A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 4 de março de 2010

Jesus Ybarzo Martinez - Willys Overland do Brasil S.A.

Em uma tarde de fevereiro de 2010 recebo a visita de dois garotos no AutoMuseu Celeiro ( http://automuseuceleiro.blogspot.com ) na Parada Ferretti ( www.paradaferretti.com.br ), o que nos aproximaria além do interesse dos garotos em carros antigos, é um deles, o Victor ser neto do Sr. Jesus Ybarzo Martinez, que se consagrou também como Assistente de Superintendência da Willys Overland do Brasil S.A. Divisão Carros Esporte.

Graziela e Victor Ybarzo Fechine

Victor se despede dizendo-me que seu avô virá para nos conhecermos e foi o que ocorreu...

Na ensolarada e bela manhã de sábado, dia 6 de fevereiro, conheço o Sr. Jesus, homem pacato, simpático, carismático, inteligentíssimo, cheio de vida e energia, aos seus 83 anos de idade, numa lucidez tremenda! Logo nos tornamos muito bons amigos e combinamos que escreveria sobre sua vida, que, diga-se de passagem, é riquíssima em detalhes sobre automóveis e motocicletas.

Como poderemos conferir neste e nos próximos posts.

Nasceu na cidade de Zaragoza-Espanha em 07 dezembro de 1926.

Aos 15 anos foi trabalhar na oficina mecânica de seu tio Donata Pola em Zaragoza, com quem aprendeu sobre mecânica (lembrando que a Guerra Civil Espanhola havia acabado, mas continuava a Grande Guerra Mundial).

Seu tio adquiria através dos leilões que o governo realizava os carros abandonados durante a Guerra Civil e aproveitava as peças e partes, adaptando-as de uma marca para outra.

Com seu tio também aprendeu a funilaria de várias marcas junto com a mecânica.

Aos 19 anos foi para o exército servindo por 2 anos. No exército foi alocado nas oficinas de manutenção que era regimento independente: carros de combate, blindados, motocicletas, carros turismo, caminhões.

Trabalhando cursou para obter Carteira de Motorista de Veículos Militares.

Ao ser dispensado do exército abriu sua primeira oficina mecânica em Zaragoza, onde trabalhou dos 21 aos 25 anos de idade.

Casou-se aos 25 anos com Sra. Rosa Benito vindo para o Brasil como emigrante, desembarcou no porto de Santos-SP.

1951 Conheceu Edgar Soares.

1952 Ao ler anúncio de jornal que a Sociedade Japonesa (Sociedade Comercial ARPAGRAL) estava contratando pessoal especializado. Empresa montada para montagem do caminhão Toyota. Exercendo cargo de Encarregado Geral: montagem e acabamento final dos caminhões.

1954 Em um sábado encontrou-se com Edgar Soares e foi num treino em Interlagos e, desta amizade tornou-se também mecânico por 4 anos na oficina de Edgar que era especializada em motocicletas.

Trabalhando de 1954 a 1958/59.

Lembrando que se comemorava os 400 anos de fundação da cidade de São Paulo em fevereiro de 1954, com a La Temporada Internacional de Motociclismo em Interlagos e com participação de Edgar Soares.




1959 Jesus Ybarzo Martinez e José Henn (brasileiro de descendência alemã) - outro grande amigo que partiu, lembra Sr. Ybarzo - juntos trabalharam na oficina de funilaria e pintura. E mais tarde ambos vão formar a equipe da Willys Overland do Brasil.

1959/60 Willys Overland do Brasil começam a fabricar o Aero Willys, na cidade de São Bernardo do Campo-SP.

1962/63 A fabricação do Interlagos iniciou em São Paulo a rua Barão de Ladário. Sob a supervisão de Christian Hein que veio a falecer nas 24 horas de Le Mans.

Em 1964 A fábrica foi transferida para Santo Amaro-SP em Interlagos.

1966 Sr. Jesus Ybarzo Martinez assume a fabricação do Interlagos na sede da nova fábrica em Interlagos. Junto com a nova equipe tendo como gerente Emil Schmidt – ‘grande homem’, recorda Martinez.


Equipe esta formada por:

Superintendência: Emil Schmidt

Assistente de Superintendência: Jesus Ybarzo Martinez

Engenheiro: Wolnei Rodrigues

Poliéster e Pintura: Jorge Saiton

Chassis: Diego Picazzos

Mecânica: Miguel Angel Sanquillo

Tapeçaria e Acabamento: Antonio Valgañon

Acabamento: Rubens Capucci

Controle de Qualidade: Mario Ducatti




7 comentários:

  1. Parabens minha amiga, vc sempre competente e carismática. Me emocionei ao ler seu texto e saber que o Sr Jesus foi amigo de um de um amigo o tambem grande Edgard Soares. Transmita por favor a ele toda honra de ter sua vida contada em nosso blog.
    Abs

    Rui

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana. Se desse para juntar todos os fragmentos, teríamos histórias sensacionais para contar. Não é mesmo?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Flávio, temos muito tempo e vamos contar tudo. E fique à vontade p/ usar o que quiser.

    Abs

    Rui

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Caro e grande amigo Rui,
    realmente é uma honra escrever sobre o Sr. Jesus Ybarzo Martinez e contar em seu blog, detalhadamente. Há tanta riqueza de fatos, dados, fotos que me sinto nas 'nuvens'!
    Transmitirei seu abraço ao sr. Jesus!!!
    Sabia que ele e seus colegas/amigos se reunem a 38 anos vez por ano? Imagine quantas histórias destes grandes homens que na sua maioria deixaram seus países para virem ao Brasil e fazerem parte de nossa história...
    Forte abraço,
    Graziela

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por postar a história de meu querido avô Grazi
    :D
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia!
    Querido amigo Victor,
    eu que agradeço a oportunidade de contar sobre a vida deste grande homem e pessoa maravilhosa que é sr. o Martinez.
    Um bom final de semana a todos!!
    Graziela

    ResponderExcluir
  7. Nós é que agradecemos e nos sentimos honrados. Mostre por favor a seu avô uma das primeiras postagens que fiz http://ruiamaraljr.blogspot.com/2008/12/saudades.html um forte abraço.

    Rui

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr