A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Lola T70 MK III de Antonio Carlos Avallone

Antonio Carlos Avallone em ação com sua Lola T70 MKIII.


Estava indo embora do autódromo, havia treinado com o VW D3 e ia para oficina tentar melhorar alguma coisa no carro, passei por baixo do túnel e quando cheguei nas arquibancadas alguém me chamou para conversar. Naquela época as arquibancadas tinham um espaço vazio debaixo e dali enquanto conversávamos comecei a ouvir o rugido da Lola T70 MK3 que o Avallone havia vendido ao Marinho Antunes. Na terceira ou quarta volta notei que ao fazer a curva que antecede a bandeirada algo na suspensão dianteira fazia o carro chimar, provocando um balanço que mesmo à vista era desagradável. Comentei com quem conversava e já na próxima volta a Lola veio batendo no guard-rail, foi impressionante o Marinho demorou algum tempo para sair do carro e quando conseguiu seu cabelo na parte de trás do capacete, talvez por estar sem toca, pegava fogo. Ele saiu ileso e a Lola continuou a pegar fogo, chegou nos pneus e nas rodas de magnésio que logo viraram uma bola de fogo. Ao final o carro tinha sido todo consumido, o alumínio todo derretido, as rodas sumiram era apenas um amontoado de cinzas.

A Lola T70 MK III de Marinho Antunes sendo devorada pelo fogo.




Conversando outro dia com o Cadu Avallone filho do Baixinho ele comentava emocionado da homenagem que a Lola fez a seu pai colocando em exposição uma Lola pintada tal qual ele corria na homenagem recebida pela Lola pelos oitenta anos da marca.

Já de outra Lola T70 MK3 colocada à venda em sites, com a pintura igual a do Avallone nos perguntávamos, “como pode ser?” já que ele sabia que a de seu pai havia queimado com o Marinho Antunes e eu, mais velho que ele tinha presenciado o acidente e visto o carro queimar até restar apenas um monturo de cinzas.




Nas fotos Avallone e sua Lola T70 MK3, o carro queimando, fotos cedidas por meu amigo Fabio Poppi e o carro que está à venda como sendo de Antonio Carlos Avallone.
 
 

12 comentários:

  1. Mistééééério!
    O que eu sei é que o que sobrou da Lola T70 do Marinho Antunes, ex Avallone, após o incendio, mal enchia um balde de 5 litros.
    Derreteu tudo.
    Deve ter sobrado uma maçaneta ou um botão de buzina, que se "transformou" nesse carro do anuncio.
    Milagres que costumam acontecer com carros esporte ou de competição.
    É normal eles ressurgirem das cinzas.
    Romeu

    ResponderExcluir
  2. É Romeu, não sobrou nada ou como vc disse o botão da buzina!

    Abs

    Rui

    ResponderExcluir
  3. Rui, veja um dos primeiros posts que coloquei no meu blog. Viva Avallone:

    http://minisnomundo.blogspot.com/2008/04/avallone-e-lola-caso-de-amor.html

    ResponderExcluir
  4. Olá Rui! :)
    Este tipo de coisa estáficando comum lá fora. Eles compram o "pedigree" entenda-se, qualquer resto do carro anterior que foi destruído como no caso da Lola do Avallone, reconstroem utilizando partes do programa "Heritage" da Lola cars e depois vendem um carro praticamente novo com o histórico famoso do anterior. É como colocar a placa do chassi da lola do Avallone em uma outra Lola "bastarda".

    Fizeram isto também com os restos da Lola do Casari.

    Espertinhos...
    Um grande abraço

    Ricardo Bifulco

    ResponderExcluir
  5. É Orlando veja os comentários do Romeu e do Ricardo. Um carro com história como o do Avallone vale muito, só que como vimos dele não sobrou nada.

    Abs

    Rui

    ResponderExcluir
  6. Mas quem compra também não está fazendo isso inocentemente, pois é uma aquisição tão específica num meio tão restrito onde todos conhecem as histórias que é difícil acreditar que o comprador não saiba que é um carro fake.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rui! Olá pessoal!
    Inclusive, andaram vendendo o Avallone Div4 ex- Chiquinho Lameirão lá fora como sendo uma Lola 222 Can-am....
    Quando vi fiquei estarrecido, mas ouvi estes dias que os Avallones utilizavam de fato, alguns componentes da Lola e portanto, são considerados "Lolas" autênticas lá fora. É isto mesmo Rui e Poppi? De qualquer forma, acho que estes carros nunca deveriam ter saído do Brasil....

    um grande abraço

    Ricardo Bifulco

    ResponderExcluir
  8. Ricardo, o Avallone fazia aqui as Lolas com autorização, logo vou escrever algo a respeito.
    O mercado de antigos lá fora é uma loucura e as vezes aparece alguem inventando!

    Abs

    Rui

    ResponderExcluir
  9. Meu pai tinha um pôster dessa Lola, carro bonito demais. Como eram os protótipos dessa época. Imagino a dor da perda, ver o carro se esvaindo em chamas, desagradável demais.

    ResponderExcluir
  10. Tb assisti esse carro queimar inteiro....Diziam na época,que os Bombeiros que foram apagar o incendio, não tinham ainda extintores proprios para combater incendios em magnésio,presente em muitas peças da T70...Seriapor isso,que o carro foi quase todo destruido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O magnésio e os fluidos altamente inflámaveis, ao final sobrou só um montão carbonizado. Não lembro este detalhe, o que mais me lembro eé ver o Marinho sair com o cabelo chamuscando...Vc assim como eeu deve ter ficado chocado.
      Obrigado pelo comentário.

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr