A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 10 de abril de 2010

A CARRETERA

Estava uma noite em casa, na Av Bandeirantes , morava no 17º andar e ouvi um ronco conhecido, era de um V8,alguns instantes depois o porteiro me chama "seu Adolfo pede para o senhor descer".Lá em baixo encontro o Adolfo ( Cilento) e o Homero ( Rocha Ferreira ) e a carreteira, fiquei maluco, pois sabia que era com ela que os grandes Justino de Maio e Vitório Azalin haviam ganho as Mil Milhas de 1965 , vitória memorável, pois em 1956/57 os gaúchos com o Catarino Andreata/Breno Fornari haviam tirado as vitórias de nós os paulistas com as suas Galgos Brancos, depois Menegaz. Grandes pilotos estes gaúchos , mais logo depois levaram o troco , primeiro com o "Seu Chico" e em 65 com esta dupla.Meu amigo Expedito Marazzi me contava muitas historias dela ,pois em 1966 ele havia corrido com ela as Mil Milhas .Em 1984 com ela fez uma matéria na Quatro Rodas e que oportunamente mostrarei .O Adolfo falou "compramos", ao que retruquei "quem?' foi ai que fiquei sabendo que agora ela era de nós três .Ficamos com ela por uns tres anos ,que foram bem divertidos .

Às vezes chegava em casa de madrugada , pegava ela e ia dar umas voltas, era emocionante saber que naquelas horas estava dirigindo a História, passeava por duas, três horas .Seu motor não era o mesmo das MM , era um Ford V8 , com um carburador Quadrijet deveria ter no máximo 200HP , seu cambio de três marchas , freios a tambor , direcção super pesada e imprecisa , os pneus eram Pirelli Cinturato , guia-lo era uma aventura ,ficava imaginando como aqueles heróis a pilotavam numa pista . Eu descia a Av Bandeirantes com ela de pé em baixo ,acho que chegava na Marginal a uns 180KM/H , para fazer aquela curva que liga a Bandeirantes a Marginal era um sufoco ,freada no meio da pista , pois você não sabia para que lado ela ia sair , volante pesadissimo , quando entrava na Marginal era um alivio , mais uma curva que tinha conseguido fazer , só que eu estava pilotando a Glória ,não um carro qualquer , mais a carreteira que o Marazzi havia corrido as MM em 66 e que tinha sido vitoriosa com o Justino/Azalin nas de 1965.

Nas duas fotos acima ela recebendo a bandeirada de vitoria nas Mil Milhas , das maõs de Eloi Gogliano.

PS: Logo após essa postagem de 14 de Janeiro de 2009 conheci o Fabio Poppi que me apresentou Victório Azzalin. Muitos amigos em comum não nos conheciamos e minha admiração por ele se transformou em amizade. Grande Victório! 

5 comentários:

  1. Rui,
    parabéns pelo emocionante e lindo relato... estou até agora imaginando as sensações descritas.
    Grande abraço,
    Graziela

    ResponderExcluir
  2. Amigo Rui,

    Se fosse hoje, os pardais (radar) não iam deixar voce passar dos setenta ou melhor, nem voce estaria morando mais na Bandeirantes, que virou um corredor de caminhões insuportável.
    Bela recordação, andar numa carretera campeã das Mil MIlhas deve ter sido uma adrenalina sem conta. So quem passou por emoçoes desta natureza é que pode avaliar o seu estado de espirito nas horas que voce e a Gloria passeavam de madrugada.
    Um grande abraço e continue sempre nos contando estas passagens da vida que nos da um grande prazer de ler.

    Fernando

    ResponderExcluir
  3. Uma delicia a sua descrição de como era pilotar uma carretera, Rui.
    Só quem viu essas "traquitanas" andando (e como andavam!)nas pistas, sabe avaliar como eram dificeis de pilotar.
    Por isso quando se fala em carreteras, temos que reverenciar aqueles pilotos, que alem da habilidade, tinham mesmo era muito peito.
    Romeu

    ResponderExcluir
  4. Eu me recordo MUITO BEM desta 1000 Milhas,,de 1965, foi minha 1a Corrida longa.( Mesmo sem ter terminado a prova por quebra do motor - nos classificamos em 19o lugar ,,.Saudades do amigo Expedito Marazzi...Abaixo a classificaçao...
    Abraço Luiz Evandro Águia,, rom Floripa "

    Posição/Pilotos MIL MILHAS 1965 Número/Carro Voltas
    1. Justino de Maio/Vitório Azzalim Filho Carretera Chevrolet Corvette n° 50 201
    2. Caetano Damiani/Bica Votnamis Carretera Chevrolet Corvette n° 34 199
    3. Jaime Pistilli/Leonardo Campana Filho FNM n° 5 185
    4. Breno Fornari/Nestor Koch Carretera Simca n° 35 184
    5. Marivaldo Fernandes/Emilio Zambello/Piero Gancia/Ruggero Peruzzi Alfa Romeo Giulia n° 25 182
    6. Fernando Pereira/Helio Mazza Renault 1093 n° 75 180
    7. Armando Lagoeiro/Abelardo Aguiar Volks Porsche n° 45 178
    8. Charles Marzanasco/Osorio Araujo DKW n°19 177
    9. Eduardo Celidonio/Adão Brito Daher Carretera Gordini n° 99 177
    10. Luiz Valente/Luiz Valente Filho Carretera Ford n° 22 174
    11. Luiz Felipe Gama Cruz/Coruja Renault 1093 n° 27 173
    12. Claudio Bernard/Edward Nahun Simca n° 87 173
    13. Clovis Bueno/João Batista Caldeira Renault 1093 n° 85 172
    14. Valdomiro Pieski/Expedito Marazzi DKW n° 32 170
    15. Arlindo Viginewski/Jose Vera Filho Chevrolet Corvette n°61 167
    16. Marivaldo Fernandes/Emilio Zambello/Piero Gancia/Ruggero Peruzzi Alfa Romeo Giulia n° 23 159
    17. Marcelo Audra/Silvano Pozzi VW Carretera n° 9 157
    18. Emerson Fittipaldi/Antonio Verda Renault 1093 n° 16 155
    19. Águia e Pardal Gordini Teimoso n° 40 149
    20. Ugo Galina/Luciano Borghese FNM n° 39 149
    21. Luciano Bonnini/Chuvisco Fiat Stanguelini n° 30 145
    22. Arquimedes/Santo DKW n° 37 143
    23. Mago/Antonio Duarte Renault 1093 n° 8 142
    24. Nilo Barros Vinhais/Roberto Dal Pont DKW Protótipo n° 20 139
    25. Volante 13/Roberto G. Mendonça DKW Mickey Mouse n° 13 123
    26. Zé Peixinho/Aires Bueno Vidal Chevrolet Corvette carretera n° 7 123
    27. Catharino Andreatta/Vittorio Andreatta Carretera Chevrolet Corvette n° 2 120
    28. Ariberto Iassi/Luiz Carlos Sansone Alfa Giulietta n° 28 122
    29. Osmar Coutinho/Mario Puchielli Carretera Ford n° 36 106
    30. Roberto Argentino Gomes/Rui Santiago Simca n° 82 106
    31. Inacio Terrana/T. Nuvuolari Simca n° 51 96
    32. Jeff Gagá/Zoroastro Avon Gordini n° 88 75

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr