propocionou grandes shows, com muita pericia e se apresentou com os mais diversificados tipos de automóveis.
    Inclusive batendo o record em distancia em duas rodas, com uma Kombi.
    Com certeza se saiu melhor que o mestre Jean Sunny.
    Romeu

    ResponderExcluir
  2. Grande Euclides Pinheiro.
    Como já conversamos Rui, aos moradores do interior, muitas vezes esse era o automobilismo que podíamos curtir. O Euclides era garantia de adrenalina. Primeiro com o Simca Show, depois com os Opalas e Chevettes. Piloto notável.
    Caranguejo

    ResponderExcluir
  3. Rui,
    ESPETACULAR as fotos!
    que SHOW!
    que louco!
    este conhecia!
    Abraço,
    Graziela

    ResponderExcluir
  4. Carlos Cunha que até hoje mantém um Show semelhante começo com Euclides Pinheiro.

    ResponderExcluir
  5. Espetacular mesmo. Eu também, em Ourinhos, com cinco ou seis anos de idade assisti a algumas apresentações do grande Euclides e até hj fico impressionado com a habilidade e a frieza da equipe.Ótimas fotos e ótimas memórias.
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. E a história do Paulistinha que amanheceu na Praça Charles Miller, decolou de noite do Campo do Marte e aterrisou na praça bem em frente ao Pacaembú. Sempre ouvi dizer que foi ele, mas outros juram quem não. Vai se saber a verdade. Em todo caso, coragem e habilidade para fazer uma coisa dessas ele tinha de sobra.

    ResponderExcluir
  7. Quem aterrisou o Paulistinha PP RGP na frente dos portões de entrada do Estadio do Pacaembú não foi o Euclides.
    O piloto (P.B.F.)ainda é vivo tem 86 anos e está atualmente internado no Hospital São Luiz, com serios problenas de saúde.

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante a reportagem sem duvida nenhuma euclides pinheiro foi uns do revulucinarios do automobilismo pra completa tua reportagem o local q ele esta fazendo da manobras em ARAXA - MG
    NO COMPLEXO DO BARREIRO Grande hotel

    tava mechendo aq no UEBA vi tive que comentar euclides pinheiro esteve na minha ciadade Muito legal !!

    grande abraço !

    William Montovani

    ResponderExcluir
  9. Obrigado Willian, realmente foi em Araxa esse show. Quem viu o Euclides nunca esquece.

    Abs

    Rui

    ResponderExcluir
  10. Apenas acrescentando as informações do Mantovani, o Complexo do Barreiro Hotel por ele citado, é o hoje Tauá Hotel onde se realiza o encontro de carros antigos de Araxá há cada dois anos.
    Um dos encontros de carros antigos mais importantes (se não o mais) do País.
    Romeu

    ResponderExcluir
  11. Bah, não tinha visto essa atualização ainda. Que maluquice

    A foto do Simca em duas rodas, com um doido pendurado numa escada é tão circense qto espetacular.

    Pior que era um carro pesado, e ao que parece, com a originalidade toda mantida. Belas fotos, Rui. Nunca vi nada parecido pessoalmente.

    Grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  12. Obrigado a todos e ainda vou postar ums fotos do Euclides pilotando Opalas que recebi do fotografo Paulo Sallorenzo. O Euclides era verdadeiramente um show.

    Abs

    Rui

    ResponderExcluir
  13. Aos 11, assisti um show deles no clube militar do RJ. Usavam opalas. Perguntei a ele (por sugestão-ordem de minha mãe) há quanto tempo ele fazia isso e ele respondeu -Há muito tempo.

    A resposta foi tão decepcionante que talvez isso tenha fixado em mim a memória do show. Mas foi um bom espetáculo.

    ResponderExcluir
  14. Assisti a um show de Euclides Pinheiro pela primeira vez em Brasília, quando tinha 11, 12 anos. Ao ver as fotos acima, as lágrimas teimaram em saltar dos meus olhos. Lembro-me bem da última vez que o vi. Foi em Paracatu, Minas Gerais, fazendo suas acrobacias com um simples Renault Gordini. Sozinho, sem equipe. Mais tarde, li que ele se envolveu numa polêmica relacionada a uma propaganda dos amortecedores Cofap, quando ele capotava um carro de propósito para mostrar os perigos de um amortecedor vencido. Finalmente, a pergunta é: ele ainda está vivo? Onde mora? Por que ninguém o reverencia mais? Ele povoou os sonhos de uma geração de entusiastas do automobilismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário Claudio, ainda hoje vou perguntar à alguns amigos que com certeza o conheceram a aviso.

      Um abraço

      Excluir
    2. O senhor Euclides morava no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Faleceu em 1981.

      Excluir
  15. Muito bom assisti quando garoto.....

    ResponderExcluir
  16. A Simca apresentou em Interlagos Jean Sunni como um especialista em duas rodas , acontece que após a apresentação dele o GRANDE EUCLIDES foi para o bairro do Morumbni e fez com uma Kombi , aí então a Simca viu quem era BOM mesmo e contratou o "CLIDÂO" .

    ResponderExcluir
  17. Euclides Pinheiro nasceu aqui na minha cidade Rancharia Sp, ele era piloto de avião aqui na época na fazenda Suift, foi grande piloto fazia várias acrobacias e com o carro e toda vez que o piloto Carlos Cunha vinha a Rancharia prestava uma homenagem a ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo depoimento caro Ranchariense!

      Excluir
    2. Meu finado pai contava que o Euclides queria pousar dentro do campo da associacao ranchariense.E o melhor de tudo que toda essas loucuras era na epoca do militarismo que eles matavam e torturavam.Da para imaginar sim.Fora esquerda maldita.

      Excluir
  18. Me lembro que eles de apresentaram na minha cidade em Presidente Prudente, nos anos 70.

    ResponderExcluir
  19. Eu era Secretário do Clube de Lojistas de Indianópolis e por inúmeras vezes em aniversários do bairro de Moema levamos o show do Euclides, chegamos a ter certa amizade eu era nascido no bairro do Pari e o mesmo bairro da esposa do Euclides, Da. Chiquinha, irmã do Camilo Cristofaro, belas recordações, Álvaro

    ResponderExcluir
  20. Rui e amigos, boa noite/bom dia. Resolvi pesquisar o grande e saudoso Euclides Pinheiro e ratifico todas os comentários anteriores. Tenho fotos !! Sou nascido em 1959 e criado em Santos, mas embora com raízes lá, mantenho apto. em São Vicente. E nos idos de 1980/1982, num certo domingo Euclides e sua equipe iam fazer e fizeram uma apresentação no bairro do Boqueirão/ Santos. E eu, claro fui. E lá pelas tantas, Euclides fez a famosa manobra com um Opala e um Chevette em que, ambos lado a lado, de repente o Opala saltava e efetuava um cavalo de pau, na frente do Chevette e paravam próximo, frente a frente, com um dos membros da equipe amarrado na frente do Opala. Espetacular. E aí Euclides, ao microfone, indagou se alguém do público se candidatar ia ao lugar no parachoque. E eu topei na hora. Depois Euclides me levou de carona até o Itararé, em São Vicente, onde eu morava, a bordo de sua Mercedes Benz conversível. Um técnico, arrojado, gentil, exemplo de pessoas atualmente raras. Até breve, abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhoso seu depoimento, muito obrigado, infelizmente vc não deixou seu nome, um abraço.

      Excluir
  21. Olá sou Paulo nascido na aqui na pequena grande Rancharia , essa reportagem muito emociona , deveria ser de conhecimento de todos sim esse espetacular piloto e aviador , era daqui nascido na fazenda Swift, meu pai de 77,sempre me falou desse grandioso piloto , que ao ver em 1963 um show de pilotos franceses , logo fez uma Kombi rodar sobre duas rodas ai começara sua tragetoria tao linda e marcante, O piloto Carlos Cunha fez varios shows em Rancharia e sempre o reverenciou 👍😎🏁

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Paulo, belo depoimento, abraço.

      Excluir
  22. Nos anos 60 assisti, em Santos, uma ótima apresentação dos Simcas da equipe de Euclides Pinheiro, promovida e apresentada por um jovem e sorridente comunicador, de nome Senor Abravanel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vivemos tudo isso Sergio! Obrigado pelo comentário, abs.

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr