A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 13 de maio de 2010

EVOLUÇÃO DOS VW-FUSCAS NAS PISTAS BRASILEIRAS - II

Eles na visão de Mauricio Morais.


As primeiras aparições do VW-Fusca nas pistas Brasileiras correndo com competitividade frente aos possantes carros da época se deu no ano de 1956 .
Neste ano Jorge Lettry preparou um VW para correr a I Mil Milhas Brasileiras , seu motor de 1.500 cc tinha na época 74 hp -DIN e segundo Lettry usava bloco original VW com todas partes internas do Porsche . Com este carro Christian Heins/Eugênio Martins chegaram em 2º lugar , chegando a liderar a corrida .

Do Rio Grande do Sul , também no ano de 1956 começou a correr este VW-Porsche com o piloto Aldo Costa e seu companheiro Haroldo Dreux . Acredito que seu motor fosse um Porsche 1.500 Super , tinha dois carburadores , 1588 cc e 70 hp . Com ele Aldo venceu diversas corridas sendo a primeira no Circuito Farroupilha no ano de 1956 . Correram na época de igual para igual com carreteras com potencia superior aos 300 hp e quando o circuito era mais travado dava trabalho . Pelo que sei o carro foi usado até o meio da década seguinte .
Já na década de 70 chegou a Divisão 3 , com a vitória de Emerson/Wilsinho nas 12 Horas de Porto Alegre de 1968 evoluiu muito a preparação desses carros . Acima o ano de 1971 uma corrida de Estreantes e Novatos com os rapidíssimos VW D3 preparados pela KINKO . Abaixo meu amigo Teleco , piloto rapidíssimo , quando corria em EN no VW D3 preparado pelo competente Robertinho da AUTOZOOM .
A partir de 1972 já no Campeonato Brasileiro de D3 , os Fuscas começaram a apresentar uma evolução rápidissima , chegando em alguns circuitos andar na frente dos Opalas com motores de mais de 300 hp . Abaixo meu amigo Jr Lara Campos que com seus VW D3 deu vários shows em nossas pistas .
Abaixo uma largada da categoria Turismo Especial Paulista no ano de 1982 , nada mais que a D3 , que pela persistencia de meu amigo José Ferraz voltou a se chamar D3 no ano seguinte .



Tomada da "Ferradura" no Interlagos Original , dá para perceber que as disputas eram muito boas , palmo a palmo . O carro do "Alicatão" que vos escreve é o ultimo nesta foto a minha frente meus amigo Bé , Amadeu , Duran , acho que Dalécio , Alvaro e Marco DeSordi .




MOTORES : Acompanhando a evolução dos motores em todo automobilismo o VW avançou e muito . Com seu comando de válvulas no bloco e varetas para acionar o balanceiro é impressionante o que alguns preparadores conseguiram extrair de potencia desses motores com uma configuração tão antiga . Nos anos 50 eles giravam 6.000 rpm , seus dois carburadores Zenith de 32 mm de diâmetro alimentavam a entrada única do cabeçote , sua refrigeração era feita por radiadores na dianteira do carro sua potencia 75 hp . Em 1971 quando corri pela primeira vez em D3 -EN-os motores já usavam um comando de válvulas P3 desenvolvido pela MM encima dos Iskanderyan 12/12 , o carter trabalhava seco com bomba de óleo Schadek , e alguns carros já usavam os carburadores Weber 48 com o cabeçote desenvolvido pela mesma MM . Acredito que os melhores motores dessa época tivessem uns 100/110 hp .
A partir dos cabeçotes de dupla entrada , da evolução dos comandos de válvulas , das bombas elétricas de combustível , dos pratos de molas de titânio , das molas de válvulas , das varetas de válvula , ponto fraco desses motores , do sistema de balanceamento e muitas outros componentes passaram esses motores a girar na casa dos 8.000 rpm e com alguns comandos 9.000 rpm . Sua potencia como relata Jr Lara Campos em seu blog chegou a incríveis 152 hp e posso dizer que o Chapa meu preparador tirava deles potencia parecida , verdadeiros canhões !
CAMBIO : Não tenho informação do cambio usado nos carros de Lettry e Aldo/Dreux , mas a partir de 1970 começou a ser usado cambio de quatro marchas com diversas relações desenvolvidas pela MM - um abraço Crispim - e parceiros , escrevi uma postagen intitulada "Caixa três" com maiores informações . Alguns carros usavam uma caixa de cambio Hewland de cinco marchas feita numa carcaça VW .
CHASSI : Só quem pilotou um carro desses sabe do prazer . Lettry conta que seu carro para as Mil Milhas 1956 não tinha nenhuma modificação , correndo inclusive com pneus diagonais Spalla di Sicurezza !!!! Quando comecei em 71 já usávamos rodas 6 pol. na dianteira e 7 pol. na traseira com pneus Pirelli Cinturato 165 na frente e 185 na traseira , ao contrario dos primeiros carros já usávamos barras estabilizadoras na frente e atrás , a cambagem das rodas traseiras era bem acentuada chegando a 3/4 graus negativos .
A partir de 72 tudo mudou muito com a chegada dos pneus Slick , os freios a disco nas quatro rodas , amortecedores importados . A primeira vez que pilotei com os slick fiquei impressionado , as freadas eram muito mais próximas , o limite muito mais alto , eles simplesmente grudavam a pista . Eram verdadeiros carros de corrida e o prazer de pilota-los imenso .

Mais desses incríveis VW nos blogs de meus amigo Jr , Orlando e Luiz .


http://historiasquevivi-jrlara.blogspot.com/
http://orlandobelmontejr.blogspot.com/ 
http://ruiamaraljr.blogspot.com/search/label/Caixa%203
http://www.interney.net/blogs/saloma/?cat=4689

8 comentários:

  1. bela evolução
    como voce mesmo diz (Só quem pilotou um carro desses sabe do prazer.

    impressionante o que gruda nas curvas realmente um verdadeiro valente carro de corrida

    abs

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  2. Bela aula mestre. Faz algum tempo eu fiz uma série de caricaturas mostrando a evolução dos Fuscas. Vou mandar pelo seu e-mail.

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  3. Parabens Mauricio , sempre nos surpreendendo.
    abs

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  4. Caramba Rui, que blza de post!
    Então, tu já sabe que eu me amarro num vw refrigerado a ar, tbem sabe que eu estou restaurando um 1300cc 69 vermelhinho, mesma cor que o seu pinico atômico, imagina como gostei dessa leitura!
    Qdo puder, escreve mais detalhes da preparação do teu carro. Por exemplo, suspensão dianteria, cabeçote do chassis, os facões traseiros. Como eram os ajustes e reforços? Saia caro preparar um bom carro?
    Deliciosa a historia do carro da primeira Mil MIlhas, que deu trabalho as carreteiras. Elas moiam os pneus...pena que os cabos do acelerador sempre aprontam...

    Demais Rui, obrigado pela postagem

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  5. Obrigado Mauricio, Orlando e Rafa.
    E Rafa amanhã te conto sb cx 3, suspenção e etc.

    Abs

    Rui

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  6. Pra variar voce Rui nos faz voltar no tempo. Me lembro perfeitamente a evolução das suspenções dianteiras rebaixando a frente pelo manga de eixo dianteira alem do regulador de altura que todos tinham, sem falar na suspenção traseira, verdadeira engenharia de calculos.
    Motores dos 130 HP saltaram para os 140 HP 7000 RPM pulando para os 150HP a mais de 8000 RPM. Tudo isso é fantastico mesmo.
    Parabens

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Rui Amaral Jr